Brasil,

Hardware tem papel fundamental no desempenho dos dispositivos de Captura e Processamento de Imagens por OCR

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Reimann
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Conhecer o hardware que compõe equipamentos determinantes para soluções de infraestrutura do trânsito é tão importante quanto a escolha dos algoritmos e softwares que realizam a captura e o processamento de imagens via LPR.

Fundamental para atuar nos diversos cenários climáticos brasileiros, a estrutura dos dispositivos precisa suportar as variações de temperatura, sem perder o índice de captura das placas, já que seus níveis de assertividade na leitura e reconhecimento caem para 80% caso não sejam desenvolvidos para atuar nas intempéries.

Dentro desse contexto, a Pumatronix tem um diferencial quando o assunto é a diversidade do clima. Para o analista de Desenvolvimento em Mecânica da empresa, Gilmar dos Santos, o grau de proteção do hardware é importante na escolha do equipamento. “Alguns deles são requisitados a serem vedados, ou seja, não necessitam de outro gabinete de proteção, como, por exemplo, o modelo ITSCAM VIGIA, que, além de ser vedado, possui iluminação integrada. A linha ITSCAM, fornecida hoje a todo o mercado brasileiro, passa por testes de resistência e durabilidade, analisando desgaste, grau de susceptibilidade a impactos e à temperatura, umidade e pressão. Por meio desses ensaios, podemos levantar os limites operacionais e até mesmo estimar a vida útil do equipamento”, afirma.

Os equipamentos funcionam tanto em temperaturas positivas como negativas, em condições severas. Os modelos suportam variações consideráveis: entre -10°C a 65 °C na ITSCAM600; -10°C a +70˚C na ITSCAM400; 10°C a 50° na ITSCAM VIGIA e -30º a 60ºc na ITSCAMFF – versão com aquecimento interno. Além disso, são todos projetados de forma modular, ou seja, compostos de diversas placas eletrônicas e modelos. Fonte de alimentação, placa da CPU (ou de processamento), placa de sensor (que é o equipamento em si), interface de comunicação e iluminador são exemplos dessas partes.

Para o analista de desenvolvimento de hardware da Pumatronix Wendeurick Silverio, o formato proporciona longevidade aos modelos: “Nesse formato, caso um componente eletrônico fique obsoleto ou componentes mais modernos sejam lançados no mercado pelos seus fabricantes, somente uma parte do dispositivo necessita ser reprojetada ou modificada, garantindo uma vida útil mais longa aos equipamentos”, afirma.

Potência, eficiência energética, tensão de operação, além de outras características relevantes, como as de distorções e compatibilidade eletromagnética são também características dos produtos eletrônicos. Silverio afirma que é preciso ter precaução para minimizar as chances de comportamentos anormais nos dispositivos: “As interferências eletromagnéticas estão espalhadas por todo o ambiente e as interações entre produtos são as principais causas delas. Atualmente, grandes fabricantes de veículos e produtos eletrônicos aplicam as normas EMC/EMI para certificar que seus artigos são imunes a problemas eletromagnéticos e não são causadores de problemas”, afirma.

Hardware e mecânica dos equipamentos

O sucesso de uma aplicação para Reconhecimento de Placas Veiculares (LPR) depende, basicamente, de dois fatores: o nível de aceitabilidade, isto é, identificar corretamente as placas dos veículos e a taxa de reconhecimento em determinado tempo. Esses fatores dependem de uma relação direta entre o poder de processamento e a eficácia do algoritmo de identificação, que devem ser suportados pela mecânica do equipamento.

Por isso, escolher um modelo a partir da mecânica e hardware pode fazer total diferença nos resultados esperados por um projeto de solução no trânsito. Antes de fechar um planejamento de infraestrutura, é preciso verificar com o fornecedor se os equipamentos estão dentro das normas e por quais testes passaram, a fim de garantir que o projeto entregará o melhor índice de assertividade.

Sobre a empresa - A Pumatronix é uma indústria brasileira, líder em desenvolvimento de soluções para ITS (Sistemas de Transporte Inteligente) de alta tecnologia na captura e processamento de imagens e leitura de placas de veículos (OCR/LPR). Os constantes investimentos em P&D resultam em soluções inovadoras para mobilidade urbana e rodoviária, contribuindo assim para a modernização de Cidades Inteligentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar