Brasil,

Chamadas indesejadas no celular: maioria dos brasileiros já recebeu e está incomodada com isso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wilians Geminiano
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Pesquisa realizada por Mobile Time e Opinion Box, a pedido da First Orion, relata que esse tipo de ligação acontece todo dia ou quase todo dia e que estão relacionadas à televendas; cobrança de desconhecidos; tentativas de golpe, além de chamadas de robôs.

Para medir o tamanho do problema provocado aos usuários brasileiros de celular pelas chamadas indesejadas, Mobile Time e Opinion Box realizaram uma pesquisa, a pedido da First Orion, para analisar quatro tipos de ligações: televendas; cobrança de desconhecidos; tentativas de golpe; e chamadas de robôs. Foi apurado que 92% dos brasileiros já receberam ligações indesejadas de televendas e 89% estão incomodados com isso. Neste grupo, 39% relata que isso acontece todo dia ou quase todo dia.

As chamadas com tentativas de golpes telefônicos, como estelionato ou roubo de dados pessoais, são menos frequentes, porém, causam estrago maior: 72% dos brasileiros dizem que já receberam chamadas desse tipo no celular, menos que as televendas, cobranças de desconhecidos e dos robôs

O tipo de golpe mais comum é a falsa ameaça a um familiar, como o falso sequestro, seguido pelo roubo de dados financeiros, como número de cartão de crédito ou senha do banco. Entre os brasileiros que já receberam chamadas de criminosos, 14% reconhecem ter caído no golpe e a grande maioria das vítimas (77%) relata ter perdido até R$ 1 mil com o golpe, que é a modalidade de chamada que que mais incomoda: 99% dos brasileiros dizem que se incomodam em receber esse tipo de ligação e dão nota 4,9, em uma escala de 1 a 5, para medir seu grau de irritação com isso.

Cobrança de desconhecidos

Ligações de cobrança buscando pessoas desconhecidas é um problema sério no Brasil, segundo apurou a pesquisa, revelando que estranhos chegam a fraudar um empréstimo com dados falsos e que a cobrança da dívida chega para outra pessoa, dona do número telefônico informado pelo fraudador. Os dados falsos do devedor circulam entre empresas de cobrança e o recebimento dessas chamadas indesejadas pode durar anos. A pesquisa apurou também que dos 88% dos brasileiros que já receberam esse tipo de ligação em seu celular, 19% afirma que as recebem todo dia ou quase todo dia. Para 35%, a frequência é de algumas vezes por ano e para 27% isso acontece algumas vezes por mês.

A ligação de cobrança buscando um desconhecido incomoda a 93% das pessoas que já receberam esse tipo de ligação. Seu grau de irritação é de 4,7, em uma escala de 1 a 5. Ou seja, esse tipo de chamada indesejada incomoda mais que aquelas de televendas, embora sejam menos frequentes.

Chamada de robôs

O uso de robôs para a realização de chamadas telefônicas é cada vez mais comum no Brasil e, em geral, serve para reduzir o trabalho do atendente humano, acionado somente a partir de um determinado momento do roteiro da ligação. Mas há também casos em que a chamada é operada inteiramente por um robô, com uso de inteligência artificial para compreender o que a pessoa fala e responder adequadamente. Aqui cabe ressaltar que nem todas chamadas feitas por robôs são spam. E essa tecnologia também é usada para finalidades de interesse do cidadão e da sociedade, como a transmissão de comunicados importantes ou a realização de pesquisas.

Na pesquisa, foi considerada como uma chamada de robô aquela em que a saudação é feita por uma voz gravada. Considerando essa definição, 88% dos brasileiros já receberam ligações de robôs. 90% das pessoas que já receberam esse tipo de chamada dizem que se sentem incomodadas com ela, mas a nota média de 4,4 para o grau de irritação é a menor dentre os quatro tipos de ligações indesejadas pesquisadas neste relatório.

Para essa pesquisa foram entrevistados, entre os dias 8 e 15 de junho deste ano, 2.125 brasileiros com 16 anos ou mais, que acessam a Internet e possuem celular. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório integral pode ser baixado em https://www.mobiletime.com.br/pesquisas/chamadas-indesejadas-no-brasil-2021


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar