Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Banco de genomas de microrganismos é promessa de novas tecnologias de controle

Agrivalle em parceria com o Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos – SENAI CETIQT realizou o estudo de duas linhagens de bactérias e, este ano, pretende estudar cerca de mais 15 dentro de um projeto que promete ampliar ainda mais as informações do banco de microrganismos

Agrivalle realizou um estudo em parceria com SENAI CETIQT para o sequenciamento, montagem e anotação de duas linhagens de bactérias. Este é um fragmento de um projeto ainda maior que tem como principal objetivo ampliar o conhecimento genético do banco de culturas da empresa.

"Podemos imaginar os microrganismos como um dispositivo que possui código-fonte com uma infinidade de informações e, quando estudadas, faz com que a gente compreenda melhor como ele funciona e quais são características que não conhecíamos, e que podem nos levar à novas rotas de atuação de microrganismos. Através destas informações também conseguimos compreender mecanismos de ação e desenvolver novas tecnologias, bem como outras possibilidades de aplicação biotecnológica de um determinado microrganismo", explica Iron Amoreli, pesquisador da Agrivalle.

O projeto tem grande importância, por seu potencial de geração, visualização e aplicação da informação genética. Uma vez que é possível ter as informações do genoma completo de certa bactéria, constitui-se um banco genômico mais bem consolidado de tal maneira que, quando necessário, o pesquisador pode acessar estas informações para criar e delinear soluções para o campo de forma mais eficiente.

Velocidade é a principal palavra que este estudo permitirá. Ao observar uma característica de uma praga ou doença e, já se tendo informação potencial sobre o que poderia controlá-la, basta buscar no banco de culturas o que há de microrganismos estudados que podem apresentar a combinação ideal para a solução e realizar testes mais ágeis na fase de prospecção de ativos.

"Ganhamos velocidade e ganhamos vazão. Este tipo de triagem de características do potencial biotecnológico facilita muito quando vamos desenvolver uma nova prova de conceito, produto ou solução, além dos novos insights. Afinal, olhar mais de perto a cadeia completa de DNA de uma bactéria e microrganismo pode ser a chave para a descoberta de características que, sem este estudo, talvez nunca poderíamos saber. Além disso, a informação genômica abre um campo de exploração nas áreas de edição gênica e Biologia Sintética, que são territórios de inovação que a empresa está desenvolvendo", explica Isabella Kitano, pesquisadora da Agrivalle.

A grande importância e relevância da triagem completa de DNA é a informação. Ao todo a Agrivalle já possui o genoma de 6 microrganismos, mas tem planos de expansão, através de parcerias como a realizada com o SENAI CETIQT, para criar uma plataforma e expandir de forma rápida e mais otimizada a informação genômica do banco. E, por isso, a meta é de que nos próximos 1 a 2 anos sejam quadruplicados os números de genomas.

Como explicado por Iron, o sequenciamento hoje em dia é muito mais simples de ser feito, seguido de sua montagem, anotação em banco de dados e publicação científica. O que leva mais tempo são as etapas de bioinformática, compreendendo a montagem e anotação. Um perfil completo de uma bactéria pode levar por volta de 6 meses para ser concluído. "E por isso, em nossa nova etapa do projeto, que está em andamento, teremos acima de 15 linhagens em rotas de sequenciamento para serem estudadas nos próximos meses", finaliza.

Sobre a Agrivalle

Agrivalle é uma empresa do segmento de bioinsumos que atua há 17 anos no mercado agrícola desenvolvendo produtos biológicos, fertilizantes, bioestimulantes, adjuvantes e inoculantes para as mais diversas culturas. É uma empresa pioneira nos segmentos em que atua, investindo constantemente em pesquisas para diferenciação de seus produtos no campo, desenvolvendo inovações que impulsionam a produtividade de maneira sustentável para as mais variadas situações e demandas do agronegócio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo