Brasil,

A tecnologia BIM: um pré-requisito previsto na Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas

Além de mais ágeis, a plataforma torna os empreendimentos mais assertivos, seguros e econômicos

Sancionada em abril, a Lei 14.133/21 que começa a vigorar em março de 2023, trata de licitações e vai substituir a Lei 8666 de 1993. Ela chega para trazer algumas atualizações, como por exemplo: uma nova modalidade de contratação, a do diálogo competitivo; critério de julgamento por maior retorno econômico; a previsão da adoção de novas tecnologias; a obrigatoriedade de as empresas contratadas implantarem sistemas de integridade e a possibilidade do uso de arbitragem para dirimir conflitos.

Uma das modalidades exigidas nesta nova Lei é o uso do BIM. A tecnologia reduz custos, otimiza o ROI (retorno sobre o investimento) e agiliza todo o processo aumentando a qualidade dos empreendimentos. A utilização do BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling) está cada vez mais presente no setor da construção civil. A plataforma reúne informações, especificações e todos os atributos dos projetos de uma construção de forma integrada e organizada e permite criar, por meio de softwares baseados no BIM, um modelo em 3D da obra, muito mais detalhado e próximo do resultado final. Além disso, torna os projetos mais eficientes, evitando problemas nos canteiros, como erros na execução do projeto e no pós-obra.

Sempre atenta às inovações do setor, a Seed Incorp, construtora e incorporadora paulista especializada em condomínios horizontais de alto padrão dentro da capital, criou a startup SOULTECH em parceria com a DJM+, empresa com 30 anos de experiencia no gerenciamento de projetos e obras, atuante no mercado nacional e internacional - com objetivo otimizar os processos da construção utilizando a metodologia BIM, aliada a outras tecnologias, como realidade aumentada e maquetes virtuais para entregar aos clientes construções mais rentáveis e com sustentabilidade.

Alan Duarte, fundador e CEO da SOULTECH, afirma que, “a modelagem com o conceito BIM trabalha com protótipos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final. Nossos projetos realizados por meio dessa tecnologia agregam todas as áreas envolvidas no planejamento das nossas construções, além de fornecer informações aprofundadas sobre cada detalhe da obra”, diz.

A Tecnologia da Informação aliada à construção civil é um dos maiores benefícios ao setor. Os processos que envolvem uma obra permitem o trabalho de forma integrada e ágil, otimizando tempo, trazendo uma maior assertividade em todas as etapas e também promovendo a redução de custos, já que o desperdício de material é evitado. “A adoção dessa tecnologia tem trazido mais qualidade, representando a racionalização de equipes e o abatimento de custos com a compatibilização de projetos, que no processo tradicional seria muito difícil detectar. Nos projetos de arquitetura e engenharia, por exemplo, essa redução de prazos e custos pode chegar a 30%.”, completa o CEO.

Sobre a SOULTECH: uma empresa brasileira fundada em 2021 com objetivo otimizar os processos da construção civil utilizando a metodologia BIM, aliada a outras tecnologias, como realidade aumentada e maquetes virtuais que auxiliam durante as vendas, além de entregar ao cliente construções mais rentáveis e sustentáveis.

Sobre a Seed Incorp: fundada em 2016, a construtora e incorporadora de São Paulo, atua construindo empreendimentos de alto padrão, focados em condomínios fechados de casas. A construtora aposta no conceito Casa Jardim, um oásis urbano que combina liberdade, conforto e segurança.

Sobre a DJM+: com 30 anos de experiência no gerenciamento de projetos e obras no mercado nacional e internacional, atua incentivando a transformação na forma de projetar e construir, por meio de tecnologias confiáveis, colaborativas, criando relações duradouras com seus clientes e parceiros de negócios.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: