Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tecnologia SAP ajuda brigadistas a combater incêndios florestais e preservar fauna e flora em Brumadinho/MG

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gustavo Cezario
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Desenvolvida em parceria com a Pif Paf Alimentos e implementada pelo Grupo LPJ, solução com base na SAP Business Technology Platform permite também geração de dados em tempo real para monitoramento e análise

A SAP Brasil, em parceria com a Pif Paf Alimentos e o Grupo LPJ, desenvolveu uma plataforma de georreferenciamento, registro de imagens e atualização de dados em tempo real para combate a incêndios florestais, resgate de abelhas nativas e controle de reflorestamento e replantio de árvores na região de Brumadinho, em Minas Gerais.

Implementada em julho na ONG Brigada Carcará – instituição sem fins lucrativos que atua em projetos de defesa do meio ambiente – trouxe uma nova realidade para a preservação da fauna e flora da região. “Antigamente, a Brigada adotava práticas absolutamente manuais durante as ocorrências, o que gerava perda de dados, deslocamentos mais complexos e falta de previsibilidade de ações preventivas. Até mapas extremamente antigos eram utilizados, o que comprometia a eficácia e a agilidade dos atendimentos”, afirma Lucas Romário Lara, brigadista e um dos fundadores da Brigada Carcará.

Segundo Lucas, a plataforma modernizou a estrutura de atendimento e possibilitou a geração de dados essenciais para monitoramento e análise. “Hoje, mesmo de maneira off-line, é possível traçar pelo celular as coordenadas das ocorrências e registrar horários de controle e de extinção de incêndios. Também é possível mensurar áreas queimadas e identificar espécies de animais feridos, registrar imagens e solicitar apoio imediato de outras equipes, caso necessário. A utilidade do aplicativo também se estende a ações voltadas ao resgate de abelhas nativas e replantio de árvores em áreas queimadas. Tudo isso é feito durante as próprias ocorrências”, complementa o brigadista da ONG.

O tempo médio para registro das ocorrências era de dois a três dias, e hoje, com o aplicativo, a ONG realiza esse procedimento em um a dois minutos.

“A SAP está comprometida global e localmente com diversas iniciativas e metas importantes – e até pioneiras – na agenda de sustentabilidade. A solução desenvolvida para a Brigada Carcará nos enche de orgulho, por inserir a tecnologia nos esforços de preservação da fauna e da flora de um bioma brasileiro tão importante como a Mata Atlântica”, afirma Luciana Coen, diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil.

Walfrido Teixeira Simões, diretor de Serviços e Projetos do Grupo LPJ, empresa responsável pela implementação da solução, revela que o projeto possui uma identificação com os valores da companhia. “A partir do convite da SAP aceitamos imediatamente participar do projeto. Temos uma visão de sustentabilidade com impacto social e ambiental muito forte, e um vínculo muito próximo às pessoas e comunidades de Minas Gerais. A solução implementada na ONG é um exemplo disso e atende exatamente às necessidades dos brigadistas da região: um aplicativo compacto, ágil e eficiente. O trabalho realizado pela brigada em Brumadinho é de grande importância e valor”, diz o executivo.

Engajada pela SAP a fortalecer a rede de parceiros, a Pif Paf Alimentos, gestora do projeto, também foi responsável pela adesão do Grupo LPJ à iniciativa. “A sinergia entre todos os participantes foi essencial para a viabilização do aplicativo. A preservação do meio ambiente, da fauna e da flora e o cuidado com as pessoas da região estão entre nossas prioridades. Acreditamos que a solução impactará na redução do trabalho operacional da Brigada Carcará, e auxiliará na otimização dos atendimentos das ocorrências diárias de Brumadinho, com foco no combate a incêndios, resgate de abelhas nativas e reflorestamento”, diz Antonio Minier, Chief Information and Digital Office da Pif Paf.

Preservação da fauna e da flora

O aplicativo, desenvolvido na SAP Business Technology Platform (SAP BTP) e no banco de dados in-memory do SAP HANA, é utilizado pela Brigada Carcará nas três seguintes frentes:

1 –Incêndios florestais: auxiliar no monitoramento dos focos de incêndio com base em tecnologia de georreferenciamento. Registro de dados gerais (horários, duração, fotos e o efetivo mobilizado nas ocorrências); animais salvos, mortos e feridos; e solicitação de apoio a outras organizações;

2 – Resgate de apifauna: mapeamento, preservação e resgate de mais de 130 espécies de abelhas nativas na região de Brumadinho, em parceria com o projeto Cresan (Centro de Resgate e Ecologia de Abelhas Nativas);

3 – Controle de reflorestamento: replantio de árvores em áreas atingidas por incêndios e monitoramento das espécies plantadas (altura e saúde das árvores).

Sobre a SAP

A estratégia da SAP é apoiar os negócios para que funcionem como empresas inteligentes. Como líder de mercado em software de aplicativos corporativos, ajudamos empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a obter o melhor desempenho. Nossas tecnologias de aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e análises avançadas ajudam a transformar o negócio dos clientes em companhias inteligentes. A SAP fornece às pessoas e organizações uma visão profunda dos negócios e promove a colaboração que os impulsiona a ficar à frente da concorrência. Simplificamos a tecnologia para que as organizações possam adotar nosso software da maneira que desejam - sem interrupções. Nosso conjunto completo de aplicativos e serviços permite que clientes, públicos e empresas de 25 setores operem com lucro, se adaptem continuamente e façam a diferença. Com uma rede global de clientes, parceiros, funcionários e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar