Brasil,

10 coisas que você provavelmente não sabe sobre VPN

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tiago Bisof
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

As VPN’s são ferramentas cada vez mais populares e disseminadas entre usuários de diversos tipos que usam a internet para as mais variadas atividades.

Mas há coisas interessantes que você talvez não saiba sobre estes recursos valiosos. Aqui, nós separamos dez informações sobre os serviços de VPN, e vale a pena conferir, independente de você saber o que é VPN ou não ter nenhum conhecimento sobre o assunto.

1. Uma ferramenta VPN é similar a um firewall

As ferramentas de VPN parecem com firewalls, só que com a diferença de que, enquanto estes conferem os pacotes de dados que vêm e vão na sua rede e no seu dispositivo, dando proteção contra vírus, o programa de VPN usa criptografia de túnel para proteger o fluxo de informações da sua conexão, oferecendo uma proteção ainda maior contra vírus e ameaças.

Juntas, as duas ferramentas oferecem um nível poderoso de proteção aos seus dados e atividades.

2. Provedores VPN mantém o sigilo dos seus dados

Os administradores dos serviços de VPN não compartilham informações dos usuários com terceiros, sejam eles empresas, grupos diversos ou órgãos de governo.

Mas isto se aplica aos serviços sérios. Evite opções “gratuitas” de VPN porque, além dos recursos limitados, em geral elas compartilham suas informações e vendem seus dados para obter lucro. Antes de adquirir uma VPN, verifique a política de privacidade do provedor e se ele está sujeito a alguma legislação que exija compartilhamento de informações dos usuários.

3. Uma VPN não te impede de ser hackeado

Apesar de oferecer um ótimo nível de proteção, é falso afirmar que uma VPN te deixa “imune a hackers”. Nenhum sistema de segurança é perfeito e o mesmo vale para uma VPN.

É como colocar um bom muro, cadeados e proteções em uma casa: alguém pode burlar estes sistemas, mas será muito mais difícil de fazer isso.

4. Elas não te garantem anonimato completo

Sim, você tem um nível de privacidade muito maior ao usar uma VPN, mas isto não te garante anonimato completo. Afinal, os próprios provedores de VPN sabem do seu endereço de IP real.

Mas os serviços realmente confiáveis não vão expor esta informação para terceiros. Então, ainda assim vale a pena usar uma boa VPN para ter um nível maior de sigilo.

5. PPTP é o protocolo VPN mais antigo

O PPTP (Peer-to-peerTunnelingProtocol, ou “protocolo de tunelamento de ponta a ponta) foi criado ainda nos anos 1990 e abriu os caminhos para os protocolos de criptografia que, depois, seriam usados para fundamentar os recursos de VPN.

Apesar de ser rápido, o PPTP tem o nível de criptografia mais baixo dentre todos os protocolos de criptografia VPN. Ele foi amplamente substituído pelo IPsec.

6. Você pode acessar conteúdo restrito com elas

Provavelmente você já tentou ver um filme, uma série ou baixar um jogo e viu que o conteúdo não estava disponível na sua região. Este bloqueio é feito pela identificação da localização do seu provedor de internet, o que é verificado pelo seu endereço de IP.

Uma boa VPN oferece servidores em vários lugares do mundo e permite alterar o seu endereço IP, garantindo acesso ao conteúdo bloqueado.

7. Elas podem melhorar a velocidade da sua conexão

Os provedores de internet geralmente diminuem a velocidade da sua conexão, o que causa perda de desempenho. Mas uma boa VPN dificulta esta redução, separando seu tráfego, o que ajuda a manter a velocidade e o bom desempenho da sua internet.

8. Elas são proibidas em pelo menos 30 países

Em países com leis mais rígidas e regras mais autoritárias, os serviços de VPN são proibidos ou precisam aderir a requisições do governo, o que as torna praticamente irrelevantes em termos de garantia de privacidade.

Há 30 países onde elas são proibidas, limitadas ou controladas. Coreia do Norte, Rússia, Vietnã, China, Irã, Mianmar, Síria e Arábia Saudita são alguns exemplos. Antes de viajar, é essencial verificar a política do país em relação às VPN’s caso você queira usá-las durante sua estadia.

9. Uma VPN pode te garantir assinaturas mais baratas

Certas plataformas ajustam os preços e valores das assinaturas de acordo com cada país ou região. Então, com uma VPN, você pode alterar sua localização para uma região onde determinada plataforma de streaming seja mais barata, por exemplo, e economizar dinheiro.

O mesmo vale para comprar um jogo, aplicativo, programa ou sistema operacional – qualquer coisa online, basicamente.

10. Você pode conseguir economizar nas suas viagens

Com uma boa VPN, você pode conseguir passagens aéreas, hotéis e outros serviços por preços melhores dependendo da localização que você escolher através da alteração de IP.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar