Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sistema de controle de dados para cálculo de emissões em plataforma SAP ajuda Suzano a monitorar indicadores de sustentabilidade

Estruturado na plataforma SAP BW on HANA, solução é o recurso central no controle de dados da Estratégia de Mudanças Climáticas da empresa

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, desenvolveu uma solução para sistematizar e automatizar a coleta de dados para a elaboração do inventário de emissões de gases do efeito estufa da empresa. Baseado na ferramenta SAP BW on HANA, de gestão para Big Data, e batizado de Cockpit GEE, o sistema é o motor de controle de dados da Estratégia de Mudanças Climáticas da Suzano e contempla uma série de indicadores que foram previamente mapeados e associados às metas de longo prazo da empresa, os Compromissos para Renovar a Vida, entre os quais estão a remoção líquida de 40 milhões de toneladas de CO2 equivalente da atmosfera e a redução da intensidade de emissões de gases do efeito estufa até 2030.

Os principais motivos que levaram a Suzano a adotar este projeto na plataforma SAP foi estruturar um banco de informações que garanta a confiabilidade dos dados, diminuição dos erros nas coletas das informações e agilidade na elaboração do inventário de emissões de gases do efeito estufa e de relatórios. A visão e o controle de dados e indicadores contribuem para o entendimento do atual cenário, monitoramentos e gestão de metas vinculadas aos mesmos, além de estudos de cenários futuros que contribuam para o avanço da estratégia de sustentabilidade de forma mais assertiva.

Com o novo sistema, as informações de todas as operações da Suzano passam a ser unificadas, centralizadas e integradas aos sistemas de Business Intelligence (BI) e de produção integrada (PI) da empresa.

Segundo Sarita Severien, coordenadora de sustentabilidade da Suzano, “o foco da solução desenvolvida sob a plataforma SAP BW HANA é o controle dos dados que são utilizados para cálculo de emissões de gases do efeito estufa, permitindo acompanhamento, melhorias e ajustes dos indicadores, com dados confiáveis e de consolidação muito mais rápida em comparação ao controle feito a partir de planilhas”.

O processo contemplou 26 unidades operacionais, incluindo indústrias, operações florestais, escritórios nacionais e internacionais, portos, entre outros, e mais de 250 colaboradores e colaboradoras envolvidos. Durante o desenvolvimento do sistema, constatou-se que mais de 55% dos dados extraídos já estavam de alguma forma sistematizados ou consolidados nos sistemas SAP e no sistema de PI, sendo necessária apenas estruturar as extrações para um modelo adequado. Entre os dados indexados na solução está o controle de insumos fósseis e renováveis utilizados para a geração de energia dentro das indústrias, incluindo o consumo de biomassa e gás natural. Adicionalmente, a empresa vem desenvolvendo diversos outros projetos para ampliar a eficiência e reduzir o consumo de insumos fósseis, utilizando a ciência de dados como elemento principal para análise e tomada de decisão.

“Como parte da estratégia de Sustentabilidade da Suzano, buscamos integrar, através do estabelecimento de nossos Compromissos para Renovar a Vida e da constante evolução de nossos mecanismos de reporte, as variáveis socioambientais na nossa tomada de decisão. Acreditamos que tanto a concretização da nossa estratégia quanto o avanço de nossos compromissos envolvem o controle robusto de indicadores por parte de toda a empresa. O desenvolvimento de um sistema focado na gestão de dados de uma temática tão sensível para a Suzano e para o mundo, como as Mudanças Climáticas, é, portanto, parte essencial do nosso bom desempenho e do aprimoramento de nossas métricas.”, explica Sarita.

Para dar continuidade à estratégia, a Suzano prevê avanço na sistematização de diversos outros indicadores de sustentabilidade com integração programada à solução de controle de dados para o cálculo de emissões.

“O projeto desenvolvido pela Suzano e apoiado na plataforma SAP BW on HANA é um exemplo do potencial da tecnologia como habilitador de boas práticas ESG e capacidade de prover os indicadores que são pertinentes aos desafios na indústria de papel e celulose. A SAP é parceira de longa data da Suzano e temos certeza de que vamos seguir avançando juntos também nos desafios de sustentabilidade”, explica Rui Botelho, Chief Operating Officer, da SAP Brasil.

Sobre a SAP

A estratégia da SAP é apoiar os negócios para que funcionem como empresas inteligentes. Como líder de mercado em software de aplicativos corporativos, ajudamos empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a obter o melhor desempenho. Nossas tecnologias de aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e análises avançadas ajudam a transformar o negócio dos clientes em companhias inteligentes. A SAP fornece às pessoas e organizações uma visão profunda dos negócios e promove a colaboração que os impulsiona a ficar à frente da concorrência. Simplificamos a tecnologia para que as organizações possam adotar nosso software da maneira que desejam - sem interrupções. Nosso conjunto completo de aplicativos e serviços permite que clientes, públicos e empresas de 25 setores operem com lucro, se adaptem continuamente e façam a diferença. Com uma rede global de clientes, parceiros, funcionários e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações sobre a SAP Brasil, visite http://www.sap.com/brazil, a Sala Virtual de Notícias da SAP, http://news.sap.com/brazil/, e siga o canal de notícias no Twitter @SAPBrasil.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo