Serviços públicos pela internet crescem 37% na pandemia e uso de aplicativo aumenta 351%
Mudança de hábitos se consolida entre a população, que busca comodidade e agilidade
Entre janeiro e julho de 2021, moradores de mais de 250 cidades dos estados do Sul, de Minas Gerais e de São Paulo fizeram 38 milhões de solicitações de serviços on-line. O número é 37,84% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Considerados apenas os meses de abril a julho, o crescimento foi ainda maior, de 50,3%. O levantamento foi feito pela catarinense IPM Sistemas, empresa que desenvolve sistemas de gestão em nuvem para a área pública.
O uso do celular como canal de acesso a serviços públicos registrou crescimento expressivo. Nos sete primeiros meses do ano, o número de solicitações encaminhadas pelo aplicativo desenvolvido pela empresa cresceu 351,3%. “O mobile é uma tendência que veio para ficar também no setor público. Não há como ignorar a praticidade do acesso a grande número de serviços de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um equipamento que está nas mãos de quase todo brasileiro”, diz o coordenador de marketing da empresa, Juliano Carneiro.
Por celular ou outro aparelho, é possível resolver quase tudo pela internet. A lista é extensa e inclui serviços básicos, como retirar carnê de IPTU, solicitar alvarás, pagar taxas, acompanhar dados da administração pública. Além disso, também é possível acompanhar o andamento das demandas sem necessidade de se deslocar até a Prefeitura.
Entre janeiro e julho, foram enviados mais de 5,3 milhões de comunicados aos cidadãos via e-mail ou push do aplicativo, um aumento de 33,8% em relação a 2020. As informações, disparadas automaticamente pelo sistema de gestão dos municípios, permitem que o usuário seja informado de mudanças no status de sua solicitação. “A tecnologia aumenta a velocidade da resolução dos problemas dentro dos órgãos públicos e, ao mesmo tempo, permite que o cidadão acompanhe o que está ocorrendo”, diz Juliano Carneiro.
Segundo o executivo, os dados mostram que a transformação digital é um desafio que deve ser encarado por todos os gestores públicos. A demanda é tão grande, que a empresa criou um departamento especial para apoiar prefeituras nesse movimento de transformação digital. O trabalho já é desenvolvido em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário