Brasil,

Tecnologia de efeitos visuais de Hollywood constrói plataforma de petróleo virtual para série Ilha de Ferro da Globo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alan Mariasch
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Cerca de 65% da produção da primeira temporada foi feita com computação gráfica

A aposta na produção de conteúdo de qualidade da Globo originou o desafio de rodar uma série que se passa em uma plataforma de petróleo: Ilha de Ferro, cuja primeira temporada, exibida originalmente no Globoplay, está no ar na TV Globo desde o dia 9 de agosto.

Logo na pré-produção, ficou definido que seria inviável filmar a série em uma plataforma real, pois isso poderia colocar em risco a segurança da equipe, além de atrapalhar as atividades do local. A solução encontrada foi fazer o reconhecimento de alguns detalhes da plataforma e filmar algumas (poucas) cenas em uma plataforma ancorada em Angra, que ainda não entrou em funcionamento.

Para trazer mais realismo às cenas, um consultor que atuou durante mais de três décadas no ambiente em questão foi contratado e assim a plataforma PLT-137, onde se passa a série, pôde ser reconstruída com o maior realismo possível, por meio da utilização de tecnologia. A missão da equipe de efeitos visuais era levar o espectador a acreditar que toda a ação havia sido rodada em uma plataforma de petróleo real.

Assim sendo, a série foi gravada em modelo híbrido (parte cenografia e parte efeitos visuais), sendo 65% das cenas geradas por meio de computação gráfica. Esses efeitos super realistas foram possíveis graças às ferramentas 3DsMax, Flame e Maya, da Autodesk. São os mesmos softwares usados em filmes reconhecidos pela Academia como Avatar, Gravidade e outros. Todos os filmes ganhadores de Oscars de efeitos nos últimos 25 anos tiveram a tecnologia Autodesk em sua concepção.

O projeto contou com uma equipe de 27 profissionais extremamente experientes e qualificados, técnica e artisticamente

O projeto da primeira temporada da série Ilha de Ferro levou 14 meses para ser concluído, sendo que só a construção virtual da plataforma levou sete meses. Os 12 capítulos da série consumiram 4.500 horas trabalhadas.

Para se ter uma ideia de como a tecnologia foi essencial na produção, cerca de 7.200 takes foram feitos com computação gráfica, sendo 30 takes feitos com computação, sem nenhum tipo de gravação.

"Não é à toa que somos a empresa líder em software 3D da indústria. A mesma tecnologia usada em produções de entretenimento também é usada para projetar e até acompanhar a execução de construções complexas como grandes obras de infraestrutura", afirma Carlos Alejandro, gerente de vendas da Autodesk Brasil.

Fotos nesse link.

Sobre a Autodesk

Autodesk faz software para as pessoas que criam coisas. Se você já dirigiu um carro de alto desempenho, admirou arranha-céus imponentes, usou um smartphone, ou assistiu a um bom filme com efeitos visuais, significa que você já experimentou o que milhões de clientes da Autodesk estão fazendo com o nosso software. A Autodesk lhe dá o poder de fazer qualquer coisa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar