Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Quatro passos para descomplicar a computação em nuvem nas empresas

Os benefícios da computação em nuvem já são conhecidos por grande parte das empresas e dos profissionais. Antes mesmo da pandemia de covid-19, as organizações já iniciavam o movimento de transformação digital, que passa necessariamente pela adoção de soluções em cloud. Entretanto, diferentemente do que muitos imaginam, não basta implementar essas ferramentas no dia a dia e esperar que elas, sozinhas, alcancem os objetivos esperados. Para que sejam eficientes, é preciso passar por um preparo adequado. Confira quatro passos que descomplicam a adoção da nuvem no ambiente corporativo:

1 – Capacitação dos profissionais

Antes de cuidar da tecnologia em si, é preciso repensar a estrutura da empresa para potencializar essas soluções. Isso implica, necessariamente, capacitar e qualificar os profissionais. Eles precisam operar essas ferramentas com excelência, identificando como extrair o máximo de eficiência delas em suas rotinas produtivas (processos) – e sem colocar em risco a segurança digital pessoal e/ou da organização com um possível uso inadequado. Em outras palavras: é altamente recomendável investir em treinamentos e certificações dos colaboradores, mantendo-os em consonância com as principais tendências e melhores práticas da área.

2 – Planejamento dos processos

Uma vez feita a capacitação dos profissionais, a etapa seguinte consiste na preparação da empresa em si. Antes de migrar para a nuvem com colaboradores qualificados, é fundamental definir uma estratégia e planejar bem todos os processos. Trata-se de uma mudança e tanto para o ambiente corporativo, que passa a digitalizar e automatizar cada vez mais as diferentes tarefas do seu dia a dia. A organização precisa ter em mente aonde quer chegar e quais metas serão traçadas para isso. Somente assim é possível aliar a maior eficiência com mais qualidade e segurança.

3 – Foco no que realmente importa

As empresas não podem mais ignorar a importância do cloud, mas isso não significa que devem adotar qualquer solução que aparecer pela frente. Hoje, há inúmeros softwares e sistemas baseados em nuvem à disposição dos empresários. Entretanto, para que a produtividade se mantenha em alta, é preciso manter o foco naquilo que realmente é mais importante, isto é, nas soluções que vão fazer a diferença para os profissionais bem como estejam alinhados aos objetivos e indicadores do negócio. Para isso, é preciso pesquisar bastante os melhores fornecedores e identificar quais recursos impactarão positivamente o dia a dia.

4 – Monitoramento contínuo

Por fim, uma dica importante para quem tem aplicações em nuvem é o acompanhamento contínuo das soluções em busca de atualizações e possíveis erros que podem aparecer durante a implementação e utilização. Nem sempre o resultado abaixo do esperado é proveniente da computação em nuvem, mas sim uma consequência da forma como é utilizada. Portanto, é imprescindível que a empresa tenha uma equipe que realize esse monitoramento rotineiro em busca de implementações mal realizadas, brechas de segurança ou até recursos que poderiam ser mais bem aproveitados.

As empresas sabem que precisam fazer mais, com menos. Por outro lado, não há como inovar sem uma disposição a experimentar o novo e com isso eventualmente cometer alguns equívocos. Porém, é muito menos doloroso aprender com os erros dos outros e considerar estas lições aprendidas no processo de inovação. Afinal, quando o tempo é curto, o espaço disponível para retrabalhos é muito limitado. Logo, é preciso ser assertivo na estratégia do negócio e na implementação da mesma. As soluções contratadas precisam trabalhar em conjunto com os profissionais em prol do mesmo objetivo. A computação em nuvem oferece essa possibilidade às organizações, desde que elas saibam como utilizar essa tecnologia em sua plenitude.

* Marcos Farias é CEO e sócio-fundador da Arki1, empresa especializada em treinamentos oficiais de Google Cloud, certificada pela gigante do Vale do Silício, que em abril de 2020 a escolheu como Google Cloud Authorized Training Partner of the Year 2019 na América Latina – e-mail: .

Sobre a Arki1

Fundada em 2016, a Arki1 é uma empresa especializada em treinamentos oficiais de treinamento especializada em Google Cloud, certificada pela gigante do Vale do Silício, o que torna “oficiais” os seus treinamentos. Seus clientes são companhias de grande e médio porte, muitas das quais dos setores fabril, financeiro, de saúde ou do varejo, que precisam capacitar suas equipes para implementar ações que as ajudem a recuperar mais rapidamente o investimento realizado para o ponto de equilíbrio financeiro. Fornece seus treinamentos para organizações instaladas na América Latina ou mesmo em outras regiões, como Alemanha, Espanha, Inglaterra e Índia. Em Abril de 2020, foi premiada pelo Google com o prêmio Regional Authorized Training Partner of the Year 2019 para a América Latina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo