Brasil,

Saiba qual é o princípio de funcionamento do Bluetooth

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Padrão global de comunicação sem fio, simples e seguro

A tecnologia Bluetooth oferece soluções completas e adequadas para atender às necessidades cada vez maiores de conectividade sem fio, tais como streaming de áudio, transferência de dados, redes de dispositivos e serviços de localização. É uma das tecnologias mais utilizadas no mundo, de acordo com o Bluetooth Special Interest Group. Espera-se que haja em torno de 6 bilhões de dispositivos Bluetooth habilitados em todo o mundo até o ano de 2025. Apesar de popular, muitas pessoas não sabem qual é o princípio de funcionamento do Bluetooth.

Everson Denis, professor do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), explica que o Bluetooth é uma tecnologia de conectividade sem fio dividida em 2 tipos: rádio “Bluetooth Classic” - um rádio de baixa potência que transmite dados em 79 canais na banda de frequência industrial, científica e médica (ISM) não licenciada de 2,4 GHz - e rádio “Bluetooth Low Energy (LE)”, que opera com energia muito baixa e transmite 40 canais na banda de frequência ISM não licenciada de 2,4 GHz. O especialista também reforça que esse tipo de conexão é segura, até mesmo em relação a outras alternativas, como Wi-Fi.

“Mas, assim como qualquer tecnologia sem fio, ela apresenta vulnerabilidades, tais como Bluejacking, Bluebugging, Bluesnarfing, entre outros. Como o Bluetooth opera em distâncias menores que as de Wi-Fi (por exemplo), isso dificulta a interceptação do sinal. De qualquer forma seguem algumas dicas a fim de evitar problemas: não conecte seu dispositivo a equipamentos desconhecidos ou na presença de outro aparelho eletrônico habilitado para Bluetooth. Desative quando não estiver usando-o e desative os recursos de bloqueio inteligente no PC e no telefone. Use dispositivos que tenham autenticação para emparelhar e altere o código do fabricante para um código PIN que só você conheça”, explica o professor.

Vale lembrar que, como a tecnologia Bluetooth opera na frequência de 2,4GHz, está sujeita a interferências com dispositivos operando na mesma frequência, como fornos de micro-ondas, equipamentos Wi-Fi, teclados e mouses sem fio.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT - promove o ensino científico-tecnológico há 59 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Com dois campi localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar