Brasil,

Blossom lança mão de tecnologia Autodesk para promover a sustentabilidade em refinaria

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alan Mariasch
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Eliminação do uso de papel e capacitação da população do entorno foram possíveis por meio do uso do BIM

A empresa de engenharia Blossom Consult tem sido responsável por uma mudança cultural em setores tradicionais como os de mineração, metalurgia e óleo e gás, nos quais a contratação baseada em BIM (Modelagem da Informação da Construção) ainda é pouco usual. BIM é uma metodologia que traz inúmeros benefícios à indústria de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), entre eles a economia de gastos por hora da equipe envolvida no projeto, redução de erros que podem ser previstos antes da execução da obra e economia de materiais.

A Blossom resolveu dar um passo além nessas vantagens e aproveitar os recursos que podem promover projetos mais sustentáveis, seja no plano em si, como na comunidade do entorno do mesmo.

Recentemente, a empresa foi contratada para fazer toda a atualização da documentação técnica, As-Built, de uma grande planta industrial na região Norte, mais precisamente na Amazônia. Toda a documentação da planta deveria ser atualizada e a Blossom resolveu lançar mão de tecnologia disruptiva para isso.

Com a inquietude usual da Blossom em utilizar novas tecnologias que agregam valor, desde a fase de planejamento da proposta de trabalho buscou-se uma maneira adequada, eficiente e sustentável para a execução de um escopo "tradicional" e com metodologia "enraizada". Ao se aprofundar no projeto, a Blossom foi se adaptando para atender todo o espectro de sustentabilidade presente na condução dos trabalhos e que iam de acordo com as exigências de seu cliente.

Lançando mão do Autodesk BIM Docs, a equipe implantou uma ferramenta que trouxe o impacto tecnológico esperado substituindo os papéis usados tradicionalmente para esse tipo de projeto por informações digitais cadastradas em tablets. Com a comunicação clara e direta entre o campo e o escritório que a tecnologia Autodesk permite, a produtividade das equipes foi totalmente impactada de forma positiva endereçando a sustentabilidade técnica do projeto. A eficiência do processo acabou trazendo economia de horas de trabalho.

A estimativa inicial de gasto em papel seria da ordem de 180 mil reais. Sem o uso do papel, essa verba foi economizada e o impacto de uso foi completamente zerado. Isso sem contar que o contrato vem sendo executado com uma velocidade acima da inicialmente calculada. Aqui vemos presente a sustentabilidade empresarial.

A eliminação da utilização de papel gerou, diretamente, a economia de 3,5Kg de CO2, 11,5 Kwh de energia e 5 mil litros de água. Os valores são preliminares, mas impactantes quando levamos em conta que tratava-se de um projeto inédito. Esses são alguns aspectos da sustentabilidade ambiental do projeto.

A tecnologia aplicada se enquadra diretamente nos preceitos do BIM. "BIM é a socialização da informação com todo o ecossistema do projeto", afirma Frederico Jannotti, sócio da empresa. De acordo com ele, essa forma de integrar tecnologia para promoção de todo o espectro da sustentabilidade foi apresentada para um concorrente canadense que, de tão impressionado, nomeou a prática como "Blossom Technique" e demonstra como a engenharia brasileira promove boas práticas a nível global.

Para a condução dos trabalhos em local remoto e utilizando tecnologia disruptiva, a Blossom optou por uma estratégia desafiadora que foi a formação de mão de obra local. "Contando com o apoio de nosso RH atuante, a equipe técnica da Blossom percorreu as escolas da região atraindo jovens talentos com habilidade para absorver a tecnologia BIM da Autodesk. Mesclamos esses jovens com pessoas experientes da região e com vivência prévia em plantas industriais. A mescla das gerações configurou um time forte e mostra como a tecnologia não é excludente uma vez que ela necessita "embarcar" a experiência dos mais sêniores. Dessa forma, promovemos a sustentabilidade social trazendo oportunidades de trabalho de vanguarda no local de origem desses profissionais. Entendemos a educação como vetor de transformação", conta Jannotti.

"O projeto do As-Built foi apenas a "porta de entrada" de nossa equipe local no mundo da tecnologia Autodesk. A partir desse projeto, nossa equipe do norte participa ativamente de todos os projetos da Blossom envolvidos com a metodologia BIM. Quando falamos em promover a sustentabilidade e estamos trabalhando na região da Amazônia, consideramos os tópicos da ONU e os de sustentabilidade corporativa para que o impacto social seja efetivo".

Esse modelo deu tão certo que passou a ser replicado em outras regiões e clientes. A Blossom segue firme em seu curso como empresa de vanguarda no desenvolvimento de projetos em BIM intensificando a aderência aos pilares da sustentabilidade.

Sobre a Autodesk

Autodesk faz software para as pessoas que criam coisas. Se você já dirigiu um carro de alto desempenho, admirou arranha-céus imponentes, usou um smartphone ou assistiu a um bom filme com efeitos visuais, significa que você já experimentou o que milhões de clientes da Autodesk estão fazendo com o nosso software. A Autodesk lhe dá o poder de fazer qualquer coisa.

Para mais informações, visite autodesk.com ou siga @autodesk.

Autodesk, the Autodesk logo, Autodesk AEC Collection, Revit e Navisworks are registered trademarks or trademarks of Autodesk, Inc., and/or its subsidiaries and/or affiliates in the USA and/or other countries. All other brand names, product names, or trademarks belong to their respective holders. Autodesk reserves the right to alter product and services offerings, and specifications and pricing at any time without notice, and is not responsible for typographical or graphical errors that may appear in this document.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar