Brasil,

O que as grandes empresas de TI buscam nas startups do nicho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mayra Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Cada vez mais, as grandes empresas estão se aproximando das startups, que passaram a ter um ano movimentado. Uma recente pesquisa do Distrito Dataminer identificou que esse mercado foi capaz de captar uma média de US﹩ 2,35 bilhões em investimentos, apenas nos primeiros quatro meses de 2021. Outro número que chama a atenção no setor é o de fusões e aquisições, que foi de 77 nesse período, sendo mais do que o dobro registrado entre janeiro a abril de 2020.

Diante desse contexto, o nicho de Tecnologia mostra-se promissor. Enquanto a Locaweb adquiriu dez startups desde o IPO, em fevereiro do ano passado, a TIVIT pretende adquirir 10 por ano até 2025. Do ponto de vista de Luana Ribeiro, CEO da DevApi , startup de integração de sistemas, que acaba de ser adquirida pela TIVIT, o ‘casamento’ entre uma grande companhia e uma startup de TI tende a ser benéfico para ambas as partes desde que haja um match nos planos de negócios.

"Antes de dizer sim a um convite, é imprescindível compreender as motivações que estão por trás dessa aproximação, além do nível de engajamento que a empresa tem com o ecossistema de inovação, a fim de entender o que pode ser oferecido de maneira concreta, visto que um relacionamento corporativo de sucesso deve ter objetivos e prioridades alinhados entre as partes., afirma a executiva.

Luana diz que as parcerias costumam ser firmadas com o intuito de escalar a operação da gigante, que, devido ao tamanho, enfrenta o desafio de inovar em atividades, como processos, portfólio e até mesmo atendimento ao cliente. "Além da startup ter a possibilidade de complementar um produto da empresa, também pode atuar em um formato de co-criação, onde contribui com uma mentalidade ágil e uma equipe com expertise em determinadas skills que podem estar em falta", pontua a CEO.

Na prática, o diferencial das startups está na pivotagem. Ou seja, ao invés de se prender em burocracias, esses formatos de negócio são flexíveis e permitem mudar o direcionamento do projeto após perceber que a estratégia não atingiu os resultados esperados. A partir desse procedimento de testar, aprender com a testagem e aprimorar a solução, conseguem permanecer em constante inovação com o mínimo de desperdício de recursos e tempo.

Outro ponto positivo desse modelo é o foco na experiência do cliente. "As empresas tendem a desenvolver um produto e depois apresentá-lo ao consumidor. Mas nós conseguimos entregar o que o consumidor realmente quer porque primeiro estudamos as necessidades da nossa persona e depois desenvolvemos uma proposta para solucionar essas dores reais", finaliza a executiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar