Brasil,

Com soluções automatizadas e simplicidade, tecnologia facilita experiência de pagamento e ajuda a reduzir inadimplência na educação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Sanchez
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*Por Eduardo Neubern, diretor executivo da TOTVS Techfin

Problemas com o recebimento de pagamentos acompanham empresas de todos os setores. As causas podem ser diversas, indo desde dificuldades na geração de renda do pagador, falta de organização ou até mesmo esquecimento. No setor da educação, a inadimplência é uma dor bastante comum e que se intensificou no último ano, com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com um levantamento divulgado em outubro de 2020 pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), a taxa de inadimplência escolar nos primeiros seis meses do ano passado foi de 11%, o que representou um aumento de 29,9% em relação ao mesmo período de 2019. A pesquisa apontou que 565 mil alunos ficaram inadimplentes no primeiro semestre de 2020, 109 mil a mais que de janeiro a junho do ano anterior.

A busca por alternativas que amenizem esse impacto financeiro no setor é constante. Uma saída para aumentar a produtividade no recebimento das mensalidades pode estar em uma tecnologia de sistema de gestão, com soluções que permitam realizar acordos e negociações de débito, presenciais ou on-line. Isso além de processar dados automaticamente, realizar o faturamento e o recebimento de pagamentos via PIX ou cartão de crédito e débito, sem a necessidade de negociação com diversos fornecedores.

Além disso, é inegável a dificuldade operacional e financeira de realizar o processo de faturamento e cobrança através de boletos, uma solução analógica do século passado que gera uma série de fricções tanto para quem cobra, quanto para quem paga. Aqui também a tecnologia é uma poderosa aliada, habilitando a opção de pagamento recorrente por cartão ou PIX aos alunos e responsáveis e automatizando todo o processo de controle e conciliação para as instituições. Simplicidade, facilidade, otimização do tempo e redução de custos na veia.

E, apesar de teoricamente ser algo óbvio o cumprimento das obrigações financeiras firmadas, o esquecimento já foi apontado como uma das grandes causas da inadimplência na educação. Segundo uma pesquisa realizada em 2014 pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), sobre motivos do endividamento da população, o simples fato de esquecer de pagar apareceu em quinto lugar, apontado por 7% das pessoas entrevistadas.

Ao facilitar o acerto da mensalidade por meio de uma das tecnologias citadas anteriormente, por exemplo, principalmente com uma opção de pagamento recorrente, a instituição pode eliminar a inadimplência causada por eventuais esquecimentos, uma vez que o processo passa a ser totalmente digital e automático, garantindo maior fluxo de caixa.

Não há mais como fugir. Na era da transformação digital, é necessário enxergar a tecnologia como aliada em todos os segmentos. No caso da educação, trata-se de uma oportunidade vantajosa para ambas as partes: para os alunos, pais ou responsáveis, a possibilidade de oferecer uma experiência de pagamento muito mais simples e segura; para as instituições, uma forma de reduzir a inadimplência e todos os seus impactos. Chegou a hora de otimizar de vez essa que é uma das etapas mais importantes no relacionamento entre estudante e instituição de ensino.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar