5 tendências tecnológicas para ficar de olho para 2022

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Júlia Araújo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

5 tendências tecnológicas para ficar de olho para 2022

Está na hora de começar a se preparar para as tendências e novidades do próximo ano. Sua empresa sabe o que o vem pela frente? Confira!

O impulsionamento da transformação digital desde o ano passado, por causa da necessidade de digitalizar e modernizar as empresas em decorrência da pandemia do coronavírus, mudou para sempre como os negócios observam, analisam e incorporam novas ferramentas e tendências tecnológicas.

Todo mundo quer sair na frente da concorrência, implementando inovações e soluções que podem fazer a diferença para os negócios nos mais diversos setores, seja em atendimento ao cliente, gestão financeira, RH, TI, marketing, vendas, entre outros.

De acordo com pesquisa da IDC, o investimento em transformação digital ainda está crescendo com uma taxa anual de 15,5% até 2023 e deve se aproximar de US$ 6,8 trilhões. Em 2022, 70% de todas as empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais.

Neste contexto, algumas tendências estão se consolidando e os gestores precisam ficar de olho nelas para se destacar e aumentar a competitividade das empresas.

1. Experiência por voz

Em busca de maior rapidez e agilidade nas pesquisas e até compras online, os clientes estão usando cada vez mais os assistentes de voz. Então, estamos nos encaminhando para uma era em que, com alguns comandos por voz, será possível fazer uma compra, sem precisar abrir uma tela, nem um aplicativo, muito menos digitar.

Neste cenário, inclusive, o Gartner indica que as marcas pioneiras no uso de voz para atendimento e vendas vão conquistar até 30% a mais no faturamento.

“As interfaces de conversação estão mudando a forma como nos relacionamos com as marcas e a voz está desempenhando um papel fundamental nas interações mais inteligentes”, afirmou o CEO e cofundador da yellow.ai, Raghu Ravinutala.

2. Chatbots inteligentes

Com o aumento das demandas digitais para compras online no varejo e e-commerce, em solicitações de suporte e atendimento em empresas de telecom e serviços financeiros, ou para agendamento de consultas rapidamente online, os chatbots inteligentes se tornaram mais importantes do que nunca.

Afinal, eles permitem automatizar diversas atividades repetitivas, facilitar a vida dos clientes, resolver problemas e ainda efetuar vendas.

“Na yellow.ai, nosso objetivo é fornecer uma experiência superior ao cliente, mantendo o custo sob controle na sua empresa. Por isso, entregamos chatbots com inteligência artificial que geram atendimentos realmente eficientes para os clientes, com conversas naturais e personalizadas”, comentou Ravinutala.

3. Inteligência artificial em todos os lugares

A IDC prevê que os gastos globais com IA vão dobrar em quatro anos, chegando a US$ 110 bilhões em 2024. Além disso, a própria consultoria vê a ‘inteligência em todos os lugares’ como um dos principais impulsionadores de tecnologia nos próximos anos.

Segundo a previsão, até 2023, um quarto das empresas adquirirá pelo menos um projeto de software de IA e suas vertentes, como machine learning e deep learning. Vale destacar que o machine learning permite o aprendizado contínuo dos robôs a partir do recebimento de dados estruturados e não estruturados.

“No atendimento ao cliente, as tecnologias de IA e machine learning juntas fornecem conversas cada vez mais ricas aos usuários, com entendimento de suas necessidades, expressões, intenções e até emoções”, acrescentou o CEO da yellow.ai.

4. Hiperautomação

A tendência é de que, em 2022, 45% das tarefas de trabalho repetitivas em grandes empresas serão automatizadas, segundo a IDC. Com essa hiperautomação, é possível eliminar trabalhos burocráticos e manuais, minimizar erros e retrabalhos, ganhar tempo e aumentar a produtividade da equipe.

“Os setores de suporte, atendimento e vendas agradecem a ampliação do uso da automação para a realização de diversas tarefas cotidianas, sobrando tempo para uma atuação mais estratégica”, analisou Ravinutala.

5. Privacidade e segurança

Esta é uma das tendências já apontadas nos últimos anos e que se repete conforme as discussões sobre privacidade e proteção de dados ganham mais força, ao mesmo tempo em que a Lei Geral de Proteção de Dados já entrou em vigor e, a partir de agosto, começa a aplicar multas.

Um levantamento do Datafolha revela que 92% dos brasileiros temem pela segurança de suas informações no ambiente digital. Além disso, 73% dizem já ter sofrido algum tipo de ameaça digital, como mensagens falsas e tentativas de roubo de senha.

Portanto, se a sua empresa atua no mundo online, é fundamental não só garantir a segurança dos dados e a privacidade dos usuários, como promover maior transparência quanto à utilização das informações coletadas.

*Sobre a yellow.ai

A yellow.ai é a plataforma conversacional de automação da experiência do cliente reconhecida pelo Gartner, IDC e G2 como líder mundial, reunindo o melhor da inteligência artificial e humana para automatizar a experiência do cliente em grandes marcas e empresas.

Nossos assistentes virtuais inteligentes omnichannel, em texto e voz, contam com plataforma nativa para mais de 100 idiomas, inclusive português, e podem integrar mais de 35 canais, como web, WhatsApp, Instagram, In-App, IVR, contact center e muito mais.

Mais de 700 empresas globais espalhadas em mais de 30 países já utilizam os assistentes virtuais da yellow.ai, como MG Motors, Waste Connections US, Biogen International, Edelweiss Broking e Siemens Limited.