Pesquisa WebSIA faz o raio X dos eventos Zoom no Brasil e aponta o futuro desse mercado

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tatiana Fonseca
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

- Empresa de inovação digital trouxe o Zoom ao país em 2016 e, em 2020, recebeu o prêmio Zoom Partner Award, sendo reconhecida como a maior parceira desta empresa no Brasil;

- WebSIA constrói eventos digitais sob medida para seus clientes;
- Levantamento BigData/Analytics a partir de dados do centro de monitoramento de eventos da WebSIA mostra que 200 mil pessoas de 50 organizações participaram de encontros projetados, implementados e gerenciados por essa empresa entre junho de 2020 e junho de 2021;
- Verticais saúde e finanças foram as que mais realizaram eventos digitais no período;
- O desafio de aumentar o engajamento do público-alvo está levando o mercado a adicionar, à plataforma Zoom, soluções baseadas em Inteligência Artificial para RSVP, transcrição e tradução de vídeos, reconhecimento facial e análise dos sentimentos dos participantes.

A WebSIA, um e-Marketplace de soluções de inovação em nuvem, apresenta os resultados da pesquisa WebSIA 2021: passado, presente e futuro de eventos Zoom, levantamento realizado entre junho de 2020 e junho de 2021. A empresa trouxe a plataforma Zoom ao Brasil em 2016 e recebeu o prêmio Zoom Partner Awards 2020, sendo reconhecida como a maior parceira dessa empresa no país. Por ser uma consultoria de inovação, a WebSIA vai muito além da oferta de licenças. O time da WebSIA entende o desafio de negócios da organização e, a partir daí, projeta uma solução sob medida para cada desafio. A pesquisa WebSIA faz um raio X dos últimos 12 meses, mostrando que 50 grandes e médias organizações realizaram 1050 eventos Zoom com o apoio da empresa. No total, esses encontros acolheram 197.772 pessoas. Os eventos duraram 1250 horas, e atenderam as demandas de empresas de todas as verticais e regiões do Brasil.

Contando com um time multidisciplinar com muita experiência na realização de eventos, a WebSIA criou a divisão Live Connected Entertainment. “Oferecemos desde uma simples palestra online até eventos em estúdios de transmissão digital em 360º”, explica Rodrigo Leme Santos, Vice-Presidente de Inovação da WebSIA. “Somos os primeiros a trazer ao mercado brasileiro uma plataforma de realização de eventos 3D”.

A WebSIA também colabora na construção do conteúdo dos eventos. Em um encontro de um grande banco, por exemplo, o time WebSIA convidou Eric Yuan, CEO e fundador da Zoom, para ser um dos palestrantes do encontro.

“Nosso objetivo com essa pesquisa era analisarmos os dados sobre eventos Zoom do nosso centro de monitoração e, a partir daí, entender o que foi conquistado na área de eventos digitais com a pandemia e para onde vai esse mercado”, diz Santos. “O fato de a pesquisa cobrir os últimos 12 meses é muito interessante – trata-se de um período em que os eventos digitais já estavam acontecendo em massa, com uma forte demanda de conhecimento e excelência para construir encontros que realmente agilizassem os negócios das empresas”.

Saúde e finanças lideram uso de eventos WebSIA/Zoom

A pesquisa WebSIA mostrou que, das quase 200 mil pessoas que participaram de eventos WebSIA/Zoom nos últimos 12 meses, 46% pertencem ao segmento de saúde (hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas, planos de saúde e associações profissionais). “Essa é uma vertical que investe muito na disseminação de conhecimento entre seus times internos, em especial médicos”, detalha Santos. “Outro tipo de ação que explorou em profundidade os recursos dos eventos WebSIA/Zoom foram as assembleias das categorias, que demandaram o uso de soluções específicas para eleições de novas diretorias”.

Como em todas as ofertas WebSIA, esse tipo de recurso é inserido de forma transparente no ambiente entregue ao cliente para facilitar ao máximo o uso e evitar o atrito.

Em segundo lugar na pesquisa está a área de finanças, com 17% dos encontros planejados, implementados e moderados pela WebSIA. Um mercado em profunda renovação, esse segmento gerou nos últimos 12 meses vários eventos sobre PIX e OpenBanking, entre outros temas. “Muito digitalizado, esse setor contou, por exemplo, com uma empresa que usou a inteligência WebSIA para realizar, no Zoom, todo o processo de seleção de Trainees da instituição. O que era totalmente presencial passou para a tela, incluindo a realização de provas sem a possibilidade de cola”.

Educação e setor alimentício empataram em terceiro lugar, com 7% dos eventos digitais. Logo em seguida vem as agências de publicidade, comunicação e relações públicas, que buscaram explorar ao máximo os recursos WebSIA/Zoom. “Os profissionais desse setor buscam o efeito ‘uau’ e têm grande preocupação com a experiência entregue ao público. Eles encontram na equipe WebSIA a expertise necessária para, das etapas iniciais de projeto até o fechamento, garantir o sucesso do encontro”.

Há, também, uma fatia de 17% de outras verticais que dependem dos serviços WebSIA para realizar seus eventos digitais. Isso inclui varejo, incorporadoras, logística e governo.

O erro de empregar estratégias de eventos presenciais no Zoom

Na visão de Rodrigo Santos, os eventos digitais vieram para ficar. Mas ainda há grandes desafios à frente. “Com a pandemia, muita gente apenas transportou para o Zoom estratégias de eventos presenciais, sem entender que o evento digital exige uma outra linguagem e um grande domínio técnico”.

Essa incompreensão pode ter colaborado para o cansaço com as telas e lives. “No segundo semestre de 2021, é fundamental profissionalizar e elevar o nível dos eventos digitais”, diz o Vice-Presidente de Inovação da WebSIA. “Só vai conquistar o engajamento de seu público-alvo, seja interno ou externo, quem ousar inovar, quebrando paradigmas e dando prazer às pessoas desde a fase do convite para o encontro”.

Como aumentar o prazer e o engajamento aos eventos digitais

Para isso, é necessário oferecer uma boa experiencia desde a fase de convite. “Oferecemos, por exemplo, uma solução que usa Bots para fazer, da forma mais atraente possível, o RSVP (Répondez S'il Vous Plaît, responda, por favor)”. A partir da demanda de cada cliente e cada evento, a equipe WebSIA desenvolve uma interface para o WhatsApp com perguntas fechadas. Ao invés de perguntar ao participante “Como posso te ajudar?” e deixar que a pessoa responda por conta própria, o Bot já traz opções para ele clicar. São itens como “Quero me inscrever”, “Perdi meu link”, “Quero informações sobre o evento”. “Com isso, automatizamos a interação pré-evento, liberando os organizadores a se focarem em ações mais estratégicas”, ressalta Santos.

Outra área que tem de ser suavizada e acelerada é a questão da transcrição de vídeos e falas. Essa transcrição de vídeos pode, também, ser traduzida em tempo real de e para mais de oitenta idiomas. “A oferta WebSIA permite, também, que se armazenem os vídeos gravados e, com a ajuda de Inteligência Artificial, realize-se o reconhecimento facial e a análise dos sentimentos dos participantes do evento”, descreve Santos.

Fica para trás a rotina de realizar o download do vídeo, contratar uma pessoa para fazer a transcrição – ou, então, contratar e “treinar” um software só para isso – e, finalmente, subir o vídeo já legendado na plataforma de streaming desejada. A visão integrada das ofertas WebSIA permite que essas ações sejam realizadas de forma transparente para o gestor do evento. “Cresce a cada dia o uso de eventos pré-gravados – uma estratégia como essa garante que quem participar do encontro poderá ver, ouvir e ler o conteúdo apresentado, algo essencial para facilitar a compreensão da mensagem”.

Sentimento de realidade na sessão Zoom

Segundo Santos tem aumentado, também, a busca por um sentimento de realidade na sessão Zoom. “A solução para essa demanda tem sido muito aplicada, por exemplo, no setor educacional”. Trata-se de uma tecnologia já integrada à oferta WebSIA que permite que se classifique o perfil de cada pessoa participando da aula. “São categorias como instrutor, palestrantes e alunos – cada um terá um perfil específico, com direitos e deveres”.

A interatividade aumenta, também, pela visibilidade que se ganha sobre quem está no evento, se assistiu a aula anterior, se faltou, se entregou um trabalho escolar etc. “Com tecnologias como estas, será mais fácil humanizar o evento Zoom, aumentar o engajamento do público-alvo e, finalmente, propiciar experiencias prazerosas às milhares de pessoas que, até o final de 2021, seguirão participando de eventos digitais”, resume Santos.

Sobre a WebSIA

Fundada em 2011, a WebSIA é um e-Marketplace de soluções inovadoras que reduzem custos, otimizam processos e aceleram os negócios. Trata-se de uma oferta disruptiva construída sob medida para cada corporação a partir da integração entre diversas plataformas do mercado. O DNA da inovação, uma marca da equipe WebSIA, faz com que a empresa amplie constantemente os fornecedores integrados ao seu e-Marketplace. Em 2016, a WebSIA foi pioneira na distribuição do Zoom Video Communications no mercado brasileiro. A empresa investe continuamente em programas de treinamento e certificação de seus profissionais. Atuando também como distribuidora, a WebSIA possui um ecossistema de canais que leva a inteligência WebSIA a todas as regiões e verticais do Brasil e do mundo.