V8 Consulting garante escalabilidade e alta performance de dados para Autopass

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernando Marchi
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Implementação da plataforma Oracle Exadata X8M permite que empresa de serviços de mobilidade urbana transacione

7 milhões de bilhetes eletrônicos por dia sem que passageiros tenham que enfrentar filas, primordial em tempos de pandemia

Obrigar o cliente a entrar em uma fila para ser atendido é uma prática que vem cada vez mais caindo em desuso. Se antes da crise do coronavírus o consumidor já fazia uso de aplicativos digitais para evitar filas em serviços públicos e privados, a pandemia acelerou ainda mais a popularização de soluções de bilhetagem eletrônica como alternativa às aglomerações.

Nesse cenário, a Autopass, empresa de tecnologia, soluções e serviços associados à mobilidade urbana, tinha o desafio de atualizar sua plataforma para suportar o crescimento da operação, com uma projeção de escalabilidade arrojada e alinhada à alta performance de seu banco de dados. Era necessária uma tecnologia que trouxesse alta disponibilidade, escalabilidade e estabilidade ao ambiente de dados, melhorando a experiência de compra e otimizando o embarque dos usuários da Autopass. Afinal, apesar de ser um negócio com gestão privada, há uma demanda pública exigente pelos serviços de mobilidade urbana.

A solução encontrada pela Autopass veio da V8 Consulting, integradora de soluções corporativas para nuvem, responsável pelo desenho da nova arquitetura e planejamento da migração de dados. Para tornar a área de operações mais eficiente e consolidar a estratégia proposta, a V8 indicou a implementação da plataforma Oracle Exadata X8M, somada a um parque de licenciamentos ilimitado.

"Um dos pilares da longa parceria com a Autopass é que encaramos os problemas que surgem rapidamente, de forma produtiva e com excelência. Estamos sempre atentos às expectativas para oferecer cada vez mais tranquilidade e inovação aos executivos e entregar valor para o usuário final", afirma Graci de Melo, diretora de vendas, marketing e alianças da V8 Consulting.

Até então, a Autopass trabalhava com uma infraestrutura que não suportaria a projeção de crescimento das transações diárias. No último mês de dezembro, os passageiros do metrô e CPTM de São Paulo passaram ter como opção o TOP, novo bilhete digital desenvolvido pela Autopass baseado na tecnologia QR Code, que permite a compra de passagens a partir de um aplicativo mobile para Android e IOS.

"Com o Oracle Exadata e outras soluções Oracle, além de todo o apoio que foi dado na implementação dessa ferramenta, desde o esclarecimento de dúvidas até os últimos ajustes para a plataforma funcionar sem falhas, a V8 se tornou ainda mais atuante na empresa. Em breve, a V8 Consulting assumirá toda a operação da Autopass, o que demonstra o cuidado da agência em sempre estar ao lado do cliente, entender as suas dores e propor as melhores soluções", diz Rafael Sandini, gerente de arquitetura da Autopass.

7 milhões de transações por dia

A V8 Consulting desenhou a implementação de uma solução que conjuga alta performance, tempo de resposta rápido e eficiência operacional, sem aumento nos custos da operação. Com a garantia de escalabilidade, a operação consegue agora suportar 7 milhões de transações por dia. A empresa possuía uma demanda de 2,5 milhões de utilizações diárias até o lançamento do novo sistema.

Além dos ganhos em escalabilidade, eficiência e estabilidade do ambiente de dados, a implementação do Oracle Exadata e do licenciamento Oracle também trouxe ganho de tempo. A plataforma fez com que a Autopass conseguisse atingir à meta de responder ao usuário final em 0,7 segundo, enquanto a leitura do QR Code a partir do Exadata ficou 30% mais rápida. A inovação tecnológica também aprimorou o tempo de processamento e, em alguns casos, chegou a 50% da malha batch.

Sobre a Autopass

A Autopass é uma empresa de tecnologia, soluções e serviços associados à mobilidade urbana. Com a expertise de uma década operando a bilhetagem eletrônica na Grande São Paulo, a Autopass tem como objetivo facilitar a vida do cidadão com a implementação de sistemas de pagamento de passagens de ônibus, metrô e trem com cartão de crédito, débito ou pré-pago, pioneiros na América Latina.

Sobre a V8 Consulting

A V8 Consulting é uma das empresas que mais crescem no Brasil. Sua excelência em implementar projetos Multicloud para as mil maiores empresas do Brasil levou à conquista de diversos prêmios, entre eles, figurar como líder e rising star em três quadrantes do ISG Provider Lens Brazil 2020 para Public Cloud - Solutions and Services e ter sido reconhecida como melhor parceira da Oracle na América Latina por três vezes. A V8 Consulting também é reconhecida por sua excelência em Dell, Vmware, Veeam, Delphix, Azure, AWS, GCP.