Brasil,

Expansão do IoT impulsiona demanda por soluções de gestão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Puia
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Internet das Coisas deve atingir 25 bilhões de dispositivos conectados até 2025; otimização do controle de linhas é essencial para reduzir custos

Se na virada do século, quando ouvimos os primeiros rumores sobre a conectividade entre objetos, a ideia parecia muito distante, atualmente o IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) já é realidade em muitos lares e vem causando disrupções nas empresas.

Segundo a Oracle, o mundo conta com mais de 7 bilhões de dispositivos IoT conectados, sendo que a tendência é que esse número aumente para 25 bilhões em 2025. “A pandemia contribuiu muito para o aumento da procura pelos chamados ‘smart home devices’, como Smart TVs e assistentes virtuais, muito úteis na rotina doméstica”, aponta Lucas Resende, COO da Guiando, empresa que atua no mercado de T.E.M. (Telecom Expense Management).

Além de direcionar muito capital para novas tecnologias, o país tem se mostrado atraente para investimentos estrangeiros, com diversas empresas do setor abrindo operações em solo nacional. “Esse avanço deve-se à percepção das pessoas e empresas de que essa inovação deve revolucionar as rotinas domésticas e operacionais, trazendo mais velocidade e produtividade”, explica Resende. Na indústria, por exemplo, o IoT começa a ser aplicado como M2M (Machine to Machine), para monitorar, coletar e enviar dados para softwares, que analisam e otimizam o controle.

A Internet das Coisas está presente no setor de TI e Telecom, que abrange todo o ecossistema de negócios. Com a chegada do 5G no horizonte, o aprimoramento do suporte a redes e sistemas é cada vez mais necessário. Deste modo, empresas que oferecem serviços de gestão de telefonia gradualmente incluem o IoT em seu portfólio.

Entre as principais dores do setor nas companhias estão o aumento da estrutura física, as boas práticas de Big Data e definição dos níveis de segurança, capacidade de armazenamento e gerenciamento das redes servidores. São entraves que precisam de soluções a longo prazo para não sobrecarregar gastos. “Com a expansão do uso da rede de celulares, a necessidade de maior controle das linhas é urgente a fim de reduzir custos. Isso é possível com a automação da análise de tráfego de dados e rateio custos de TI e telecom”, conclui o COO da Guiando.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar