Brasil,

MediaTek lança processador Kompanio 1300T para tablets 5G

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Valentim
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

MediaTek lança processador Kompanio 1300T para tablets 5G

Chipset permite criar dispositivos pessoais com alto desempenho, conectividade avançada e recursos aprimorados para multimídia e games

A MediaTek anuncia hoje o lançamento de seu chipset Kompanio 1300T, um SoC (sistema em um chip, da sigla em inglês) projetado para oferecer alto desempenho em equipamentos móveis como tablets. Produzido com base na tecnologia de fabricação de 6nm, o chip oferece desempenho premium para tablets com tecnologias 5G, multimídia, inteligência artificial e games. O Kompanio 1300T permite que os fabricantes criem equipamentos poderosos e leves para aplicações em áreas como educação, negócios, streaming, jogos e aplicativos de IA.

“Há uma demanda crescente por dispositivos pessoais projetados para o trabalho remoto e o entretenimento multimídia”, explica PC Tseng, gerente geral da unidade de negócios de multimídia da MediaTek. “É por isso que a MediaTek está focada na integração dos mais recentes avanços em computação, comunicação, multimídia, IA, games e conectividade sem fio nessa linha. Nossos chips Kompanio permitem que as marcas projetem tablets leves e dispositivos pessoais com alto desempenho e bateria prolongada, com recursos inovadores e novas experiências de computação móvel aos usuários.”

O chip Kompanio 1300T foi construído com a tecnologia de processo de 6nm da TSMC e integra uma CPU octa-core com núcleos Arm Cortex-A78 de alta performance e núcleos Arm Cortex-A55 de baixo consumo de energia. Além disso, sua GPU Arm Mali-G77 MC9 de nove núcleos oferece alto desempenho de computação e suporta altas taxas de quadros para jogos. É possível utilizar um dispositivo com o Kompanio para áreas como negócios, streaming de entretenimento ou videoconferência, já que ele fornece conectividade Wi-Fi mais rápida e confiável para desempenho eficiente e bateria para o dia todo. O Kompanio 1300T incorpora APU (unidade de processamento de IA) da MediaTek para fornecer alta potência de computação de inteligência artificial com baixo consumo de energia, para as mais recentes aplicações de voz e vídeo.

O Kompanio 1300T integra as tecnologias de ponta 5G da MediaTek – com suporte para um conjunto completo de bandas 5G sub-6GHz, 5G-2CA e Dual 5G SIM, além de oferecer suporte ao modo 5G Elevator e aprimoramentos do modo 5G HSR – permitindo que os usuários aproveitem a conectividade de alta velocidade para uma grande variedade de aplicações. Combinado com os aprimoramentos de economia de energia 5G UltraSave, a plataforma pode ajustar automaticamente o consumo de energia e outras configurações com base na rede do dispositivo e na qualidade de transmissão de dados, para estender a vida útil da bateria.

Quanto à multimídia, o Kompanio 1300T oferece suporte para múltiplas cenas HDR10 +, tecnologias AI-PQ (qualidade de imagem, da sigla em inglês) e mecanismo de proteção ocular da MediaTek, para filtrar a luz azul, além de suporte para telas duplas com dois monitores full HD, oferecendo aos usuários as melhores experiências visuais. O chip também suporta tecnologia de gravação de vídeo HDR 4K escalonada e integra os recursos de imagem, codificação, decodificação e reprodução mais recentes para recursos de vídeo 4K.

Os recursos adicionais da plataforma Kompanio 1300T incluem:

• Tela colorida aprimorada: o chip oferece suporte para monitores 2,5 K, com uma taxa de atualização de até 120 Hz, além de integrar tecnologias de taxa de quadros dinâmica e suporte para reprodução de vídeo HDR10 +. Equipado com a tecnologia MiraVision, da MediaTek, e mecanismo de proteção ocular, o Kompanio 1300T pode alterar de forma inteligente os atributos da imagem, como hue saturation, brilho, nitidez, resolução e taxa de quadros, para melhorar a qualidade visual.

• Imagem profissional: o chipset mais recente da MediaTek permite o uso de múltiplas câmeras com resolução de 108MP, codificação e decodificação de vídeo 4K 60fps, gravação de vídeo HDR 4K escalonada, foco inteligente multi-profundidade e AI-Clear Streaming, para fotografia profissional, gravação de vídeos e recursos de transmissão ao vivo.

• Reconhecimento de voz inteligente: o Kompanio 1300T também permite a produção de assistentes de voz comandados por IA e integra uma função de baixo consumo para acionamento por comando de voz (VoW). Com suporte integrado a vários framewoks, ele oferece excelente decodificação de áudio e saída de áudio multicanal, criando experiências audiovisuais envolventes.

• Experiência de jogo aprimorada: a nova plataforma apresenta HyperEngine 3.0, da MediaTek, e otimizações de games para redes, controles, desempenho, eficiência de energia e qualidade de imagem, dando aos jogadores uma margem de frações de segundo no jogo para superar a concorrência.

• Conexões de alta velocidade: fornecendo suporte para bandas completas para 5G Sub-6 GHz e 2CC Carrier Aggregation (2CC CA), Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2, o chip Kompanio 1300T permite conexão de rede de alta velocidade em todos os cenários, independentemente dos usuários se conectarem por meio de redes celulares ou de banda larga sem fio.

Os chips MediaTek Kompanio desempenham nos últimos anos um papel central nos negócios da MediaTek, sendo amplamente adotados por muitos fabricantes dos dispositivos mais vendidos, incluindo Chromebooks e tablets. Os primeiros portáteis com a plataforma Kompanio 1300T devem ser anunciados no terceiro trimestre de 2021.

Para obter mais informações sobre os chips Kompanio da MediaTek, visite https://www.mediatek.cn/products/laptops-and-tablets

Sobre a MediaTek

A MediaTek Incorporated é uma fabricante global de semicondutores com produção terceirizada (fabless). Seus chips equipam mais de 1,5 bilhão de produtos conectados ao ano. Somos um dos líderes de mercado no desenvolvimento de inovadores SoCs (systems-on-chip) altamente integrados e energeticamente eficientes para dispositivos móveis, entretenimento doméstico, conectividade e Internet das Coisas. Nossa dedicação à inovação tem nos posicionado como referencial no mercado em várias áreas da tecnologia, incluindo tecnologias móveis altamente eficientes na economia de energia e soluções avançadas para multimídia, em toda uma gama de produtos, como smartphones, tablets, TV digital, OTT boxes, wearables e soluções automotivas. A MediaTek capacita e inspira pessoas a expandir seus horizontes e atingir suas metas com maior facilidade, por meio do uso de tecnologias inteligentes. Chamamos esse conceito de Everyday Genius e ele guia tudo o que fazemos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar