Brasil,

IT Recruiter: a profissão que é tendência no novo modelo de recrutamento das empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fellipe Couto
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A área de tecnologia é uma das que vive em constante crescimento, principalmente porque muitas empresas compreenderam que precisam apostar em novos recursos, além de automatizar e otimizar determinadas tarefas do seu dia a dia. Atualmente, os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) estão sendo cada vez mais cotados para dominarem espaços estratégicos nas instituições, mas, infelizmente, o número de desenvolvedores formados ainda não supera a alta demanda do mercado.

Segundo dados do Relatório Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), produzido pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais), até o ano de 2024, a demanda de profissionais de tecnologia no país será de 70 mil e, atualmente, por ano, o Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico.

Por esse motivo, profissionais com diferentes qualificações tornam-se muito mais atraentes por empresas que almejam a transformação digital em seus processos. Um exemplo que se encaixa perfeitamente nessa categoria são os IT Recruiters ou Tech Recruiters ou IT Recruitment, especialistas no departamento de RH que recrutam e selecionam pessoas da área de TI. É ele o responsável por estar atento às novas tecnologias, buscando agregar eficiência e novidade ao método de recrutamento da instituição.

Para montar equipes de alta performance, é imprescindível que o IT Recruiter disponha de conhecimentos técnicos, com capacidade para transitar entre as áreas de RH e TI. Isso porque a demanda por profissionais do meio tecnológico está crescendo de maneira progressiva e é necessário que eles sejam selecionados por recrutadores que entendam a extensão de seu trabalho e o perfil do candidato.

Para aqueles que desejam atuar nesse setor, é necessário que busquem uma certificação na área de recursos humanos, ampliando seus conhecimentos em TI. O ideal é manter uma aprendizagem contínua em ambos os setores. Existem cursos de capacitação que podem ajudar na formação de um IT Recruiter. São especializações que abordam desde o conceito básico de tecnologia até a forma de otimizar o processo de recrutamento e seleção. Outra dica importante é a constante atualização de tecnologias e tendências que estão surgindo no mercado, além, é claro, de construir uma rede de networking capaz de ajudar em sua carreira.

Para ficar de olho nas tendências de mercado, uma dica é acompanhar as comunidades e os canais em redes sociais relacionados ao tema, de empresas que são referência no setor. Ao se atualizar, é possível fazer um bom rapport durante a entrevista, conversando com mais propriedade sobre aquela stack da vaga. E ainda, amplia o pensamento estratégico.

Principais Frameworks e Bibliotecas que todo IT Recruiter precisa saber

Ter conhecimento de Frameworks e Bibliotecas torna-se imprescindível para fazer um processo seletivo mais alinhado. Um Framework é um conjunto de ferramentas e funções que serve como uma plataforma para a criação de um aplicativo completo. Ele abrange essas funções para que as Pessoas Desenvolvedoras possam se concentrar na solução de problemas relacionados ao seu domínio específico. No entanto, é um termo amplo – Frameworks diferentes, fazem coisas diferentes.

Já a Biblioteca é um conjunto de códigos com inúmeros recursos, em que é possível carregar somente aquilo que interessa. É uma ferramenta para o seu projeto. Um Framework, por exemplo, pode ser composto por várias bibliotecas.

Como IT Recruiter, é imprescindível entender o que são os Frameworks e quais são as mais comuns. Entre as mais populares, estão o React, o React-Native, Angular, Vue.js, Express, Django, Laravel, Ruby on Rails, Spring, ASP.NET. É muito importante também que se tenha conhecimento das mais populares para conseguir ter uma boa performance em seu hunting e conversar com o seu candidato durante a entrevista. Isso permite não apenas se comunicar de igual para igual, como também ser mais ágil na identificação das skills técnicas.

*Fellipe Couto é CEO da Vulpi, empresa especializada em soluções de RH Tech


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar