Brasil,

Capacitação em smart cities amplia o impacto dos governos inteligentes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Nunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Capacitação em smart cities amplia o impacto dos governos inteligentes

Gestores públicos buscam especializações para ampliar estratégias de como governos podem acelerar a transformação digital e implementar soluções de cidades inteligentes

Definido como o conjunto de infraestruturas e soluções tecnológicas e de inovação voltadas aos serviços públicos, a implantação de um governo inteligente tem atraído cada vez mais a atenção de gestores públicos no Brasil, por englobar técnicas e práticas do ecossistema de smart cities. Diante dos desafios da recuperação econômica com a pandemia, principalmente no fomento ao turismo e comércio, as inovações se tornaram um imperativo para o poder público de estados e municípios. E esse cenário está levando os governos a uma corrida contra o tempo para especializar os servidores.

“Para ampliar de forma estratégica a vocação por um governo inteligente, em busca de ampliar a transformação digital dos governos, é preciso investir em capacitação especializada no segmento de cidades inteligentes. Da mobilidade à sustentabilidade, passando pela infraestrutura, tecnologias de governo (govtechs), busca por fontes renováveis de energia e gestão pública com governança, são muitas as frentes disponíveis. Este é o objetivo da nova turma Expert Governos Inteligentes, lançada no segundo ano do curso Smart City Expert”, explica Eduardo Filipe Mazzarolo Marques, sócio-diretor e diretor de estratégia e inovação do iCities, empresa pioneira na estruturação de cursos formadores de massa crítica no tema.

Lançado no ano passado dentro do iCities Academy para suprir uma lacuna em formação profissional nessa área, o curso Smart City Expert acaba de formar a primeira turma de experts. Neste segundo ano, o curso foi dividido em duas turmas, com conteúdos exclusivos para cada tipo de profissional. Além do Expert Governos Inteligentes, a turma de Expert Negócios e Profissões será destinada a profissionais da iniciativa privada, entre outros formatos de capacitação também em EAD.

A iniciativa do iCities traz para o campo da formação profissional os dez anos de experiência da empresa criada em 2011 e que realiza em Curitiba a edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba, com chancela da Fira Barcelona, desde 2018. A empresa também desenvolve projetos e soluções de cidades inteligentes e essa expertise vem contribuindo para que vários dos formandos estejam colocando em prática projetos, soluções e tecnologias para empresas e municípios de todo o país.

Necessidades públicas

Os conhecimentos oferecidos pela capacitação em cidades inteligentes são amplos, atraindo interesse de experts como Marcus Machado, que atua no Tribunal de Contas do Estado do Paraná, se formou na primeira turma do curso e está aplicando os conhecimentos em seu dia a dia profissional na área pública.

“Pude conhecer melhor a expertise das cidades inteligentes, que começam a tornar-se realidade em diversas regiões do país. A proximidade entre a teoria e a prática faz com que percebamos a possibilidade de implementar soluções tecnológicas e inteligentes. Como servidor de um órgão de controle, a atualização constante e o conhecimento da realidade prática são necessários para o real conhecimento das necessidades públicas, que podem ser aliadas a soluções inteligentes e econômicas, conforme demonstrado no curso”, relata.

Serviços para municípios

Para Rodrigo Cruvinel, gerente comercial da Sanetran – empresa de saneamento ambiental sediada em Curitiba, que oferece serviços públicos para municípios – a abordagem das Parcerias Público Privadas (PPPs) foi um dos conteúdos mais interessantes para a primeira turma. “Estamos com um processo em andamento de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para entrar em uma PPP no Mato Grosso. Meu objetivo era aprofundar os conhecimentos nessas parcerias, pois faço essa venda dos serviços para as prefeituras. Foi bastante proveitoso, valorizei muito o nível dos professores e dos participantes do módulo. Não esperava que as trocas fossem tão produtivas. Posso dizer que abri minha cabeça sobre novos serviços que podem ser implantados dentro da empresa, em PPPs e outras iniciativas. Tenho levado essas ideias para o jurídico, o planejamento, conselheiros e diretores da empresa.”

Master Class

Programa de especialização livre e híbrido composto por dez módulos no modelo Master class, o Smart City Expert oferece um total de 320 horas-aula, com foco no aprofundamento de todas as dimensões das cidades inteligentes. Seu corpo docente é composto por mestres e doutores nas verticais de smart cities, além de palestrantes nacionais e internacionais que abordam cases relevantes de mercado com aplicabilidade prática dos temas abordados durante as aulas.

“O Expert é voltado para gestores e servidores públicos interessados em se tornar especialistas em cidades e governos inteligentes, com capacitação para poder promover e liderar projetos de transformação social, econômica e ambiental em suas cidades e realidades. Além disso, há uma promoção do engajamento e da melhora na qualidade de vida dos cidadãos, com aumento na eficiência dos processos administrativos”, explica Marques.

Acesse mais informações sobre o Smart City Expert pelo email ou (41) 99164-2383 (WhatsApp).

Sobre o iCities

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que oferece consultoria e diagnóstico para gestores de todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar