Brasil,

Quando você deve contar com uma infraestrutura adjacente à cloud

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Melo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

As três melhores práticas para a criação de infraestruturas híbridas ágeis e seguras

Christian Melendez, Global Solutions Architect da Equinix

Muitas empresas ainda estão decidindo se migram as suas cargas de trabalho para a cloud ou as mantêm on premise. Felizmente, não se trata mais de apenas uma opção. Em vez disso, as empresas podem aproveitar a infraestrutura sob demanda e os serviços de um provedor de cloud, mantendo todos os seus dados on premise, por razões de soberania de dados ou conformidade.

Quando as empresas decidem trabalhar com infraestrutura adjacente à cloud, as possibilidades de integração com outros produtos e serviços podem ser infinitas. Por exemplo, uma empresa pode optar por hospedar seus bancos de dados localmente e se interconectar com um provedor de cloud e outros parceiros de TI. As organizações não precisam fazer grandes ajustes em sua infraestrutura existente. Elas podem começar no nível de rede para estabelecer interconexões privadas e seguras para um ou mais provedores de cloud ou SaaS.

Deixe-me compartilhar algumas ideias sobre a combinação perfeita da infraestrutura adjacente à cloud. Mas, primeiro, vamos ver o que significa "adjacência à cloud" e por que é diferente de outros modelos de arquitetura existentes.

Você poderia pensar na infraestrutura adjacente à cloud como uma evolução de uma infraestrutura híbrida onde a comunicação entre clouds públicas e privadas acontece pela internet pública. No entanto, existem data centers que estão localizados "ao lado" da cloud, na mesma instalação. Estar tão próximo possibilita a comunicação com um ou vários provedores de forma privada e segura, sem passar pela internet pública. Esse tipo de comunicação proporciona benefícios significativos para essas cargas de trabalho, como baixa latência e redução dos custos de transferência de dados.

Um modelo de adjacência de cloud ajuda as empresas a usar a cloud como uma extensão de seus data centers. Elas não precisarão fazer alterações radicais para começar. E, se estiverem usando ferramentas como Terraform e Ansible para automatizar o provisionamento e a configuração de infraestrutura, a capacidade de fazer alterações na arquitetura aumenta rápida e exponencialmente.

Agora, deixe-me compartilhar alguns cenários onde uma infraestrutura adjacente à cloud é uma ótima ideia:

Cargas de trabalho muito altas

O planejamento da capacidade do servidor on premise apresenta desafios, como ter tempo de aprovisionamento suficiente para comprar novos servidores físicos. No entanto, você poderia usar um provedor de cloud para dimensionar uma carga de trabalho temporariamente, sob demanda. A adjacência de cloud não só lhe dá uma arquitetura híbrida mais ágil, mas também ajuda a se conectar a um provedor de cloud de forma segura e privada.

Soberania de dados e/ou análise de dados

Há momentos em que um sistema tem restrições sobre onde armazenar os dados e quem pode acessá-los. Você pode decidir que não quer transferir dados para a cloud, mas gostaria de usar alguns serviços de cloud. Ter um modelo de adjacência ajuda a resolver esse problema de comunicação privada e segura. Não há necessidade de trocar tráfego de dados pela internet pública quando há linhas diretas de comunicação de um data center para a cloud.

Você pode manter os seus dados em um data center onde você tem mais controle ou precisa manter a soberania, mas ainda usar alguns serviços de um provedor de cloud. Os servidores on premise continuam realizando a análise de dados e expondo apenas determinadas informações para fins de emissão de relatórios. Isso reduz os custos de transferência de dados devido à quantidade de dados que estão sendo trocados e aos menores custos de transferência de dados via canais privados.

Cargas de trabalho de edge com hardware especial

Outro cenário tradicional onde a adjacência de cloud é uma ótima ideia é quando você precisa ter uma comunicação de baixa latência com um provedor de cloud a partir de um data center. Normalmente, é aplicável a cargas de trabalho da internet das coisas (IoT). Além disso, esses tipos de cargas de trabalho podem precisar de hardware especial que um provedor de cloud não oferece.

Esses são os cenários mais comuns para a adjacência de cloud; no entanto, as possibilidades são infinitas quando você tem um hub de interconexões, onde pode se comunicar de forma privada e segura com provedores de cloud e parceiros de negócios.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar