Brasil,

Gartner identifica quatro ações para os CIOs assumirem um papel ativo no avanço da diversidade, equidade e inclusão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Angélica Consiglio
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Líderes de TI podem alavancar recursos de influência e tecnologia para apoiar grupos marginalizados

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, alerta que, como parte de suas responsabilidades de liderança, os Chie Information Officers (CIOs) devem alavancar sua influência e recursos de tecnologia para assumir um papel ativo no avanço das iniciativas de diversidade, equidade e inclusão dentro de suas organizações.

“As implicações da pandemia e as injustiças sociais aumentaram as expectativas dos funcionários no que diz respeito à diversidade, equidade e inclusão”, diz Rob O’Donohue, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “Os CIOs têm uma enorme oportunidade de usar sua posição como líderes de negócios digitais para apoiar grupos frequentemente marginalizados e cumprir compromissos executivos com ação.”

O Gartner recomenda que os CIOs e seus subordinados diretos se concentrem em quatro ações principais para promover a diversidade, equidade e inclusão nas empresas e em suas comunidades:

Desafie o pensamento existente sobre os programas de diversidade, equidade e inclusão - Os CIOs devem adotar uma abordagem estratégica e reflexiva para seu envolvimento nas iniciativas de diversidade, equidade e inclusão, identificando uma lista de prioridades que terão alto impacto e que a área de TI possa influenciar diretamente.

Os CIOs precisam desafiar suas equipes de TI para responder a diferentes perguntas sobre diversidade, equidade e inclusão, como, "Quais são as barreiras para aumentar a diversidade na profissão de tecnologia?" ou “Por que as mulheres tendem a abandonar o pipeline de tecnologia à medida que suas carreiras progridem?” Os líderes devem selecionar iniciativas com as quais se envolverão e nas quais exista uma paixão coletiva e um senso de propósito alinhado.

Desenvolva uma série de parcerias - Os CIOs podem promover a diversidade dentro da área de TI criando conexões com instituições educacionais e organizações sem fins lucrativos para ajudar a impulsionar ou acelerar grupos marginalizados em uma carreira de tecnologia. Essas parcerias podem oferecer treinamento e acesso à tecnologia, o que dá suporte à criação de um pipeline diversificado de talentos em TI.

Além disso, os CIOs podem desenvolver parcerias com outras partes interessadas para garantir a diversidade dos fornecedores de tecnologia de sua organização. O Gartner define um fornecedor diversificado como uma empresa que pertence e é operada por pelo menos 51% de indivíduos que fazem parte de um grupo tradicionalmente sub-representado.

“A diversidade de fornecedores oferece vantagens para a organização, como novas abordagens para a transformação digital, maior inovação e novos canais para aquisição de bens e serviços”, avalia O’Donohue.

Estabeleça conexões para superar as desigualdades digitais na comunidade - “Em muitas partes do mundo, uma das maiores barreiras à equidade é o acesso à tecnologia”, destaca o analista do Gartner. “A exclusão digital tornou-se ainda mais visível desde a chegada da pandemia.”

Por isso, os diretores de tecnologia devem identificar as desigualdades tecnológicas na comunidade local ou em outras regiões do mundo e alavancar parcerias e recursos internos para ajudar a fechar a lacuna. Resolva as desigualdades oferecendo acesso a serviços de tecnologia, aplicativos e / ou conhecimento técnico. Por exemplo, considere fazer parceria com uma escola local em um bairro de baixa renda para fornecer laptops e tablets aos alunos, ou ofereça a seus funcionários uma introdução à codificação bootcamp.

Fortalecer a inclusão da comunidade de TI - Os CIOs e líderes de TI podem usar sua influência para alcançar grupos marginalizados em suas equipes e incutir um senso de inclusão. Apoiar os funcionários por meio de iniciativas de coaching ou grupos de suporte aos funcionários (como uma comunidade de “Mulheres em Tecnologia”), que podem ajudar a promover um local de trabalho diversificado e inclusivo.

“Como membros do C-Level, os CIOs estão posicionados de forma única para fornecer patrocínio executivo-chave e alocar recursos para oferecer suporte, mentoria e outros esforços de inclusão”, diz O’Donohue.

Sobre o Gartner

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite o site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar