Brasil,

Active Intelligence: a evolução do Business Intelligence

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Saulo Kurosaka
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por César Ripari*

Na economia digital, a agilidade é um diferencial. As organizações precisam tomar decisões em tempo real e, por isso, o Business Intelligence tradicional já não atende mais todas as demandas. Isso porque, o BI funciona de forma passiva por meio da carga de dados pré-configurados - que dizem respeito a atividades do passado - para prever comportamentos futuros. E, cada vez mais, as empresas precisam compreender e tomar decisões baseadas em acontecimentos do presente.

A Inteligência Ativa (do inglês, Active Intelligence) foi planejada para ser uma evolução e suprir as lacunas deixadas pelo BI tradicional, fornecendo um estado de inteligência contínua, a partir de informações atualizadas em tempo real e projetadas para acionar ações imediatas.

Com a Inteligência Ativa, as organizações criam oportunidades para inovar e ganhar vantagem frente aos concorrentes, podendo detectar e reagir imediatamente a tendências, novas normativas (LGPD por exemplo) e mudanças nos negócios e no mercado. Podem reinventar estratégias, processos e produtos para o mundo digital, além de criar um ambiente de colaboração, reunindo produtores e consumidores de dados. Com isso, é possível acelerar os resultados dos negócios, aumentando a agilidade e a eficiência em todas as operações.

Um dos setores que pode se beneficiar da Inteligência Ativa é o de saúde. Com ela é possível combinar dados de saúde pessoal, população e condições médicas para processar, instantaneamente, fatores de risco em função do histórico médico de um paciente, personalizando diagnósticos complexos e orientando ações baseadas na análise personalizada dos dados, como uma intervenção precoce.

Do lado financeiro, a Inteligência Ativa também desempenha uma função estratégica, pois permite a monitoração de transações financeiras em andamento, identificando anormalidades em tempo real e emitindo alertas aos responsáveis ou, até mesmo, o bloqueio automático das transações.

Quanto mais rápida for a reação de uma organização aos eventos em curso, melhor estará posicionada no cenário de competição de seu segmento. Isso significa capacitar as pessoas e sistemas com informações atualizadas, em tempo real, e com analytics para poder otimizar cada momento dos negócios. Por isso, é importante que as empresas estejam cientes da necessidade de evolução do Business Intelligence e das oportunidades oferecidas pela Inteligência Ativa.

*Por César Ripari, Diretor de Pré-vendas da Qlik para América Latina


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar