Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Banrisul adota onboarding digital com validação biométrica

Equipes de tecnologia, segurança e análise de risco da instituição trabalharam na arquitetura de workflow com suporte da Flexdoc, especialista em engenharia bancária

O Banrisul, banco de varejo com cerca de 20% de participação de crédito no Rio Grande do Sul e em torno de 50% dos depósitos a prazo feitos no Estado, implantou uma plataforma de onboarding digital para o cadastro de clientes pessoas físicas. O serviço permite também a conversão digital dos clientes atuais sem que eles necessitem ir a uma agência ou usar atendimento remoto.

A funcionalidade se integra ao aplicativo móvel Banrisul Digital, já em uso por milhares de clientes. A consolidação do serviço está apoiada pela plataforma de validação e processamento da empresa de engenharia bancária Flexdoc, parceira do Banco neste projeto.

A arquitetura de workflow foi concebida pelas equipes de tecnologia, análise de risco e segurança digital do Banrisul, que atuou em conjunto com a Flexdoc, viabilizando a integração do projeto. De acordo com Osvaldo Lobo Pires, diretor de Crédito do Banrisul, a implantação do onboarding digital segue uma lógica de negócio com foco na automação da análise de risco e da exclusão da fraude em processos de tempo real, com validação de múltiplos fatores. “Nossa prioridade é fortalecer a atração e ampliar as capacidades de crosselling e upselingde produtos financeiros, através de uma experiência digital segura para os clientes e para o banco”, afirma Osvaldo Lobo Pires.

Com a integração com a plataforma automatizada da Flexdoc, após a captura via app Banrisul Digital, as informações são extraídas pela empresa parceira a partir de fotos de documentos e selfies do cliente enviadas via smartphone. O método de validação emprega a checagem de padrões gráficos de documentos com bibliotecas históricas. O OCR expandido utilizado na leitura corrige distorções de posicionamento ou qualidade de imagem.

A solução cria algoritmos biométricos aplicados sobre as imagens para comparar fotos instantâneas do usuário com aquelas usadas em CNH, RG, arquivos públicos e até mesmo em perfis de redes sociais associados ao indivíduo.

O app Banrisul Digital passou a explorar também a conferência óptica de assinaturas e a confrontação de dados dos registros com fontes como cartórios, cadastros de pagadores, comércio, polícia etc.

Osvaldo Lobo Pires comenta que o onboarding digital chega num momento em que a experiência digital se torna uma demanda mais urgente devido às imposições da Pandemia. Em 2020, o acesso aos canais digitais já havia crescido 30,8% na comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre desde ano, a elevação foi de 20% em relação a igual período do ano passado, atingindo 77,5% de todas as transações dos clientes com o banco. Ainda no primeiro trimestre, o total de acessos digitais alcançou 97,7 milhões, o que supera a marca de 1 milhão de acessos ao dia.

“Nossa experiência de projeto com o Banrisul revelou uma estrutura de varejo bancário sólida e um legado de atendimento compatível com as operações mais rápidas, seguras e de baixo atrito do País”, comenta Eduardo Borém, diretor de negócios da Flexdoc.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo