Brasil,

Podcast documental Primeiro Contato remonta a história dos computadores e games no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Annete Morhy
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Série de 12 episódios traz relatos inéditos dos bastidores do mercado de games nas décadas de 1980 e 1990.

O B9, uma das maiores publishers de podcasts do Brasil e o site de jornalismo de games Overloadr, anunciam o lançamento da coprodução ‘Primeiro Contato’ nesta segunda-feira, 19 de julho. O programa contará a história da chegada dos computadores e seu universo de jogos eletrônicos e entretenimento nos lares brasileiros.

Com uma narrativa dramática e envolvente, a temporada de 12 episódios aborda temas como os primeiros computadores nacionais, a inauguração de empresas pioneiras no setor de games por aqui, a revolução multimídia dos CD-ROMs e a popularização desta mídia nas bancas de jornal, passando pelas primeiras localizações de jogos e outros assuntos históricos.

‘Primeiro Contato’ traz mais de 50 entrevistas, captadas ao longo de um ano, e vasta pesquisa sobre o contexto histórico, político e econômico do Brasil nas décadas de 80 e 90. O podcast remonta os bastidores de um mercado que, diferente da atualidade, era dominado por empresas brasileiras, como a Brasoft, Tectoy e CD Expert.

De acordo com Henrique Sampaio, do Overloadr, Primeiro Contato dá voz aos homens e mulheres que deram início ao mercado e à indústria de games para PC no Brasil, muitos dos quais sequer são lembrados ou reconhecidos atualmente. “São histórias humanas que captam a emoção e os perrengues dos negócios internacionais, dos conflitos corporativos, das dublagens precursoras, dos primeiros games brasileiros e dos pânicos morais em torno dos jogos violentos no final da década de 90. É um trabalho inédito e histórico que deve servir de referência para futuras gerações”, explica.

A rede B9 de podcasts contou com mais de 50 milhões de plays e mais de 2000 episódios publicados em 2020. Já o Overloadr, por sua vez, é conhecido por uma comunidade fiel de ouvintes que financiam o projeto há mais de cinco anos. Atualmente, eles já contam com mais de 620 episódios de podcasts lançados, além de mais de 500 lives no YouTube e Twitch.

Sobre o B9

B9 é uma das maiores publishers de podcasts do Brasil, além de veículo de comunicação que cobre criatividade e inovação, ministra palestras e workshops e produz conteúdo multimídia. Criada por Carlos Merigo em 2002, a empresa conta também com Juliana Wallauer e Cris Bartis — as vozes do Mamilos Podcast — no quadro de sócios. O trio aproveita também a larga experiência em agências de publicidade e no contato com marcas para inovar as relações do mercado. Saiba mais: https://www.b9.com.br

Sobre o Overloadr

O Overloadr é um site independente criado pelos jornalistas Caio Teixeira, Henrique Sampaio e Heitor de Paola. Desde 2014, o Overloadr trata de videogames com contexto, seja em textos e vídeos no overloadr.com.br, as mais de 500 lives na twitch.tv/overloadr, ou nos seus mais de 600 episódios de podcasts do MotherChip, Notícias da Nave Mãe e, agora, Primeiro Contato.

Idealização, produção e roteiro: Henrique Sampaio
Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez.
Trilha sonora original: Casemiro Azevedo
Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação Geral: Alexandre Potascheff.
Identidade Visual: Henrique Sampaio
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães
Marketing: Luzi Santana
Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro.
Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar