Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

IOT Para o Agronegócio: Inatel e Taggen desenvolvem projeto pioneiro na América Latina para localização de alta precisão com baixo custo

5G - divulgação 5G - divulgação

Em nova parceria, a Taggen, especializada em soluções para Internet das Coisas, se aliou ao Inatel para o desenvolvimento de um produto pioneiro na América Latina: a nova geração do TaggenBeacon na versão BLE 5.1. A inovação prevê elevar em até oito vezes a capacidade de identificação e localização das “coisas” com precisão de submetro, além de efetuar conexões via Bluetooth, Wi-Fi, 4G LTE, NBIoT e 5G. Para a introdução dessa nova geração do dispositivo, a parceria está recebendo recursos não-reembolsáveis da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação). A parceria com o Inatel inclui o desenvolvimento do novo TaggenGateway.

Juntos os produtos ampliam as possibilidades de aplicações em várias verticais, entre elas: indústria automobilística, logística, varejo, óleo e gás, saúde, agronegócio e cidades inteligentes. Por meio da instalação no beacon de um conjunto de sensores, é possível detectar e mensurar luminosidade, temperatura, pressão, acelerômetro, entre outros parâmetros.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Negócios do Inatel Competence Center, Sandro Duarte Azevedo, o Beacon BLE 5.1 é apenas o primeiro projeto desta parceria. “A Taggen é uma startup com forte desejo de inovação e encontrou no Inatel um parceiro tecnológico para ajudá-la no desenvolvimento de soluções para os diversos segmentos em que pretende atuar com o seu portfólio de dispositivos diferenciados”, afirma.

Beacons para o 5G

Sobre os resultados esperados desse primeiro desafio da parceria, o CEO da Taggen, Werter Padilha, destaca que o novo combo tecnológico já estará preparado para o 5G. “Essa nova geração tecnológica dos beacons foi criada com uma série de características extremamente inovadoras, visando atender as mais recentes demandas de rastreabilidade como, por exemplo, a avaliação do distanciamento entre pessoas e objetos, detecção de “man down” e sensoriamento de ambientes”, explica Werter Padilha.

A Taggen é uma referência no segmento de beacons, um pequeno dispositivo, que emite um sinal intermitente e pode ser detectado com exatidão por um smartphone com tecnologia BLE (Bluetooth). “A nova geração aumentará os segmentos atendidos, como hospitais e agronegócio, proporcionando precisão altamente confiável para o rastreamento, com baixo consumo de energia e custo reduzido para aquisição”, informa o gerente comercial da Taggen, Sergio Passaretti.

Geolocalização mais precisa e confiável

O Especialista em Soluções do Inatel Competence Center, Lucas Jun Sakai, que integra o time de pesquisa e desenvolvimento, ressalta que o projeto reafirma o compromisso da instituição em atender as necessidades da sociedade. “Uma das demandas atuais para geolocalização confiável é o gerenciamento do distanciamento social, dentro de empresas e outros locais, para o combate ao Covid-19. E uma das premissas deste projeto com a Taggen é apresentar um produto competitivo para que a utilização seja ampla e acessível”, destaca o engenheiro.

Para o Coordenador de Projetos de Engenharia do Inatel, Francisco Martins Portelinha Junior, a parceria para o desenvolvimento de um produto pioneiro na América Latina “reforça o compromisso do Inatel em propor e desenvolver soluções inovadoras para o mercado nacional e internacional”, pontua. Dessa forma, a inovação proposta pelo projeto com a Taggen chega em um momento de alta demanda de setores essenciais como a saúde, o agronegócio e a indústria, com destaque para este último, que já utiliza soluções de localização indoor rumo aos avanços necessários para a Indústria 4.0.

O CEO da Taggen informa que vários Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) foram pesquisados para a condução do projeto. “É preciso ressaltar que o Inatel tem desempenhado um papel relevante no ambiente de inovação. A capacidade técnica e excelência de conhecimento de sua equipe pesou na nossa escolha. O Instituto foi muito bem recomendado por alguns dos nossos parceiros estratégicos e comerciais”, finaliza Padilha.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo