Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como a tecnologia em nuvem transforma a gestão tributária?

Utilização de soluções tecnológicas vai de encontro à modernização do setor, oferecendo ganhos importantes de eficiência, segurança e agilidade nos processos

Nos últimos anos, a busca por mais simplificação no ambiente tributário do país tem refletido em medidas inovadoras por parte das autoridades responsáveis. Se por um lado, o Governo Federal tem se movimentado para que a burocracia seja reduzida em prol da competitividade das empresas, para organizações que possuem dificuldades com a área tributária, o objetivo não é diferente. Manter-se inoperante não é uma alternativa a ser considerada, especialmente no que diz respeito à adoção de novas tecnologias.

Seguindo essa linha de raciocínio, a utilização de ferramentas em nuvem impacta de forma abrangente a realidade de departamentos tributários, proporcionando contribuições acerca da segurança e a instituição do Compliance fiscal. Além disso, trata-se de uma inciativa preponderante para que o material humano seja melhor aproveitado, isto é, é possível readequar profissionais para atividades mais estratégicas, enquanto a automatização assume o fluxo de dados. Portanto, hoje, é de suma importância que os gestores se atentem à transformação digital como um fenômeno extremamente bem-vindo.

Peça-chave para acompanhar o sistema tributário

O cenário tributário do Brasil é reconhecidamente um dos mais complexos do mundo, isso é fato. Por muito tempo perpetuou-se uma estrutura cujo excesso de burocracia servia de entrave para companhias de diversos setores. A quantidade elevada de tributos, bem como alterações que surgem a todo instante, também são empecilhos inegáveis. Com isso, os profissionais que respiram a área fiscal devem encontrar métodos capazes de reduzir a ocorrência de erros. Sem o suporte tecnológico, esse é um desafio, no mínimo, tortuoso, e até desumano, em termos processuais.

No mercado, existem opções de sistemas com foco no recolhimento de tributos, visando fortificar a infraestrutura da empresa em questão. Para organizações com pouca expertise no quesito inovação, é preciso priorizar serviços que proporcionem uma transição gradual entre plataformas, sempre sob a tutela de profissionais especializados.

Integração com a legislação brasileira

A tecnologia em nuvem transforma a gestão tributária em vários aspectos. Na construção de uma cultura interna orientada ao Compliance fiscal, respeitando as esferas Municipal, Estadual e Federal, trazendo mais segurança a procedimentos importantes, como a etapa de apuração de impostos, até a garantia de que as informações movimentadas internamente permaneçam intactas, acompanhando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Seja de modo direto ou indireto, no fim, a implementação tecnológica tem como maior finalidade beneficiar o negócio e os próprios colaboradores, através de inúmeras práticas inovadoras. No intuito de compreender a relevância do tema, é aconselhável que utilizemos uma visão macro sobre o que a digitalização pode oferecer. Isso nos leva ao último tópico.

Rotina simplificada e com mais agilidade

Devido à migração da estrutura do departamento tributário para a nuvem, o gestor opta por uma abordagem muito mais transparente, com acessibilidade democrática e intuitiva, para que todos possam estar alinhados sob o mesmo objetivo. Com o armazenamento seguro de documentos fiscais, os sistemas de cloud ainda permanecem em constante atualização e em harmonia com as revisões da Receita Federal (RFB). Esse alto nível de adaptação às demandas do mercado traz tranquilidade para que as equipes possam focar no que realmente importa: o core business da empresa.

Para encerrar o artigo, volto a destacar que essa reunião de vantagens culmina em uma gestão totalmente simplificada e ágil, com acesso fácil às informações, menor risco de erros críticos e uma governança com pilares estabelecidos de Compliance, formalizando os elementos ideais para uma companhia amadurecida digitalmente e responsável em termos tributários.

*Régis Lima é Diretor Executivo e de Operações na Lumen IT. Possui mais de 20 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI.

Sobre a Lumen IT/BPO

Presente no mercado há 21 anos, a Lumen IT é uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções fiscais e compliance, que se consolidou no mercado em sua primeira década de atuação. No segmento, tem liderança de atuação na área fiscal e tributária. A Lumen IT é uma empresa com foco em soluções fiscais e consultoria consultiva, seja na implementação de softwares, outsourcing de serviços, “full” Compliance”, dentre outros.

Sua atuação abrange a apuração dos impostos diretos e indiretos em todo território nacional, bem como geração de obrigações acessórias, além de forte expertise em ICMS, IPI e ISS, bem como a geração da CAT/83, CAT/17.

Mais de 3 mil projetos foram realizados e entregues. Atualmente, sua carteira de clientes conta com nomes de diversos segmentos de mercado, como: Industria, Comercio, Varejo, Serviços, Manufatura, dentre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo