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Executivas brasileiras de tecnologia têm a menor participação em cargos de liderança na América Latina, revela PageGroup

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Morato
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Profissionais de TI do Brasil ocupam maioria dos cargos técnicos e de suporte à gestão

As executivas brasileiras de tecnologia têm a menor participação em cargos de liderança na América Latina. É o que revela o Women in Technology, estudo inédito desenvolvido pelo PageGroup, consultoria líder mundial em recrutamento executivo especializado, que opera com as marcas Page Executive, Michael Page, Page Personnel, Page Outsourcing e Page Interim na região. O levantamento traz o Brasil na última posição entre os países que menos possuem mulheres em cargos de médio e alto escalão, com 66,8% de participação. O indicador é o menor entre todos os países pesquisados, que traz o México na liderança, com 84,3%, seguido por Colômbia (84%), Peru (77,9%), Argentina (76,6%) e Chile (68,7%). Em contrapartida, as profissionais de TI do Brasil acabam ocupando o maior volume de posições técnicas e de suporte à gestão, como assistentes, analistas, consultores e especialistas, com 33,2%, acompanhado de Chile (31,3%), Argentina (23,4%), Peru (22,1%), Colômbia (16%) e México (15,7%).

De acordo com Luana Castro, gerente da divisão de Tecnologia do PageGroup, o cenário deve mudar no Brasil nos próximos anos, especialmente pela nova mentalidade das empresas do País. "O que eu tenho visto é uma intensa movimentação das companhias para recrutar mais mulheres em seus quadros colaborativos. Tenho recebido pedidos, cada vez mais frequentes, para incluir mais mulheres nas fases finais dos processos seletivos. Isso mostra que as empresas estão atuando com mais intensidade para aumentar a participação feminina em cargos mais estratégicos e ajudar a diminuir essa diferença histórica", explica.

Participaram do levantamento, realizado em março e abril deste ano, 930 profissionais em cargos de alta e média gestão no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México. Deste total, 72% são mulheres e 28%, homens.

Enquanto as mulheres que trabalham com tecnologia no Brasil são as que menos participam de cargo de liderança na região, elas são as que detêm maior participação nos conselhos de administração das companhias instaladas na América Latina. As executivas brasileiras lideram a lista onde há mais de 50% de presença feminina nos boards das empresas, com 5,6%. Na sequência, aparecem México (5%), Colômbia (3,4%), Peru (2,8%) e Argentina e Chile, com nenhuma participação acima de 50%.

Brasileiras lideram casos de preconceito e discriminação

Ainda de acordo com a pesquisa, as profissionais brasileiras lideram as queixas na região por terem sofrido ao menos um episódio de preconceito e discriminação no trabalho (65,3%). O indicador é maior que os registrados no México (55,7%), Peru (53,8%), Chile (47,8%), Colômbia (47,3%) e Argentina (45,8%).

Mulheres apontam empresas como maiores responsáveis por desigualdade de gênero

A pesquisa procurou entender os principais motivos que podem colaborar para essa desigualdade de gênero. Entre os fatores listados, os respondentes brasileiros do levantamento apontaram as empresas como maiores responsáveis pelo desequilíbrio entre os sexos no ambiente de trabalho, com 48,1%. O percentual é inferior no Chile (43,8%), Argentina (29%), México (28,4%), Colômbia (27,1%) e Peru (19,4%).

Quando questionados sobre a existência de uma política de equidade de gênero, os respondentes brasileiros também aparecem na dianteira ao apontar a inexistência de um programa de igualdade entre os sexos, com 66,9%, ficando à frente de Peru (61%), Colômbia (55,6%), México (52,8%), Argentina (50%) e Chile (43,8%).

Outro aspecto abordado no levantamento é referente ao período necessário para que haja maior equilíbrio na igualdade de gênero dentro das empresas. Os respondentes brasileiros são os menos otimistas neste quesito, acreditando que isto só ocorrerá após 25 anos, com 13,2%. Estão acompanhados de chilenos (12,5%), mexicanos (8%), colombianos (7,9%), peruanos (6,5%) e argentinos (3,2%).

Inclusão de mulheres passa por políticas e programas estruturados

Os participantes da pesquisa também indicaram alguns caminhos para estimular as empresas a contratarem mais mulheres em tecnologia. Entre os respondentes do Brasil, os aspectos mais preponderantes foram: contratar mais mulheres mediantes processos de recrutamento sem vieses inconscientes (56,2%), promover campanhas de incentivo para que mais mulheres ingressem no universo da tecnologia (41,5%) e maiores oportunidades de promoção (40,8%).

Outro aspecto que também pode atrapalhar a atração e contratação de mais mulheres na tecnologia é a ausência de programas de benefícios direcionados a esse público. Segundo o levantamento, o Brasil está entre os líderes nesse quesito, com 76,6% dos respondentes apontando essa lacuna. O País perde apenas para o Peru, com 77,4%. Em terceiro aparece o México, com 76%, seguido por Chile (71,9%), Colômbia (70%) e Argentina (67,7%).

E quando há programas de benefícios direcionados ao público feminino, quais são eles? Para os brasileiros, os mais listados foram horários flexíveis (76,7%), home office/ teletrabalho (73,3%), oportunidades de carreira e desenvolvimento (70%), seguro-saúde (66,7%), programas de liderança feminina (63,3%), auxílio-creche/ berçário (56,7%).

Quando questionados sobre a existência de programas de qualificação apoiados pela área de Recursos Humanos que diminuam os vieses em processos seletivos e promoções, os respondentes de toda a região foram maioria em apontar a inexistência de ações nesse sentido. A liderança é do Chile, com 71,9%, acompanhado por Peru (69,5%), Brasil (68,6%), México (63,8%), Colômbia (62,4%) e Argentina (60%).

Foram trazidas nessa pesquisa algumas questões que pudessem indicar a baixa participação de mulheres em posições de tecnologia. Os respondentes brasileiros apontaram, entre os principais fatores, o domínio masculino no segmento (57,4%), falta de inspiração e modelos a seguir para as mulheres (47,3%), processos seletivos favorecem os homens (35,7%) e menores oportunidades em cargos de liderança e promoções (34,9%).

Sobre o PageGroup:

Fundado na Inglaterra em 1976, o PageGroup é um conglomerado formado por algumas das consultorias de recrutamento especializado mais respeitadas no Brasil e no mundo. Listado na bolsa de valores de Londres, está presente em 36 países.

Em sua gama de soluções para recursos humanos, oferece recrutamento de conselheiros e líderes executivos, alta e média gerência, e posições técnicas e de suporte à gestão. Além disso, conta com soluções para profissionais com deficiência, temporários e terceiros, bem como a execução de programas de talentos, RPO e recrutamento de alto volume.

Atualmente, os quase 8 mil colaboradores do grupo atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para o conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. No Brasil desde 2000, os consultores espalhados pelo país já realocaram mais de 52 mil profissionais.


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