Brasil,

Inteligência Artificial apoia a mudança da rotina de segurança dos condomínios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

por Paulo Musa e André Santos*

A pandemia e, consequentemente, a adoção do home office, modificou a rotina não apenas dos estabelecimentos comerciais, como também dos condomínios residenciais, que ampliaram sua movimentação. O cenário passou a exigir mais da área de segurança patrimonial, que precisa usar novas tecnologias e metodologias para reduzir riscos e aumentar a proteção.

As atividades em home office aumentaram a concentração diária de pessoas nos condomínios. Porém, apesar de se manterem em suas unidades residenciais, elas precisam do consumo de itens básicos com maior frequência. Essa movimentação ampliada da prestação de serviços em função do isolamento social dos moradores somada às novas preocupações de origem sanitária aumenta o risco para todos.

Diante deste cenário, a segurança residencial passou a demandar uma atenção extra das administrações de condomínio em função de dois principais alvos de movimentação nesses ambientes: a ação de bandidos e a aglomeração de pessoas, que ainda requer cuidados devido à transmissão do Coronavírus. Essas situações devem se manter por um longo período, principalmente em relação à frequência de moradores.

Todas essas mudanças na rotina impactaram diretamente nas medidas de segurança desses ambientes, que não tinham determinados riscos mapeados. Isso sem contar que alguns equipamentos de acesso precisaram ser adaptados para evitar o contato e, consequentemente, a contaminação. Esse aumento da demanda trouxe para a segurança patrimonial a necessidade de ser mais assertiva em suas atividades, o que não é possível sem a integração da tecnologia com a inteligência.

Uma segurança proativa é a saída para este novo cenário. O uso de tecnologias, como o videomonitoramento, utilizando a inteligência artificial, por exemplo, garante a otimização dos processos da operação de segurança e controle, ajudando a identificar as pessoas de forma digital e automática, além de ser usado na prevenção da Covid-19, já que é possível utilizar este recurso para observar o uso de máscaras, identificar aglomerações e até mesmo aferir a temperatura.

E pelo lado da segurança para evitar invasões, a inteligência artificial também auxilia na proteção e identificação de um determinado perímetro, oferecendo mais informações sobre invasores, inclusive sobre o porte de arma de fogo, sendo possível acionar a polícia ou um serviço de emergência de forma antecipada e com informações relevantes para prevenir qualquer ação que esteja ocorrendo.

Os mecanismos de inteligência, seja de som ou de imagem, garantem mais eficiência e segurança na operação, assim como reduz o tempo com ações equivocadas, fazendo valer o investimento nos processos e nas tecnologias corretas.

*Paulo Musa é especialista em segurança patrimonial e pessoal da ICTS Security, empresa de origem israelense que atua com consultoria e gerenciamento de operações em segurança, e André Santos é especialista em engenharia de soluções da Avantia, líder em tecnologia para o mercado de segurança.

Sobre a ICTS Security

A ICTS Security é uma empresa de consultoria e gerenciamento de operações em segurança, de origem israelense. Proporciona tranquilidade pessoal e aos negócios de seus clientes ao oferecer segurança e proteção com agilidade e independência, fundamentada em visão e conhecimento abrangente de riscos. Executa soluções pragmáticas, dinâmicas e integradas com uso de metodologia pioneira e tecnologias atuais.

Presente no Brasil desde 1995, atende a clientes com os mais variados desafios em questões de segurança, bem como organizações com logísticas complexas e altamente expostas a riscos, a partir de escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro.

Sua metodologia de resultados comprovados e sua equipe de profissionais altamente qualificados lhe confere o reconhecimento como referência no mercado. A ICTS Security é uma empresa ICTS.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar