Brasil,

Automação: cinco passos para iniciar um projeto de automatização de máquinas de Computer Numerical Control (CNC)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Santos Tardioli
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Uma pesquisa conduzida pela Report Ocean avalia que o mercado de Computer Numerical Control (CNC) deve superar a marca de US$ 22 milhões até o final do ano de 2026. O CNC é uma solução automatizada, controlada por computadores por meio do uso de software incorporado em um microcomputador para ferramentas de trabalho de metal.

Entre os exemplos de máquinas-ferramentas que podem ser executadas no CNC estão o torno, máquinas de fresar e máquina de perfuração. As vantagens que o CNC oferece são inúmeras, entre elas, mais precisão e aumento da produtividade relacionadas ao desempenho da usinagem. Na visão da UiPath, empresa líder mundial em RPA – Robotic Process Automation - a estratégia de automação desta indústria deve ser planejada de forma minuciosa para alcançar resultados satisfatórios e não prejudicar a iniciativa da empresa.

Pensando nisso, a UiPath listou cinco perguntas que devem ser respondidas pelas empresas antes de iniciar um projeto de automatização de máquinas CNC:

1- Qual é o intuito para a automação?

A atualização de máquinas-ferramentas para equipamentos CNC, cada vez mais sofisticados, que auxiliam na automação representam um custo significativo. À medida que novas técnicas se tornam disponíveis e a tecnologia passa a ser amplamente utilizada, as empresas encaram o aumento da automação como uma resposta natural às mudanças do mercado.

“Por isso, a organização deve ficar atenta para que a automação não se torne uma resposta a fatores externos, em vez de um objetivo em si”, avalia Edgar Garcia, diretor comercial da UiPath para a América Latina.

Na visão do executivo, é preciso imaginar a automação completa (full automation) como o objetivo final e isso requer uma abordagem detalhada e abrangente com o intuito de prever com antecedência um processo totalmente automatizado.

“É fundamental adotar uma abordagem proativa à automação, pois isso reduz a chance de as despesas extrapolarem o previsto e evita erros no processo de fabricação”, avalia.

2 - Qual é o papel das pessoas?

Na avaliação da UiPath, é preciso que as empresas também prevejam cuidadosamente quais serão as funções dos funcionários para um processo de automação proativa. “Os colaboradores devem ser treinados em código geométrico (código g) e programação CNC, garantindo assim programadores treinados para lidar com toda a linha de produção”, indica Garcia.

O executivo destaca que esta não é a única função das pessoas em um centro de manufatura totalmente automatizado. “É necessário colaboradores que garantam o controle de qualidade e designers. Definir essas funções de maneira clara e com antecedência pode preparar a empresa para um crescimento natural”, aponta.

3 - Seus processos estão prontos para serem automatizados?

“Se os processos estiverem bem fundamentados, a automação os tornará melhores”, afirma Garcia. Os processos CNC incluem design de produto, teste, programação de código-g, garantia de qualidade e vendas, entre outros. “Para garantir que as operações estejam prontas para automação, atualize e prepare os equipamentos, treine funcionários e até mesmo faça melhorias físicas nas instalações”, sugere o executivo.

4 - O ambiente está sob controle?

A automação completa requer que as máquinas CNC executem não apenas uma operação demorada, mas uma série inteira de operações em uma ou mais etapas, o que demanda controlar também o acúmulo térmico. Operações que duram 40 ou 50 horas geram calor significativo, o suficiente para prejudicar a precisão da usinagem e alterar as dimensões do bloco de material que está sendo usinado. Com ferramentas manuais, os operadores da máquina podem ajustar essas alterações durante a operação. Mas em um sistema totalmente fechado, torna-se crucial minimizar quaisquer alterações e, assim, eliminar a necessidade de compensação.

Neste ponto, o executivo traz algumas considerações mais específicas sobre como automatizar as máquinas CNC:

- É possível medir e levar em consideração a condição da ferramenta de corte antes da usinagem em cada etapa do programa e também a condição da ferramenta de corte após usinar cada etapa?

- Existe capacidade de trocar as ferramentas de corte por uma duplicata, se certas tolerâncias não forem atendidas?

- As decisões podem ser tomadas em tempo real, reduzindo-se, assim, o tempo não utilizado da máquina?

- A fresa, torno ou outra máquina-ferramenta tem a capacidade de controlar e ajustar a expansão térmica?

5 - As ferramentas necessárias para alcançar a automação completa estão à disposição?

Uma usinagem CNC totalmente automatizada requer, necessariamente, uma combinação de software capaz de produzir programação CNC altamente complexa e que os operadores levem em consideração qual o melhor momento e maneira de aumentar o nível atual de automação. “Tudo deve estar muito bem alinhado para uma automação bem sucedida”, conclui Garcia.

Sobre a UiPath: A UiPath tem como visão entregar uma empresa totalmente automatizada™️, ou seja, viabilizar que a automação desbloqueie todo o potencial do negócio. A UiPath oferece uma plataforma de ponta a ponta para automação, combinando sua solução líder em Robotic Process Automation (RPA) com um conjunto completo de recursos, permitindo que cada organização dimensione suas operações em uma velocidade sem precedentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar