Brasil,

Siemens fecha acordo para fornecer equipamentos para linhas de transmissão na Paraíba e Minas Gerais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Suzuki
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

· Contratos assinados com o Grupo Cobra têm como final a companhia indiana Sterlite Power, responsável pelas novas linhas de transmissão que envolvem os projetos Solaris (MG) e Borborema (PB)

· Participação da Siemens envolve equipamentos de Sistema de Proteção, Controle e Supervisão, e de Telecomunicações

Líder em soluções inteligentes voltadas para o setor de energia, a Siemens fechou acordo para fornecer equipamentos para novas subestações e linhas de transmissão que serão construídas na Paraíba e Minas Gerais. Assinados junto ao Grupo Cobra, os contratos têm como cliente final a Sterlite Power, empresa indiana vencedora no Leilão de Transmissão 002/2018 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os projetos do Lote 04 - Borborema (PB) e Lote 20 - Solaris (MG), que juntos somam mais de 300 quilômetros de linhas de transmissão a serem construídas e adicionam 1.550MVA de capacidade de Transformação em novas subestações a serem inseridas no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Para os projetos, o fornecimento da Siemens vai envolver equipamentos para os Sistemas de Proteção, Controle e Supervisão, compostos por painéis com Relés de Proteção e Controle Digital Siemens Siprotec 5, e software supervisório SAGE/CEPEL. A participação da companhia envolve ainda soluções voltadas para o Sistema de Telecomunicações, que inclui painéis com equipamentos OPLAT Siemens PowerLink, multiplexadores, rede de dados, telefonia e sistema de energia 48Vcc.

Os contratos foram assinados entre os meses de fevereiro e março deste ano, mas antes de ser aprovada para a execução dos projetos, a Siemens passou por um rigoroso processo de auditoria que envolveu mais de 20 funcionários de várias áreas da companhia, abrangendo toda a sua estrutura de gestão, fabricação, tecnologia, controle e qualidade.

“São projetos essenciais para reforçar a transmissão de energia elétrica em regiões importantes do país, aumentando a confiabilidade e a qualidade do suprimento de energia e viabilizando a implantação de futuros empreendimentos de Geração Renovável. A Siemens fornecerá equipamentos digitais com o que há de mais moderno e tecnológico, para possibilitar a operação e garantir a proteção elétrica dos empreendimentos. A assinatura dos contratos envolveu um longo processo desde o início das negociações à auditoria, sendo que fomos o primeiro fornecedor a ser aprovado junto à Sterlite Power Brasil com nota máxima em todos os critérios auditados, demostrando a alta qualidade técnica e maturidade dos processos da empresa”, afirma Lucas Soares, Especialista em Desenvolvimento de Negócios, da Siemens.

Localizado em Minas Gerais, o Projeto Solaris possuirá 206 quilômetros de novas linhas de transmissão, e possibilitará o escoamento de energia dos futuros projetos de geração solar fotovoltaica do Norte de Minas Gerais, bem como aumentará a confiabilidade e qualidade do suprimento para os consumidores locais. O sistema é composto pelas linhas de transmissão Janaúba 3 - Jaíba (230 kV) e Pirapora 2 - Três Marias (345kV), e pelas subestações Jaíba (230/138 kV) e Janaúba 3 (500/230/138 kV).

Já o Projeto Borborema terá 122 quilômetros de novas linhas de transmissão e vai reforçar o suprimento de energia da região metropolitana de João Pessoa, além de viabilizar o aproveitamento do potencial de geração eólica. O sistema vai incluir a construção da linha de transmissão Campina Grande III - João Pessoa II (500 kV) e implantação da subestação João Pessoa II (500/230/69 kV). O projeto inclui ainda conexões por meio do seccionamento das linhas Goianinha - Mussuré II (230 kV), Goianinha - Santa Rita II (230 kV) e Santa Rita II - Mussuré II (230 kV).

A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável atual e para o futuro, para atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, conectando sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI oferece aos clientes um portfólio abrangente e completo de produtos, sistemas, soluções e serviços de apenas uma fonte, que envolvem desde o ponto de geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, colabora para o progresso de clientes e comunidades, enquanto ajuda a proteger o planeta. A SI cria ambientes que se importam com o planeta. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 71.000 funcionários em todo o mundo.

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma potência global de tecnologia que se destaca por sua excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiabilidade e internacionalidade há mais de 170 anos. Atuando no mundo todo, a empresa concentra-se em infraestrutura inteligente para edifícios e sistemas de energia distribuída, e em automação e digitalização nas indústrias de processo e de manufatura. A Siemens reúne os mundos digital e físico para beneficiar os clientes e a sociedade. Por meio da Mobility, fornecedora líder de soluções de mobilidade inteligente para transporte ferroviário e rodoviário, a Siemens está ajudando a moldar o mercado mundial de serviços de passageiros e de carga. Por sua participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, a Siemens também é fornecedora líder mundial em tecnologia médica e serviços de saúde digitais. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica que está listada na bolsa de valores desde 28 de setembro de 2020. No ano fiscal de 2020, encerrado em 30 de setembro de 2020, o Grupo Siemens gerou uma receita de €57,1 bilhões e um lucro líquido de €4,2 bilhões. Em 30 de setembro de 2020, a empresa contava com cerca de 293.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet em www.siemens.com

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. Atualmente, a empresa Siemens conta com seis fábricas e quatro centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar