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Pesquisa revela que os publishers descartam logins como uma solução para o fim dos cookies

Teads consultou mais de 450 publishers reconhecidos em mais de 52 países do mundo em pesquisa sobre a transformação digital

A Teads, Plataforma Global de Mídia, apresentou os resultados de sua última pesquisa sobre como o mercado está se preparando para o futuro sem cookies. O projeto contou com a participação de 451 dos mais reconhecidos publishers do mundo, com amostra representativa que incluiu de pequenas à grandes empresas de mídia. Questionados sobre iniciativas a serem implementadas e os planos para enfrentar este novo cenário, a principal constatação foi que mais da metade dos pesquisados não tem certeza de como as novas soluções sem o uso de cookies afetarão seus negócios.

Para Eric Shih, Chief Supply Officer da Teads, “esta pesquisa reflete a falta de clareza dos publishers em lidar com o fim dos cookies. Apesar de serem os que têm maior probabilidade de serem afetados em suas receitas, eles estão contando com atualizações espontâneas e muitas vezes confusas dos gigantes da tecnologia. No entanto, nunca houve uma demanda maior por jornalismo de qualidade do público em geral, bem como um crescimento constante no número de marcas que desejam apoiar anunciantes premium em todos os mercados ao redor do mundo”.

Ainda de acordo com ele, ter um conjunto de soluções de direcionamento para o futuro é uma parte essencial desse ecossistema. “Os próximos meses irão exigir esforços de colaboração combinados e consistência de todas as partes envolvidas para garantir que as demandas de privacidade dos consumidores sejam respeitadas, ao mesmo tempo que lhes dá livre acesso a alguns dos melhores conteúdos da web", acrescentou Shih.

A nível global, o estudo aponta que 65% dos publishers não planejam aumentar o uso de logins para combater a ausência de cookies de terceiros porque entendem que isso pode afetar a experiência do usuário e trazer impacto no tráfego. Ao serem perguntados sobre soluções alternativas, fica claro que não há hegemonia entre as iniciativas mencionadas e que estão explorando várias opções – a Privacy Sandbox, do Google, é a menos popular (18%), superada por dados próprios (28%), Contextual (27%) e ID universal (22%).

Os resultados também comprovam que a maioria das empresas de mídia estão agindo como em um jogo de espera para ver quem assume a liderança – apenas 24% afirmam compreender totalmente as implicações de cada uma das iniciativas da indústria. Dos 76% restantes, 48% dizem que entendem o impacto, mas não conhecem as novas soluções; 18% têm alguma noção das consequências, mas não sabem como seus negócios serão afetados; e 10% têm conhecimento limitado ou nenhum conhecimento sobre o futuro sem cookies.

OS NÚMEROS NA AMÉRICA LATINA

Na América Latina, o clima de incerteza é ainda maior – mais da metade (61%) dos publishers entende o impacto da suspensão do uso de cookies de terceiros, mas não veem uma solução clara, e apenas 9% afirmam conhecer plenamente as implicações de cada uma das iniciativas do setor. Entre os demais, 18% têm alguma noção do assunto, mas não sabem como seus negócios serão afetados e 11% têm conhecimento limitado ou nenhum conhecimento sobre o futuro sem cookies.

Quando questionados se o desaparecimento de cookies de terceiros e/ou IDFA/IDs é uma ameaça ou oportunidade para os editores, 35% das respostas indicam que essas alterações respeitarão a privacidade do usuário e que novas alternativas aparecerão para garantir a continuidade de sua atividade, 20% apontam que estas alterações terão um grande impacto no seu negócio, o que resultará em menores receitas publicitárias e apenas 12% assumiram essas alterações como uma oportunidade de se diferenciarem, graças à qualidade do conteúdo e à utilização dos seus próprios dados. Enquanto isso, 33% ainda não sabem se isso será favorável ou não.

METODOLOGIA

O estudo foi realizado com especialistas digitais de marcas editoriais. Uma amostra de 451 pessoas respondeu a 11 questões relacionadas com a preparação para o fim da utilização de cookies de terceiros. Os entrevistados completaram as respostas online. As entrevistas ocorreram entre 23 de março e 14 de abril de 2021.

SOBRE A TEADS

A Teads, Plataforma Global de Mídia, é o ponto de acesso único para os anunciantes se conectarem aos melhores publishers do mundo e alcançar um público de mais de 1,9 bilhão de pessoas todos os meses. As experiências de anúncios feitos para celular da Teads oferecem a melhor combinação de alcance em massa e segurança de marca do mercado.

A plataforma de ponta a ponta oferece um ecossistema de publicidade sustentável que conecta as marcas aos consumidores de maneira respeitosa. A tecnologia criativa e de demanda da Teads oferece experiências de publicidade eficazes e envolventes para os consumidores, resultados garantidos para as marcas e, em última análise, capacita os publishers com melhores soluções de monetização para financiar jornalismo de qualidade.

A Teads tem parceria com os principais comerciantes, agências e publishers por meio de uma equipe de mais de 800 pessoas em 26 países.


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