Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

FinOps permite uso eficiente da nuvem pelas empresas

Com ele é possível otimizar recursos e aproveitar ao máximo as novas tecnologias

Você sabe o que é FinOps? Essa expressão, à primeira vista estranha, é a união de dois termos: ‘Financeiro’ e ‘Operações’. Trata da gestão financeira do consumo em nuvem, que busca pela otimização do investimento das empresas neste tipo de tecnologia. Usar só o que precisa, quando necessário e da melhor maneira possível.

Apesar de parecer simples, esse é um dos grandes desafios para companhias que pretendem migrar algum dos seus ambientes para cloud e para as que já estão lá, gerenciar. Para quem vai migrar, a dificuldade é identificar quais cargas de trabalho serão transferidas e quais os custos esperados. Já no segundo cenário, o desafio é identificar qual carga está usando cada recurso e como este uso está impactando os custos.

Afinal, a nuvem tem uma vantagem que, se mal gerida, pode ser prejudicial: nela você paga por recurso usado. Se a sua operação cresce e seu negócio precisa de mais recursos, você pode escalar isso com rapidez e facilidade. O mesmo ao contrário, se sua empresa descontinua um produto ou possui alguma operação sazonal, você consegue diminuir a utilização de recursos (e o custo), muito mais rápido do que se esse serviço fosse realizado dentro de casa. Mas, se você possui muitos recursos na nuvem e não utiliza o FinOps, uma operação pode ficar esquecida no ambiente, consumindo dados que poderiam ser utilizados em outras cargas de trabalho.

"A gestão financeira é um esforço diário, que precisa ser constante na rotina da sua empresa para garantir a eficiência. Pense que ela precisa fluir como em um vídeo, e não como um recorte, uma fotografia", afirma Guilherme Barreiro, diretor geral da Nextios, unidade de negócios do Grupo Locaweb. Com o FinOps a empresa otimiza a gestão de custos e aprimora a governança, permitindo que mais recursos possam ser investidos na melhoria do seu negócio.

De acordo com a pesquisa "Moving to a Connected Cloud Architecture", do IDC Research, 71% dos usuários de cloud corporativa acreditam que é muito importante implementar um plano de controle de gerenciamento compartilhado em todos os recursos de cloud, a fim de melhorar o desempenho de ponta a ponta, controle de custos e ativos de infraestrutura e gerenciamento de configuração.

"A tecnologia é sempre o meio para viabilizar algum produto ou solução, não o fim. Por isso é importante contar com parceiros que entendam de tecnologia, para que o seu time consiga focar esforços no desenvolvimento do seu negócio. A Nextios conta com formas práticas de gerir com responsabilidade financeira o modelo de gastos variáveis da nuvem, aplicando soluções que incentivam a cultura e a conscientização de custos, estabelecendo critérios e alertas para atender às metas financeiras e obter a maior eficiência para o negócio da sua empresa", finaliza Barreiro.

Sobre Nextios

A Nextios é uma unidade de negócios do Grupo Locaweb, que atua no mercado B2B desde 2003. Com um portfólio de serviços focado nos principais segmentos do mercado, como serviços, finanças, varejo, indústrias e outros, ajuda centenas de empresas a prover novas experiências e resultados com seus clientes finais, por meio de soluções de tecnologia. A Nextios tem a missão de conduzir o mercado para um futuro mais digital, eficiente e sustentável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo