Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cenário ameaçador da pandemia aumenta em 90% as avaliações de riscos nas empresas em 2020, aponta ICTS Protiviti

Instabilidade econômica aumentou a necessidade de prevenir riscos e perdas. Como reflexo, demanda por avaliações de terceiros salta de 9 mil processos em 2019 para 17 mil em 2020

As avaliações de fornecedores e terceiros deram um salto neste último ano, contrariando expectativas de que a pandemia poderia diminuir a demanda das empresas por este tipo de análise. Comparado a 2019, a consultoria de ética e compliance ICTS Protiviti registrou um aumento de 90% nos processos de diligência, passando de 9 mil em 2019 para mais de 17 mil ao longo de 2020.

A empresa, que publicou pesquisa inédita no mercado contemplando mais de 47.896 terceiros diligenciados nos últimos 5 anos, afirma que o cenário ameaçador instaurado pela crise da Covid-19 resultou no aumento da necessidade das empresas de prevenirem riscos e perdas em seus ecossistemas de terceiros.

Outro dado sobre 2020 revelado na pesquisa indica que, ao contrário da tendência que vinha ocorrendo de aumento dos pedidos de análises aprofundadas sobre o terceiro diligenciado, envolvendo inclusive sócios e diretores, neste último ano as avaliações quantitativas, ou seja, menos detalhadas, porém mais rápidas e de menor custo, voltaram a crescer. Enquanto em 2019, 29,3% das empresas optaram pela realização de análises aprofundadas, no primeiro ano da pandemia este número caiu pela metade, atingindo 14,7% das solicitações, enquanto 85,3% das avaliações focaram-se nas verificações simplificadas.

De olho neste cenário, a ICTS Protiviti entende que o desafio futuro da gestão de riscos de terceiros envolve agregar o lado positivo de ambas análises. Isso requer o uso de novas tecnologias para tanto promover a rapidez de uma verificação automática, como para aportar inteligência às análises qualitativas, trazendo alto grau de acuracidade e, ainda, facilitar a ação de especialistas nos casos que requeiram maior aprofundamento.

"Compreendendo este cenário e as necessidades das organizações, desenvolvemos uma plataforma que utiliza recursos de Inteligência Artificial para automatizar a avaliação e o monitoramento dos riscos de empresas e de pessoas com as quais uma organização se relaciona, o Risk Check. A plataforma on-line combina a digitalização de processos e nossa experiência em gestão de riscos para agilizar e descomplicar o fluxo de diligências", explica Sara Boianosque, gerente sênior de operações da ICTS Protiviti.

A criação desta solução visa atender a demanda do mercado por resultados rápidos e precisos, que promovam uma tomada de decisão imediata e adaptada de acordo com a necessidade de cada empresa, suportando diferentes processos e funções, como avaliações e auditorias de fornecedores e clientes, iniciativas de fusão e aquisição, investigações empresariais, e até mesmo a checagem de candidatos a vagas na organização.

Sara complementa que outra característica incorporada na plataforma é a possibilidade de realização de uma análise de riscos com visão 360 graus, ampliando o contexto de verificações para além das questões de corrupção, que foi o grande impulsionador das diligências desde a regulamentação da Lei Anticorrupção em 2014.

"Em linha com o maior rigor regulatório e práticas avançadas de gestão de riscos e compliance, o Risk Check permite também avaliar os diligenciados nas esferas ambiental, criminal, financeira, fiscal, reputacional, trabalhista e até mesmo sobre aspectos de privacidade e proteção de dados pessoais, em linha com a LGPD", conclui Sara.

Sobre a ICTS Protiviti

A ICTS é líder global em Forensic 4.0, atendendo às 500 maiores empresas da América Latina e apoiando os principais escritórios de advocacia da região. Com mais de 25 anos de experiência, conduzimos investigações complexas e oferecemos serviços que abrangem soluções de eDiscovery e hospedagem, análise de dados, antitruste, suporte regulatório e de conformidade, suporte a litígios e serviços de resposta a incidentes, due dilligence de terceiros, rastreamento de ativos e treinamentos especializados. Somos pioneiros em serviços de canal de denúncias terceirizado, provendo nossa plataforma e experiência para mais de 450 clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo