BASF e RWE planejam cooperar em novas tecnologias para proteção climática
• Eletricidade verde e tecnologias de produção inovadoras podem fazer da unidade química de Ludwigshafen, na Alemanha, um farol para a proteção do clima na indústria química
• Parque eólico offshore adicional com capacidade de 2 GW forneceria à BASF eletricidade verde para processos de produção sem CO2 a partir de 2030
• Carta de intenções se concentra na indústria química neutra para o clima e hidrogênio livre de CO2
Na última sexta-feira, 21 de maio, em Ludwigshafen, Alemanha, a BASF e a RWE assinaram carta de intenções cobrindo uma ampla cooperação para a criação de capacidades adicionais para eletricidade renovável e o uso de tecnologias inovadoras para proteção do clima. Martin Brudermüller, Presidente da Diretoria Executiva da BASF SE, e Markus Krebber, CEO da RWE, acompanhados pelo Presidente do Sindicato das Indústrias de Mineração, Química e Energia (IG BCE), Michael Vassiliadis, apresentaram uma ideia de projeto que mostra como a produção industrial pode se tornar sustentável e preparada para o futuro.
O projeto prevê um parque eólico offshore adicional com uma produção de 2 gigawatts (GW) para fornecer eletricidade verde à unidade química de Ludwigshafen e permitir a produção de hidrogênio livre de CO2. O objetivo é eletrificar os processos de produção de produtos químicos básicos, hoje à base de combustíveis fósseis.
Isso envolverá a utilização de tecnologias livres de CO2, como fornos de cracker a vapor aquecidos eletricamente para produzir produtos petroquímicos. "Juntos, queremos acelerar a transição para uma indústria química neutra de CO2 por meio da eletrificação e do uso de hidrogênio livre de CO2", disseram Brudermüller e Krebber. Michael Vassiliadis, Presidente do Sindicato das Indústrias de Mineração, Química e Energia (IG BCE), comentou: "Aqui, dois parceiros fortes estão tornando a transformação favorável ao clima e a transição energética tangíveis e concretas. Apoiamos este grande projeto porque ele pode ser um símbolo do poder inovador da indústria e de seus colaboradores. Em muitos lugares, eles estão trabalhando com grande paixão e experiência para dar forma à transformação. Eles merecem todo o apoio que puderem obter."
Esses planos podem resultar na prevenção de cerca de 3,8 milhões de toneladas métricas de emissões de CO2 por ano, das quais 2,8 milhões de toneladas seriam realizadas diretamente na BASF em Ludwigshafen. Mostra muito claramente como a proteção do clima e a competitividade podem ser harmonizadas na indústria química. Nenhum subsídio público seria necessário para a construção do parque eólico.
Martin Brudermüller, Presidente da Diretoria Executiva da BASF SE, enfatizou: "Sem a disponibilidade de volumes suficientes de eletricidade de fontes renováveis a preços competitivos, nossa transformação futura não será possível. Essa tarefa só é alcançável com uma cooperação inovadora e intensiva entre a política e a indústria requer colaboração entre as cadeias de valor. Na parceria entre a RWE, como empresa líder em geração de energia, e a BASF em produtos químicos, reunimos os pré-requisitos necessários e a vontade de dar forma às coisas."
Markus Krebber, CEO da RWE, acrescentou: "Acoplar um novo parque eólico offshore em fase de planejamento a um cliente industrial como a BASF, que converterá sua produção em eletricidade verde e hidrogênio nesta base, seria uma inovação na Alemanha. A concretização da nossa proposta representaria uma verdadeira aceleração da expansão das energias renováveis. Claro, ainda há algumas questões em aberto, mas queremos levar isso adiante - quanto mais rápido, melhor. É assim que vamos moldar a transição de energia."
A realização deste plano exigirá uma estrutura regulatória adequada. Os legisladores disseram que planejam aumentar significativamente as metas de expansão para energias renováveis e acelerar as adições de capacidade. Para que isso seja bem-sucedido, será necessário um processo de licitação para os locais do projeto offshore, onde os planos atuais preveem apenas o uso após 2030. As empresas defendem que esses locais sejam especificamente designados para licitações voltadas para processos de transformação industrial. Outro fator importante: a eletricidade verde não deve estar sujeita a sobretaxas de EEG (Marco Legal das Energias Renováveis Alemão). Além disso, atualmente não existe uma estrutura regulatória para a produção de hidrogênio livre de CO2.
Com o projeto apresentado hoje, a BASF e a RWE mostram como uma transformação inteligentemente planejada do setor industrial da Alemanha pode ter sucesso. "Estamos convencidos: a produção industrial neutra para o clima 'feita na Alemanha' garante que o valor agregado e o emprego permaneçam na Alemanha e abre oportunidades de exportação para novas tecnologias", disseram Brudermüller e Krebber.
Nota aos editores: documentação adicional sobre o projeto, como declarações do CEO, vídeos e gráficos, pode ser encontrada aqui: https://www.basf.com/global/en/media/events/2021/press-conference-strategic-partnership-climate-protection.html
Sobre a BASF
Na BASF, nós criamos produtos químicos para um futuro sustentável. Combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e a responsabilidade social. Os mais de 110.000 funcionários do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidado e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de €59 bilhões em 2020. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e nos Recibos de Depósitos (American Depositary Receipts - BASFY) nos EUA. Mais informações em www.basf.com.
Sobre RWE AG
A RWE é uma das empresas líderes mundiais em energia renovável. Tem capacidade de cerca de 11 gigawatts baseada em energia renovável, incluindo energia hidrelétrica e biomassa, bem como uma frota de gás altamente eficiente e um negócio de comércio internacional de energia. A RWE quer expandir sua posição investindo em energia eólica onshore e offshore, fotovoltaica e tecnologias de armazenamento. Como impulsionadora da transição energética, a empresa também se concentra em projetos inovadores, como a flutuação offshore, bem como a geração e uso de hidrogênio. Ao mesmo tempo, a RWE está eliminando gradualmente a energia nuclear e o carvão. Roteiros de eliminação gradual ordenados pelo governo foram definidos para essas duas fontes de energia. A empresa tem um total de cerca de 41 gigawatts de capacidade de geração em seu portfólio e emprega cerca de 20.000 pessoas em todo o mundo. A RWE tem uma ambição clara: ser neutra em carbono até 2040. No caminho, a empresa estabeleceu para si metas ambiciosas para todas as atividades que causam emissões de gases de efeito estufa. A renomada iniciativa de Alvos Baseados na Ciência confirmou cientificamente que essas metas de redução de emissões estão de acordo com o Acordo de Paris.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário