Brasil,

Será possível desenvolver software mais verde?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Vivaldo José Breternitz

Um grupo de grandes organizações da área de tecnologia da informação, que inclui Microsoft, Accenture, GitHub, Linux Foundation e outras, anunciou a criação da Green Software Foundation (GSF), entidade que pretende tornar a engenharia de software mais sustentável.

A construção de software, por si só, não gera praticamente nenhum impacto ambiental, mas o hardware em que ele é executado, gera. Os data centers consomem atualmente cerca de 200 terawatts/hora - ou cerca de 1% da demanda global de eletricidade e esse número deve aumentar violentamente na próxima década. Previsões publicadas recentemente pela revista Applied Energy dão conta que as necessidades de energia dos data centers poderão chegar a 1.287 terawatts/hora até 2030.

Embora o GSF pareça não ter metas específicas em termos de uso de energia, em comunicado à imprensa a Microsoft observa que a organização visa contribuir para que sejam atingidas as "metas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no sentido de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 45% até 2030". Para isso, a Fundação projetou sua missão, com objetivo de fomentar a produção de software que exija menos energia para ser processado.

Até agora, os membros da GSF não deram detalhes acerca de quais serão seus próximos passos, mas a promessa de tornar a engenharia de software mais sustentável já atraiu apoiadores, como organizações sem fins lucrativos com foco na sustentabilidade, incluindo Leaders for Climate Action, Watt Time e Green Web Foundation, além do banco Goldman Sachs.

Esperemos que a ideia vá à frente, contribuindo para, ao menos, mitigar os graves problemas ambientais que estamos vivendo e que tendem a se agravar.

Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar