Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

OSRAM lança nova geração de lasers infravermelhos com estabilidade do comprimento de onda em temperaturas operacionais de até 125°C

OSRAM lança nova geração de lasers infravermelhos com estabilidade do comprimento de onda em temperaturas operacionais de até 125°C

A LiDAR, abreviação de Light Detection and Ranging, que em português quer dizer Detecção de Luz e Alcance, é uma tecnologia chave no desenvolvimento de veículos autônomos. Ela funciona da seguinte forma: em intervalos muito curtos, um laser infravermelho envia pulsos de luz para o ambiente do veículo. Quando a luminosidade atinge um objeto, ela é refletida e registrada por um sensor. O sistema pode, então, calcular a distância da luz ao objeto e vice-versa para iniciar as ações apropriadas, como, por exemplo, a frenagem. Portanto, é uma solução indispensável para a mobilidade futura.

Dependendo da distância dos objetos a serem identificados, existem diferentes graus das fontes de luminosidade para o sistema LiDAR, a tecnologia EEL (lasers emissores de borda) e a VCSEL (laser emissor de superfície de cavidade vertical) e somente quando a EEL e VCSEL funcionam de forma complementar é que o potencial do LiDAR pode oferecer de forma abrangente toda a segurança no trânsito. É aí que entra mais um diferencial: a OSRAM é o único player no mercado que oferece essas soluções.

Na combinação de sistemas de radar e câmeras, o sistema LiDAR atua como a visão do carro que captura os arredores através da luz infravermelha e cria um mapa tridimensional preciso do ambiente. Quanto melhor essa informação visual for, mais fácil será para o sistema processar a imagem.

Mas, até agora, os lasers infravermelhos utilizados para esta finalidade apresentavam desvios no comprimento da onda de estabilidade de até 40 nanômetros, conforme a temperatura no componente aumentava e, com isso, a "visão" do sistema LiDAR ficava um pouco turva. No entanto, com o novo design de chip da OSRAM, o comprimento de onda agora é de apenas 10 nanômetros, o que permite muito mais clareza e imagens mais nítidas dos arredores.

Para que se tenha ideia da importância dessa nova geração, graças ao design do chip recém-desenvolvido, os lasers de emissão de borda podem combinar e até mesmo exceder a estabilidade do comprimento de onda dos VCSELs em temperaturas operacionais de até 125°C, típico para aplicações automotivas. Este marco tecnológico no desenvolvimento de lasers infravermelhos permite o uso de um filtro de comprimento de onda muito menor no detector – que melhora significativamente a relação sinal-ruído. No futuro, ele será usado em todos os lasers infravermelhos da OSRAM e poderão oferecer enormes vantagens para os fabricantes de sistemas LiDAR.

Sobre a OSRAM

A OSRAM, com sede em Munique, na Alemanha, é uma das líderes em inovações e soluções de alta tecnologia para iluminação no mundo. O portfólio da marca abrange desde lâmpadas, semicondutores ópticos como diodos emissores de luz (LED), a reatores eletrônicos, além de luminárias completas, sistemas de gerenciamento e soluções em iluminação. Com mais de 100 anos, a OSRAM é líder de mercado no setor automotivo - com a qualidade de equipamentos originais fabricados na Alemanha - mas a companhia tem focado no desenvolvimento de soluções para iluminação e, portanto, na qualidade de vida das pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo