Brasil,

A jornada para a nuvem pode ser difícil, mas vale a pena

Por Michael Morrison*

A nova realidade provocou um ritmo acelerado de mudanças, mas andar rápido demais pode ser desconfortável. Por exemplo, podemos ser demandados a fazer recomendações para situações inéditas, ou valorar um negócio sem um conjunto completo de métricas. Isso significa que é preciso ser visionário, ampliar os processos de pensamento, buscar diversas perspectivas e convencer os outros sobre o que será importante para sua organização.

Se você avançar devagar, pode até acertar todos os passos, mas chegará com dois anos de atraso. Como disse Mark Twain: "A melhoria contínua é melhor do que a perfeição atrasada".

É por isso que agilidade e velocidade - valores que a tecnologia em nuvem oferece - estão na ordem do dia. Aqui estão algumas maneiras de avançar rapidamente e trazer novos valores para clientes e negócios.

Amplie o modo de pensar o ganho e o risco

Muitos aderiram ao movimento da transformação digital, mas nem todos entendem suas implicações. Por isso, líderes podem por não saber realizar mudanças fundamentais em suas equipes. Uma possível explicação é que a fórmula de análise clássica de retorno sobre investimentos (ROI) não se adequa à transformação digital e ao ambiente de nuvem. O modelo clássico não abrange o baixo risco, a agilidade e a velocidade que a nuvem entrega.

É importante entender que a nuvem permite a modelagem de um projeto rapidamente, sem precisar passar semanas no cálculo de uma arquitetura, na definição da computação ou do armazenamento exato a ser adquirido. Uma plataforma de computação em nuvem pode permitir que você ajuste as decisões de maneira paralela às mudanças nos negócios. O caminho é parar de gastar demais em infraestrutura e usar a nuvem conforme a necessidade. Gaste tempo com o valor comercial da iniciativa.

Encontre um líder que defenda esforços de adoção à nuvem

Identifique e conecte-se com um líder que entenda o valor comercial de uma transformação digital e que será parceiro na hora de desenvolver a proposta de valor e contar essa história.

Esse profissional deve educar outros sobre o valor da transformação aos negócios da empresa. Envolver o lado comercial ajudará a ilustrar que não se trata da adoção da tecnologia pela tecnologia, mas, sim, porque essa é a providência mais inteligente.

Recentemente, modernizamos uma aplicação que estava rodando em uma plataforma desatualizada para um de nossos clientes. As mudanças eram difíceis e achar pessoas para apoiá-las virtualmente era quase impossível. Com o aplicativo modernizado, a empresa agora pode garantir mais negócios. Executá-lo na nuvem se traduz em uma integração mais rápida do colaborador, porque a empresa não precisa instalar o aplicativo nos desktops de novos funcionários.

É importante trabalhar com um parceiro para ajudá-lo a comunicar o valor da nuvem ao seu conselho e líderes de negócios. Um parceiro com experiência em nuvem enfatizará a qualidade em vez da quantidade e pode compartilhar estudos de caso que ilustram como outras pessoas perceberam os benefícios da nuvem para os negócios.

Não existe modelo único de como fazer as coisas neste ambiente. Alguns provedores de soluções em nuvem fazem as mesmas coisas continuamente e costumam repetir esses métodos em todos os clientes. Evite essas empresas e escolha um parceiro que atenda às suas necessidades específicas.

Aproveite equipes menores e mais ágeis

Use equipes menores para se concentrar em pequenas cargas de trabalho. Certifique-se de que essas equipes representem funções diferentes na empresa. Dessa forma, as divisões de departamentos não acarretarão atrasos. Em vez de micro gerenciar essas equipes, confie nelas e as capacite para fazer seu trabalho.

Um grande varejista é um exemplo desse novo modelo de funcionamento. Suas equipes multifuncionais de produto incluem um gerente de produto, que geralmente não é da TI; desenvolvedores ou engenheiros de TI; e um designer de experiência do usuário. A liderança não diz a eles como resolver um problema, ela apenas diz qual é o problema e os principais indicadores de desempenho que eles precisam trabalhar.

A equipe decide a estrutura, que pode mudar de acordo com o desafio em questão. Os membros da equipe se reúnem pela manhã e decidem quem fará o quê e quando. Eles estão prontos para começar. É rápido e simples. Mais importante ainda, a equipe é responsável pelos resultados.

Concentre-se no progresso e não na disrupção

Fala-se muito hoje em dia sobre como as organizações precisam "aceitar que a mudança disruptiva é a norma". Em vez de focar na disrupção, concentre-se em como promover a inovação em prol da organização e do trabalho das equipes.

Inovação e melhoria contínuas, equipes ágeis, campeões da nuvem, uma ampla perspectiva sobre ROI e risco e parceiros de qualidade tornarão você mais responsivo, avançado e mais rápido.

Pode ser uma jornada desconfortável às vezes, mas é o que empresa precisa fazer.

* Vice-presidente sênior e diretor geral de Nuvem, Infraestrutura e Segurança na Unisys .

Sobre a Unisys

A Unisys é uma empresa global de serviços de TI que oferece resultados de sucesso para as empresas e governos mais exigentes. As soluções da Unisys incluem serviços de ambiente de trabalho digital, serviços de nuvem e infraestrutura, além de ambientes operacionais de software para computação empresarial de alta intensidade. A Unisys integra a segurança em todas as suas soluções. Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela Unisys a seus clientes dos setores de serviços financeiros, governo e varejo, visite o site.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: