Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Uma nova onda de crescimento em TI

Maurício Lima*

Muito se tem falado sobre a aceleração dos processos de transformação digital provocada pela pandemia e o quanto isso deve influenciar negócios e hábitos daqui para a frente. Com as mudanças nos processos de negócios e hábitos pessoais, a realidade que vivemos no último ano - e que continua aí - tem tido impactos também no crescimento das empresas de tecnologia, que tem sido bastante positivo.

Desde que passamos a investir em empresas de tecnologia da informação, em 2008, criamos focamos nossa atuação junto a empresas ligadas à economia digital e com foco no mercado B2B. E quando olhamos para as empresas que se encaixam nesse perfil, percebemos que muitas das tecnologias criadas por elas podem ser incorporadas, como de fato foram, nos processos operacionais do dia a dia com resultados muito positivos.

O fato é que a adoção da tecnologia da informação (TI), e a implantação de processos mais estruturados de transformação digital, já vinha acontecendo há algum tempo, mas em ritmo muito menor, seja por causa de limitações no orçamento ou de resistência dos colaboradores. Isso mudou radicalmente com a pandemia, que obrigou quem já estava em processo a acelerar o ciclo; e quem não estava a entrar o quanto antes.

O resultado é a digitalização da economia e dos processos de negócios. Esse novo foco teve impacto direto nos investimentos feitos em companhias de TI e em seu crescimento. Olhando para nosso portfólio e o crescimento de nossas companhias nos últimos anos, percebemos um crescimento médio de 18% ao ano, com algumas destas empresas crescendo mais de 100% ao ano.

Muito deste crescimento deve-se ao fato de que alguns setores, que antes eram reativos ou muito lentos em relação ao uso da tecnologia, estarem agora a adotando de forma massiva. Isso fica muito claro nas áreas de saúde e finanças, por exemplo. Além disso, assistimos a algumas quebras de paradigmas, mesmo em setores acostumados a investir em TI. O que dizer quando vemos o banco Itaú anunciar que vai migrar 100% de seus sistemas para a nuvem pública da AWS? Seria possível imaginar isso há três anos?

De novo, olhando para nosso portfólio, vemos um crescimento mais acelerado em frentes como a migração de empresas para plataformas digitais. A Sky.One, que atua junto aos fornecedores de ERP, modernizando suas plataformas e permitindo a acesso a elas via nuvem, é um exemplo. A companhia registrou um crescimento de 68% em 2019 e de 71% em 2020. O percentual fica mais impressionante se compararmos os doze meses a partir de março, quando começou a pandemia: crescimento de 94% em 2020.

É interessante notar que estes números não representam um suspiro, mas uma tendência que tem se mostrado inevitável. E isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque os usuários perceberam as vantagens que o uso da tecnologia da informação traz aos seus negócios e não querem perder isso. Depois, eles também já perceberam que um passo atrás pode significar perda de espaço para a concorrência.

Está claro que, entre empresas que se digitalizaram e as que ainda resistem, o nível de desempenho de umas contra as outras só tende a aumentar, deixando as segundas fora do mercado. A pandemia deu início a uma corrida que está longe de terminar e que colocou a tecnologia no centro das estratégias de negócio de empresas de todos os setores. Com isso, os índices de crescimento das empresas de TI devem se manter altos por bastante tempo, mantendo a atratividade do setor para investidores. Esse é o nosso caminho hoje.

*Maurício Lima é cofundador e CEO da Invest Tech


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo