Aumenta a falta de chips
Vivaldo José Breternitz
Desde o início deste ano, vários setores vêm sofrendo com a escassez de componentes eletrônicos, especialmente chips.
O impacto maior se concentra sobre as indústrias de games e automobilística; várias montadoras, inclusive no Brasil, precisaram parar suas linhas de produção. Agora, parece que esse problema está começando a afetar a fabricação de smartphones Android, à medida que o fornecimento de chips da Qualcomm, que equipam boa parte desses aparelhos, começa a diminuir.
Ainda não está claro se essa escassez de chips afeta a disponibilidade de dispositivos no varejo, mas já é quase certo que haverá um impacto nas vendas de smartphones em 2021, a ponto do vice-presidente da Xiaomi, Lu Weibing, ter dito que a situação não é apenas de escassez, mas "de escassez extrema".
A principal causa dessa falta de chips é a pandemia, que desorganizou cadeias de suprimentos, diminuiu o ritmo de produção e fez com que mais pessoas comprassem aparelhos eletrônicos para trabalhar de casa, especialmente notebooks e smartphones. Outros fatores, como a recente onda de frio no Texas, também contribuíram, pois, fábricas de componentes ficaram inoperantes por algum tempo devido às quedas de energia.
Com a escassez de chips afetando todos os setores, de veículos a consoles de videogames e agora smartphones Android, a disponibilidade de eletrônicos pode diminuir muito, antes que o mercado comece a se recuperar, na segunda metade do ano e voltando à normalidade em 2022, como se espera.
Como a lei da oferta e da procura não foi revogada, é certo que os preços também tendem a subir nos próximos meses.
Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário