Brasil,

IoT e a revolução do 5G: tendências que prometem revolucionar a indústria e impulsionar novas soluções

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulinha Deodato
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A IoT não é dependente da rede 5G, com a junção da tecnologia será possível operar os equipamentos e dispositivos com mais eficiência permitindo uma conectividade completa em sistemas da Internet das Coisas

Por Paulo José Spaccaquerche, Presidente da ABINC*

Ultimamente não se fala em outro assunto, o 5G. A tecnologia tem sido muito discutida e gerando muitas dúvidas de quando a rede vai estar disponível no Brasil e quais os benefícios que essa revolução pode trazer a sociedade. Alguns países já implementaram a operação, são eles: Reino Unido, Coréia do Sul e China. Nesses países, já é possível notar as mudanças no dia a dia, uma vez que quando comparados ao atual 4G: a transmissão de dados é 10 vezes mais rápida, a latência 10 vezes menor, de 10 a 100 vezes garantindo mais dispositivos conectados e menor consumo de baterias, em termos gerais.

Outro benefício que o 5G irá oferecer é o avanço do sistema de Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT). Com a chegada da rede, será possível operar os equipamentos e dispositivos de maneira mais eficiente, principalmente em determinados casos que, sem ele, alguns serviços poderiam ser afetados. Como por exemplo: a indústria 4.0, agricultura de precisão, assistências médicas remotas e veículos autônomos, entre outras inovações que necessitam da conexão para haver uma conectividade completa e que permita que a IoT funcione de fato.

Diversos países já possuem muitos sistemas de IoT em operação. Segundo uma pesquisa recente feita pela Gartner, estima-se que os gastos mundiais com equipamentos eletrônicos e de comunicações para dispositivos de Internet das Coisas, serão de US$ 14,7 bilhões em 2020, número que representa um aumento de 6% em relação ao ano anterior.

A nova tecnologia chegando às operadoras de telecomunicações no Brasil será um grande avanço para a Internet das Coisas (IoT). Enquanto isso não acontece, já é possível notar os investimentos de algumas operadoras disponíveis no Brasil, algumas seguem investindo na na rede 4G atuando com a NB-IoT em diversas cidades, outras oferecendo o eSIM, ou a possibilidade de habilitar serviços móveis sem necessidade de um chip físico, e também, algumas que já apresenta uma representação de 40% de dos dispositivos IoT no país, por registrar a marca de 10 milhões de dispositivos conectados máquina-a-máquina.

Esses pontos são importantes para oferta de novos produtos para o mercado de IoT e soluções digitais, são esses dados que é possível dizer que existem 25 milhões de dispositivos conectados no Brasil usando a tecnologia já existente. Este cenário aponta a dimensão do mercado para desenvolver sistemas IoT com a chegada da rede 5G e irá inspirar empresas a entrar em campo e aquelas que já estão adotando a Internet das Coisas a apressarem a entrada de novos dispositivos no mercado.

Sobre a ABINC

A ABINC, Associação Brasileira de Internet das Coisas (http://www.abinc.org.br), foi fundada em dezembro de 2015 como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que permitisse a atuação em todas as frentes do setor de Internet das Coisas. A ABINC tem como objetivo incentivar a troca de informações e fomentar a atividade comercial entre associados; promover atividade de pesquisa e desenvolvimento; atuar junto às autoridades governamentais envolvidas no âmbito da Internet das Coisas e representar e fazer as parcerias internacionais com entidades do setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar