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Capgemini: as organizações devem garantir que novas abordagens aceleradas para escalar a inovação não percam força

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberta Scalabrini
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O relatório da Capgemini descobriu que algumas organizações fizeram avanços significativos para simplificar processos para turbinar os esforços de inovação em escala em quase 2 anos, mas outros ainda falham em escalar

Em um mundo turbulento e em rápida mudança, as empresas estão apostando alto na inovação e muitos estão focados em uma corrida para aproveitar novas tecnologias. Ainda lutando para alcançar escala, o que está prejudicando a capacidade das organizações de aproveitar totalmente o enorme potencial de tecnologias emergentes e para responder eficazmente às interrupções e oportunidades de negócios. Isto é o que emerge do novo relatório do Capgemini Research Institute, " Scaling Innovation - What’s a Grand Ideia?" (em tradução livre, "Escalando a Inovação - O que é uma Grande Ideia"), que explora a razão pela qual a maioria das inovações não consegue escalar.

Quase US$ 300 bilhões foram investidos em quase 32 mil negócios de capital de risco em todo o mundo em 2019(*1). Inovadores em todo o mundo registraram 3,3 milhões de pedidos de patentes em 2018, um aumento de 5% em relação ao ano anterior e uma continuação de 9 anos consecutivos de aumentos (*2). E dentro do contexto COVID-19, a pandemia tem catalisado a necessidade de inovação e renovação, com 68% dos executivos dizendo que aceleraram iniciativas de transformação existentes (*3). No entanto, a capacidade de expandir a inovação ainda está em sua infância, com muitas organizações que não conseguem colher os frutos de grandes apostas em inovação. O impacto e o valor da inovação são totalmente realizados por meio de dimensionamento e adoção, não de ideação ou experimentação. Empresas que escalam e adotam a inovação, criam o impacto comercial desejado, alcançando um desempenho comercial acelerado e com a obtenção de vantagem competitiva sustentada.

O relatório da Capgemini é desenvolvido a partir das percepções de 40 executivos seniores de organizações globais com receitas combinadas de mais de US$ 1,7 trilhão, bem como acadêmicos, e baseia-se em aprendizados importantes, melhores práticas, e experiências para fornecer recomendações viáveis.

As grandes organizações devem tratar a geração e o dimensionamento da inovação como entidades separadas

Inovar e expandir essa inovação com sucesso são duas funções distintas, muitas vezes exigindo uma mentalidade diferente e um conjunto de habilidades. No entanto, poucas empresas diferenciam entre o front-end de geração de inovação e o back-end da inovação em escala. Eles não pensam em escalar por si só - uma disciplina que é bastante distinta em seu propósito, requisitos e desafios. Embora no dimensionamento ocorra um refluxo na jornada de inovação, muitas vezes é um caso de muito pouco, muito tarde.

De acordo com o relatório, muitas vezes, a geração de inovação se concentra no que é desejável. Um alto impacto, "céu azul" e outros conceitos são projetados para resolver uma necessidade não atendida ou não declarada do cliente. E raramente isso se concentra nos dois aspectos que são mais relevantes para um negócio de grande escala: viabilidade e exequibilidade.

Ao tratar a inovação em escala como uma disciplina separada, as organizações podem garantir que trazem equipes ou indivíduos que estão mais focados na viabilidade e na efetividade da inovação desde o início, na fase de ideação.

Aumente o impulso exigido pelo catalisador COVID-19

O COVID-19 acelerou a inovação em uma variedade de setores. Obrigou as empresas a dar um novo olhar sobre como eles abordam a inovação em escala. As organizações precisam garantir que novas abordagens aceleradas não percam o "vapor". Ao continuar a modelar as operações com um senso de urgência, as organizações podem aplicar o aprendizado com o período de pandemia a longo prazo. Nestes tempos de crise, a Capgemini descobriu que organizações fizeram avanços significativos para lidar com a burocracia, agilizar processos, reestruturar forças de trabalho e capacitar os líderes da linha de frente. Como resultado, algumas empresas foram capazes de turbinar esforços por quase 2 anos quando se trata de inovações em escala.

As empresas devem agora aproveitar este momento para entender como podem superar alguns dos desafios de governança tradicionais que impedem a escala, como trazer seus melhores talentos para o foco sobre o assunto ou a superação de obstáculos burocráticos ou ainda silos organizacionais.

Nem toda ideia pode ser dimensionada a longo prazo

Uma cultura de inovação é importante não apenas para idealizar e testar novas ideias, mas também para escalar com sucesso dentro de mercados existentes ou novos. A Capgemini encontrou alguns dos principais componentes de uma cultura de inovação que suporta a escala e inclui a promoção de uma cultura de "aprendizagem" que aceita o fracasso e a vontade de interromper essas iniciativas, mesmo que inicialmente tenham tido sucesso em grande escala. Nem toda ideia pode ser dimensionada no longo prazo e é fundamental que as empresas entendam quando aceitar o fracasso em diferentes estágios da jornada de inovação.

A cultura organizacional é o obstáculo mais difícil para expandir a inovação. A capacidade de remover barreiras e abordar os problemas precisam se espalhar do alto escalão por toda a organização. O relatório descobriu que, entre as organizações que demonstraram verdadeiro sucesso em alcançar escala, existe uma disposição para acabar com as experimentações e inovações que eles podem amar, para abrir espaço para escalar e experimentar coisas novas.

Lanny Cohen, Diretor de Inovação da Capgemini, resume essas descobertas, afirmando: "O escalonamento precisa ser tratado como sua própria disciplina e dentro da jornada de inovação porque é fundamentalmente diferente. Tem o seu próprio conjunto de desafios e fica dentro de uma divisão de uma empresa tipicamente separada da idealização, e escalar também requer uma mentalidade e um conjunto de habilidades diferentes. Tratando a conquista de escala como uma específica e única disciplina, colocando em prática a governança de inovação certa e construindo uma cultura que está disposta a assumir decisões difíceis sobre inovações em escala, as empresas podem alcançá-lo com uma velocidade e certeza que outros os concorrentes terão dificuldade em competir".

Para ler a íntegra do relatório e suas recomendações, clique aqui.

(*1) Crunchbase, "The Q4 / EOY 2019 global VC report: A strong end to a good, but not fantastic year", janeiro de 2020.
(*2) Organização Mundial de Propriedade Intelectual (no original em inglês, WIPO), "Indicadores de propriedade intelectual mundial", outubro de 2019.
(*3) Capgemini Research Institute, "Fast-Forward to the Future: Defining and winning, the Post-COVID New Normal", julho de 2020.

Sobre a Capgemini

A Capgemini é líder global em serviços de consultoria, transformação digital, tecnologia e engenharia. O Grupo está na vanguarda da inovação para abordar toda a gama de oportunidades dos clientes no mundo em evolução de nuvem, digital e plataformas. Com base em nosso sólido patrimônio de mais de 50 anos e profundo conhecimento específico do setor, a Capgemini permite que as organizações realizem suas ambições de negócios por meio de uma variedade de serviços e de sua estratégia às operações. A Capgemini é motivada pela convicção de que o valor comercial da tecnologia vem de e através das pessoas. Somos uma empresa multicultural de 270 mil profissionais em quase 50 países. Com a Altran, o Grupo reportou receitas combinadas em 2019 de € 17 bilhões.


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