Transpondo barreiras no ramo imobiliário com ajuda da tecnologia em tempos de pandemia
Por Livia Rigueiral, CEO do Homer
É fato que a tecnologia tem mudado o mercado como um todo e que, com a pandemia, a aceleração da digitalização só fez se intensificar - bem como a discussão sobre o tema em muitos setores, como o imobiliário. O distanciamento social introduziu milhões de pessoas no ambiente digital, todos vimos reuniões, eventos, cursos, compras e atividades rotineiras passarem para o online, e fomos apresentados a um universo de possibilidades. Com isso, para os corretores, por exemplo, estar na internet por meio de um site, redes sociais, ou conectado a um aplicativo de parcerias como o Homer, se mostrou fundamental - eu diria, o primeiro passo rumo à evolução -, pois vejo que é desta forma que adentram o mesmo ambiente onde estão potenciais compradores/ locadores, e têm a oportunidade de atender a demanda deles - além de obter uma presença forte no setor imobiliário de forma ágil, prática, e confortável.
No entanto, fazer uso da tecnologia a seu próprio favor pode não parecer tarefa fácil para alguns, ainda mais quando levamos em consideração a urgência disso, e nos perguntamos: Como acompanhar as rápidas mudanças? Diante dessa questão, destaco aqui a importância de se oferecer um backoffice para o profissional não estagnar perante as barreiras, mas sim transpô-las utilizando a tecnologia. Para tornar isso viável, coloco como segundo passo fundamental a atualização de seus conhecimentos. O Homer, por exemplo, tem priorizado oferecer treinamentos, lives, guias, e-books, e até mesmo assessoria de marketing gratuita, para garantir que os corretores possam conhecer e explorar o que de melhor a tecnologia pode oferecer - caso contrário, de nada adianta estar na internet. A meu ver, o olhar das empresas e dos próprios profissionais independentes tem que estar nisso.
Vale ressaltar que não é preciso começar do zero, mas sim aprimorar e aumentar o potencial de cada um. Utilizando ao menos um canal de comunicação online, e aplicando no ambiente digital toda a experiência que adquiriu no analógico, por exemplo, dá para o corretor obter um retorno bastante positivo. Digo isso com convicção, porque temos notado que, apesar de os potenciais compradores/ locadores estarem na internet, o que eles têm buscado de fato é personalização. Não podemos desconsiderar que os possíveis compradores querem poupar tempo na procura ou na venda de uma propriedade via internet, mas eles não querem deixar de ver cada detalhe do imóvel, se sentir dentro desse imóvel, e ter a possibilidade de acessar propriedades em locais mais distantes. Porém, não à toa, corretores que implementaram novas práticas de atendimento e relacionamento com seus clientes através de canais de digitais, ganharam destaque neste período de quarentena.
Graças à tecnologia, há sim facilidades quanto a agilidade nos processos, possibilidade de visitas à distância, ajuda do algoritmo, e de aplicativos como Homer, por exemplo, que se baseia no modelo MLS e conecta corretores a outros corretores, clientes ou imóveis dentro de um mesmo perfil desejado - o que já aumenta as possibilidades de o negócio ser fechado de forma mais rápida. Entretanto, as negociações não deixaram de envolver pessoas - com sonhos de ter uma casa própria, um escritório, uma propriedade na praia, ou, no caso dos corretores, de proporcionar isso aos clientes e efetuar uma venda para seu sustento. O que nos leva a refletir que a transformação digital não é sobre tecnologia, mas sobre como nos relacionamos utilizando a tecnologia.
Não podemos ser precisos quanto ao que vai acontecer no futuro. Mas, observando o comportamento dos clientes e do mercado neste período de distanciamento social, dá para perceber que os benefícios que a tecnologia traz vêm para ficar. De que forma você está se preparando para o hoje que provavelmente será também o amanhã? Cabe a nós mesmos transpor barreiras ou parar por causa delas.
Lívia Rigueiral é CEO do Homer e sócia-investidora da venture builder Ipanema Ventures. Engenheira de formação, a executiva ainda colaborou como Gestora de Produto e Projetos da CorretorVIP.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário