Inteligência artificial bate piloto de caça em combate simulado
Vivaldo José Breternitz
Há alguns dias, uma Inteligência Artificial venceu um experiente piloto de caça americano em uma simulação de dogfight, expressão usada para designar um combate entre dois aviões de caça, no caso, F-16.
O evento foi organizado pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency, Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa), órgão do governo americano que visa dar ao país meios tecnológicos para a manutenção da superioridade militar; a internet nasceu na DARPA.
Em setembro do ano passado a DARPA solicitou a empresas que desenvolvessem aplicações de Inteligência Artificial (IA) capazes de pilotar um caça em um dogfight. Nove delas aceitaram o desafio e seus produtos lutaram entre si, tendo sido vencedora a produzida por uma pequena empresa, a Heron Systems, que deixou em segundo lugar a IA da Lockheed Martin, um gigante da área de tecnologia da defesa.
Vencidas as outras oito empresas, a IA da Heron enfrentou e venceu o piloto da Força Aérea. Segundo a revista Air Force Magazine, a vitória foi fácil.
A IA ainda tem um longo caminho a percorrer antes que os pilotos de caça sejam substituídos por uma delas em um combate real, mas o resultado das provas mostra que ela tem um futuro promissor.
Os dogfights praticamente não acontecem mais, porém as manobras e decisões que um piloto de caça terá que realizar e tomar para ser efetivo em situações futuras, são baseados nas habilidades necessárias em um combate como esse.
Dentre essas situações futuras, está aquela em que o piloto terá funções de "comandante de missão", encarregado não apenas de voar sua própria aeronave, mas também de gerenciar drones "à serviço" de seu caça.
A DARPA pretende que essas IAs continuem a serem desenvolvidas, de forma que possam realizar outros tipos de missões de combate aéreo.
Diante dessa notícia, vale lembrar o que aconteceu em 1996, quando o campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov, considerado o melhor jogador de todos os tempos, bateu o computador Deep Blue da IBM em uma série de seis partidas. Apesar da vitória, Kasparov declarou que era o último humano campeão de xadrez, talvez prevendo o que aconteceria no ano seguinte, quando foi batido por um Deep Blue mais evoluído.
Seria interessante saber o que Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen (1892 - 1918), o Barão Vermelho, o maior piloto de caça da Primeira Guerra Mundial, com 80 vitórias, pensaria de tudo isso.
Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário