Brasil,

Orkut.com versus hello: o que as duas redes sociais do Orkut Buyukkokten têm em comum?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thamiris Rezende
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

A rede social orkut.com desperta a nostalgia dos brasileiros e prova disso são os boatos e pedidos de volta da rede que marcou os anos 2000 que surgem a todo momento. Convidamos o Orkut Buyukkokten, criador do orkut.com e da rede social Hello Network, lançada em 2016, a comparar as semelhanças e diferenças das suas duas criações.

1. Quais são os recursos que você trouxe do orkut.com para o hello? O que você deixou para trás? Por quê?

O recurso mais amado e favorito no orkut.com era as Comunidades. As comunidades forneceram um espaço onde os usuários poderiam se reunir, compartilhar suas paixões e interesses e fazer novos amigos. Trouxemos esse recurso para o Hello e o tornamos ainda melhor.

Introduzimos uma nova camada no topo das Comunidades, chamada personas. No hello, você escolhe as cinco principais coisas pelas quais é mais apaixonado em uma lista de 100. Isso nos ajuda a personalizar toda a sua experiência de acordo com suas paixões. Organizamos seu feed não apenas para mostrar o conteúdo de seus amigos, mas também o conteúdo que achamos que você adoraria. As personas também nos mostram um conteúdo da comunidade que você não conheceria se não fosse um membro da comunidade.

O orkut.com foi desenvolvido com o usuário em mente. Queríamos criar uma experiência bonita que promova a união e a felicidade. O site e os recursos foram projetados para otimizar a conexão de pessoas. Esta tradição continua com Hello.

As duas principais características que deixamos para trás são recados e depoimentos. Estamos experimentando maneiras de incorporá-los ao hello.

2. Quais são as melhorias que você fez no hello vs orkut.com com base no que aprendeu e onde estão as mídias sociais hoje?

O cenário das redes sociais mudou tremendamente desde o lançamento do orkut.com. O consumo de mídia social passou de desktops e navegadores para dispositivos móveis. O orkut.com foi o primeiro produto da web e residia principalmente em navegadores da web. Nós projetamos o hello como um produto móvel.

Também aprimoramos as Comunidades e as tornamos mais organizadas e descobertas, introduzindo personas.

Outra grande melhoria foi no feed social que organiza o conteúdo. Apresentamos não apenas o conteúdo de seus amigos, mas também incluímos coisas que achamos que você gostaria, coisas populares ou locais.

3. Por que existe tanta nostalgia no orkut.com e por que as pessoas devem se sentir bem em se juntar ao olá?

O orkut.com criou uma comunidade incrível com mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo e aproximou as pessoas. Todo o nosso foco foi criar um lugar feliz e usar o poder da tecnologia para permitir novas conexões.

Atualmente, a mídia social está preocupada principalmente com empresas, anunciantes, profissionais de marketing, terceiros e acionistas. A maior parte do foco mudou para o tempo gasto, viralidade e cliques em anúncios. Os algoritmos que incorporam aprendizado de máquina e inteligência artificial são otimizados para engajamento e receita. Isso resultou em um vício doentio que promove a criação de conteúdo com mais envolvimento, mas que não seja necessariamente genuíno ou real. Como resultado, as redes sociais têm sido culpadas de problemas mentais como depressão, ansiedade, infelicidade, solidão, problemas de imagem corporal e falta de autoconfiança.

Estamos trazendo diversão de volta às redes sociais, criando uma experiência totalmente projetada, otimizada e criada para o benefício do usuário. Hello é um lugar feliz e reúne pessoas e cria fortes conexões. As pessoas devem se sentir bem com o hello, pois estamos usando o poder da tecnologia e dos dispositivos móveis para aproximar as pessoas e fazer as pessoas felizes.

4. O que há de diferente hoje em dia de quando você lançou o orkut.com? E quais são as diferenças de design e recursos que existem no hello vs orkut.com?

Quando o orkut.com foi lançado, as redes sociais eram novidade e as pessoas as experimentaram pela primeira vez. Agora, temos uma sociedade que está em várias redes e está sempre conectada aos seus dispositivos móveis. Existem mais de 4 bilhões de usuários on-line e mais de 60% da população mundial possui um smartphone. Isso torna as redes sociais mais acessíveis do que nunca. Além disso, o uso das mídias sociais mudou de desktops e sites para dispositivos móveis e aplicativos nativos.

Projetamos o hello como um serviço móvel primeiro. Também projetamos a experiência com a geração atual, estado da tecnologia, padrões de uso e cenário social em mente. Acredito que precisamos nos conectar mais do que nunca. Precisamos de um lugar onde possamos ter conversas autênticas, compartilhar aberta e honestamente o que amamos e criar interações e conexões significativas.

5. Qual foi o seu principal objetivo ao criar cada rede?

Orkut.com

Meu objetivo ao criar o orkut.com era aproximar as pessoas e criar aqueles momentos mágicos inesperados em que você conhece pessoas e cria conexões íntimas incríveis. As pessoas encontraram novos empregos, novos amigos, até se casaram e criaram famílias no orkut.com.

Hello Network

Embora as redes sociais tenham se tornado mais acessíveis, tornou-se cada vez mais difícil criar conexões reais, autênticas e genuínas online. Além disso, quanto mais tempo gastamos on-line, mais efeitos colaterais adversos. Não estamos nos conectando com pessoas cara a cara. Somos piores em comunicar e ser reais. Nossa saúde mental está se deteriorando por causa das redes sociais. Meu objetivo com o hello é usar o poder da tecnologia para reunir pessoas e trazer a mágica e a diversão de volta às redes sociais.

6. Qual foi a sua inspiração, como ponto de partida?

Minhas maiores paixões na vida sempre foram pessoas e tecnologia. Sempre tive interesse em conhecer novas pessoas e facilitar o surgimento de novas amizades. Eu também era muito apaixonado por computadores e comecei a programar quando estava na quarta série.

Crescendo, meus pais se mudavam muito e muitas vezes eu estava de fora e não me encaixava com a multidão. Eu sempre usei isso em meu proveito e nunca tive problemas para fazer amigos. Quando entrei para Stanford, percebi que os alunos faziam a maioria de seus amigos durante o primeiro ano e em seus dormitórios e essas pessoas se tornaram os grupos de amigos que mantiveram durante a faculdade e até depois. Queria tornar mais fácil para a comunidade estudantil conectar-se e fazer amigos fora de seus pequenos círculos, então criei o Club Nexus, a primeira rede social baseada em faculdade em 2000.

Hello Network

Quero continuar a tradição de unir as pessoas usando o poder da tecnologia. Vivemos em uma geração que anseia por atenção e mede o valor, o amor e o respeito que recebemos pelas reações que obtemos nas mídias sociais. Estamos usando mais nossos dispositivos e estamos sempre online. Nunca foi tão fácil conhecer pessoas e se comunicar, mas estamos nos conectando cada vez menos de maneiras significativas e temos menos experiências offline. Os serviços de mídia social criaram um vício doentio que se concentra no tempo gasto, viralidade e receita. Eles não têm o benefício dos usuários em mente. Minha inspiração com o hello é criar um espaço onde possamos ter conversas genuínas sobre coisas que amamos e nos conectar com novas pessoas e promover novos relacionamentos. Idealmente, muitos desses relacionamentos transcendem ao offline.

7. Uma vez lançada, qual foi a principal lição aprendida?

Orkut.com

Não esperava que o orkut.com crescesse tão rápido. Em apenas alguns meses, tínhamos milhões de usuários. Isso tornou muito difícil dimensionar o serviço sem problemas e torná-lo confiável, acessível e rápido. Passamos por enormes dores de crescimento, tentando acompanhar a demanda dos usuários.

Hello Network

Morando e operando no Vale do Silício, inicialmente projetamos e lançamos o hello em dispositivos iOS. Logo após o lançamento, percebemos que a maioria da base de usuários estava fora do Vale do Silício e dos EUA e era baseada no Android. Tivemos que mudar nossos recursos e priorizar os usuários do Android.

8. Após o lançamento e ao longo do tempo, quais eram / são os favoritos dos usuários?

Orkut.com

O recurso favorito no orkut.com era Comunidades. Os usuários também gostaram muito do Scrapbook e depoimentos.

Hello Network

O recurso mais amado no hello são comunidades e personas. As pessoas estão tendo conversas genuínas e criando novas amizades. Nossos usuários também estão gostando de como estamos publicando usuários, comunidades e conteúdo em seus feeds que não provêm dos amigos e da rede a seguir.

9. O que os usuários não gostam ou mais solicitam para o aplicativo / rede social?

Orkut.com

O recurso mais solicitado para o orkut.com acabou por ter um aplicativo móvel.

Hello Network

O recurso mais solicitado é ter um site onde as pessoas também possam acessar o serviço em seus computadores, não apenas em seus telefones celulares.

10. Quais foram suas principais preocupações ao pensar na privacidade dos usuários?

Orkut.com

Tínhamos o maior respeito pela privacidade dos usuários e, ao longo da década, o orkut.com existia. Nunca compartilhamos dados com terceiros e nunca tivemos problemas com os dados dos usuários ou com a privacidade deles.

Hello Network

No Hello, não compartilhamos dados com terceiros e respeitamos a privacidade de nossos usuários.

11. Quais são as coisas divertidas que podem / podem ser encontradas em ambos?

Eu diria que, em ambos, você pode encontrar pessoas incríveis com as quais você pode se conectar, além de conteúdo interessante e genuíno, que você pode explorar e conversar.

12. O que você diria que é sua marca pessoal nas duas redes sociais?

Orkut.com

Eu projetei e construí todo o site do orkut.com por conta própria e, mesmo antes de as portas serem fechadas, a aparência e os recursos estavam muito próximos do design inicial. o orkut.com foi uma jornada incrível.

Hello Network

Tenho muito orgulho e sorte de estar envolvido em muitos aspectos do hello, que inclui ajudar a reunir uma equipe incrível, muito apaixonada e dedicada à nossa causa, à visão e missão do nosso serviço, e ajudar a projetar a experiência e os recursos. Também escrevi parte do código móvel no iOS.

13. Do ponto de vista de back-end / engenharia, o que eles têm em comum? Diferente?

Orkut.com

Inicialmente, o orkut.com foi desenvolvido em .Net, com linguagem C #, e executado em servidores Windows com um banco de dados Microsoft SQL Server. Eventualmente, a tecnologia passou para as linguagens C ++ e Java, banco de dados My SQL e infraestrutura interna do Google.

Hello Network

Uma década depois, muitos dos problemas iniciais na criação de serviços on-line escalonáveis ​​foram resolvidos. Amazon, Google e Microsoft oferecem soluções para desenvolvedores que tornam os aplicativos muito confiáveis ​​e escaláveis ​​desde o primeiro dia. Conseguimos utilizar as tecnologias atuais, como o Google Cloud, que nos ajudam a desenvolver muito mais fácil.

14. E a interface do usuário?

A interface do usuário do orkut.com era baseada na web. Olá. por ser um produto para dispositivos móveis, estamos oferecendo a melhor experiência com aplicativos nativos no Android e no iOS.

15. Você vê muitos usuários que estavam no orkut.com aderindo ao hello?

Existe uma nostalgia no orkut.com e todos sentimos falta das experiências incríveis que testemunhamos e compartilhamos. Temos usuários do orkut.com ingressando no hello, bem como novos usuários que ingressam nas redes sociais ou hello pela primeira vez.

16. Quais benefícios em comum as duas redes oferecem aos usuários?

O orkut.com e o hello.com foram projetados com o usuário no coração. A visão dos dois serviços é aproximar as pessoas e criar comunidades felizes. O principal benefício de ambas as redes é criar comunidades genuínas, possibilitando conexões significativas e promovendo a felicidade.

Sobre a Hello Network

A Hello Network Inc. foi fundada pelo empreendedor-social Orkut Buyukkokten (criador da rede orkut.com) e um pequeno grupo de ex-engenheiros do Google. Depois de testemunhar a evolução das redes sociais por 18 anos, Orkut se inspirou para reunir pessoas em torno de suas paixões – uma nova visão sobre a forma de socializar virtualmente. Com sede em São Francisco (CA), a Hello foi lançada em inglês em junho de 2016 e, em seguida, em português e francês. O aplicativo hello vem crescendo e ganhando usuários no mundo todo, já está disponível em 12 países, sendo a Índia o último recém-lançado, em abril de 2018. O download é gratuito na App Store e Google Play e está disponível a partir da versão iOS 8 e da versão KitKat para Android.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar