Valid Certificadora apresenta VIDaaS, o Certificado em Nuvem

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Soraya Simón
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Parte da plataforma VIDaaS (Valid Identity as a Service), certificados em nuvem permitem acesso do certificado pelo smartphone

A Valid Certificadora acaba de anunciar a oferta de certificados digitais em nuvem.

O Certificado Digital em Nuvem Valid, poderá ser adquirido diretamente no site www.vidaas.com.br e estará integrado à plataforma de identificação segura VIDaaS (Valid Identity as a Service).

O app, disponível em Android e iOs, funcionará como um “passaporte digital universal”, uma vez que reunirá diversos documentos em um só lugar e com total mobilidade (smartphone, computador ou notebook).

De acordo com o Superintendente de Operações da Valid Certificadora, Maurício Menezes Valim, o Certificado Digital em Nuvem Valid foi desenvolvido para facilitar a vida dos usuários, já que pode ser acessado na nuvem de qualquer dispositivo conectado à Internet, onde e quando o seu titular precisar. “Ele reúne o que há de melhor em segurança, mobilidade e usabilidade com a vantagem de não exigir o uso de mídias (token ou cartão)”, destaca.

Ao levar em consideração a rapidez e a facilidade de uso, o grande diferencial desta solução é o VIDaaS Connect, tecnologia inovadora que possibilita ao titular do certificado digital em nuvem acessar qualquer sistema legado, bastando ter o aplicativo instalado no seu computador.

É o Connect que faz com que o sistema operacional encontre e identifique o certificado em nuvem automaticamente para realizar as transações e operações necessárias. Inclusive efetivar a assinatura de documentos em PDF utilizando o seu certificado, uma funcionalidade importantíssima para o momento que vivemos, onde, por exemplo um médico pode assinar seu receituário eletrônico (prescrição eletrônica) direto pelo celular ou pelo computador.

O executivo explica que, em nuvem, o certificado digital pode ser obtido pelo usuário com rapidez e autonomia, permitindo que por meio da sua assinatura digital ele formalize e assine contratos, procurações e outros documentos, tudo com validade jurídica simultaneamente e em segundos.

Dessa forma é possível evitar os custos, reduzir o de tempo de formalização e trabalhar sem o uso de papéis, além de facilitar o armazenamento dos documentos eletronicamente.

Com a praticidade e a conveniência, o novo modelo também garante a segurança dos certificados, uma vez que as chaves ficam armazenadas em um Data Center de nível máximo de compliance, sempre em um servidor HSM (Hardware Security Module), em um Prestador de Serviço de Confiança (PSC Valid).

“Para cada certificado emitido, são gerados códigos de acesso individuais para cada um dos usuários certificados e armazenados, com total segurança e garantindo que os certificados ficarão acessíveis via Internet, ampliando a mobilidade dos usuários que muitas vezes precisam assinar documentos à distância”, afirma Valim.

O VIDaaS, o certificado digital em nuvem da Valid, pode ser adquirido em apenas três passos:

O usuário acessa a www.vidaas.com.br e compra o certificado que precisa (eCPF ou eCNPJ em nuvem) guardando o número do ticket da compra;

Faz o download do aplicativo VIDaaS e agenda a validação local ou por videoconferência.

Depois, basta abrir o VIDaaS no dispositivo onde deseja usar o certificado, criar a senha do app e, em seguida, informar o número do ticket e a senha cadastrada na etapa de validação. O certificado está emitido e já pode ser utilizado.

O eCPF A3 em Nuvem para até 30.000 assinaturas por mês custa R$49,00 e o eCNPJ A3 em Nuvem até 30.000 assinaturas por mês custa R$199,00.

VIDaaS: a usabilidade que você sempre desejou para o seu certificado digital.

PSC: Prestador de Serviços de Confiança

A oferta de certificados digitais em nuvem é fruto do credenciamento da Valid Certificadora como PSC - Prestador de Serviço de Confiança -, pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). O credenciamento foi realizado em 2019, quando a Valid Certificadora obteve a permissão de incluir em seu portfólio de soluções o Certificado Digital em Nuvem ICP-Brasil, que agora chega ao mercado.