Das estradas de Pernambuco à nuvem: Oracle Cloud reduz falhas na infraestrutura da Cardeal Distribuidora e impulsiona a logística

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jackeline Correia
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Solução trouxe mais agilidade, segurança e redução de até R$ 100 mil nos custos da companhia

Em 2017, a Cardeal Distribuidora , localizada em Caruaru-PE, sofreu uma pane de quatro dias no seu sistema. Esse acontecimento impactou no trabalho da equipe e, consequentemente, nos negócios. E para oferecer um serviço de ponta que refletisse diretamente nas vendas, no atendimento ao consumidor, na profissionalização da área de TI, na otimização dos processos de logística e na melhora da infraestrutura do banco de dados, a companhia confiou à Oracle a sua transformação digital.

Inicialmente, a distribuidora optou pelo banco de dados com seis licenças. Após um ano de uso, a companhia realizou um upgrade e contratou também a nuvem de geração 1 e, em janeiro deste ano, foi feita a transição para o O racle C loud Infrastructure Gen2 . Carlos Guilherme, Coordenador de TIC e Infraestrutura da Cardeal Distribuidora, conta que praticamente todas as soluções da empresa já operam em nuvem. "Desde então, utilizamos o ambiente cloud de forma massiva, todo o nosso faturamento está lá".

A transformação digital na Cardeal aconteceu de forma gradativa. "Nosso antigo banco de dados era extremamente inadequado para uma empresa do nosso porte, tanto que nos deixou em uma situação delicada durante quatro dias. Quando fizemos a transição para o OCI da primeira geração, otimizamos nosso sistema em 98%. Para nós isso já era incrível, mas, quando trocamos para o OCI Gen2, nos foi apresentado um mundo novo. Desde então, não tivemos mais problemas", destaca Guilherme.

Além dos impactos positivos nos processos de trabalho, a mudança também trouxe bons resultados nos rendimentos. "A capacidade de armazenamento, processamento e gerenciamento dos bancos de dados que a Oracle disponibilizou para nós na Oracle Cloud Infrastructure permitiu um salto de qualidade na prestação de serviço para nossos clientes, com muito mais agilidade, escalabilidade e segurança. Além disso, a redução de custos já é bastante significativa, chegando a uma média de R$ 100.000 mensais. Isso nos permite investir em mais tecnologias para empresa, como novos smartphones para nossos vendedores", afirma.

Atualmente a Cardeal Distribuidora atende todo o estado de Pernambuco com mais de 5 mil artigos dos mais variados segmentos: produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos, bomboniere e alimentos para pets. Uma empresa que vem crescendo e se consolidando como uma das principais do ramo de distribuição exclusiva e graças à sua longa trajetória de sucesso, vem também conquistando o reconhecimento do mercado nacional.

Oracle Cloud Gen2

O Oracle Cloud Infrastructure Generation 2 é construída e otimizada especificamente para ajudar as empresas a executarem suas cargas de trabalho mais exigentes com segurança. Com arquitetura e recursos exclusivos, o Oracle Cloud oferece segurança, desempenho e economia de custos incomparáveis. A Oracle Cloud Gen2 é a única que executa serviços autônomos, incluindo o Oracle Autonomous Linux e Oracle Autonomous Database, o primeiro e único banco de dados autônomo do setor. O Oracle Cloud traz um portfólio abrangente de computação em nuvem, do desenvolvimento de aplicativos e análise de negócios ao gerenciamento de dados, integração, segurança, inteligência artificial (AI) e blockchain.

Sobre a Oracle

A Cloud Oracle oferece um conjunto completo de aplicativos integrados para vendas, serviços, marketing, recursos humanos, finanças, cadeia de suprimentos e indústria, além de dispor de infraestrutura altamente automatizada e segura de Geração 2, com o Banco de Dados Autônomo da Oracle.

Marcas registradas

Oracle e Java são marcas registradas da Oracle e/ou de seus afiliados. Outros nomes são de propriedade de seus respectivos donos.