Brasil,

Capgemini anuncia sua meta de se tornar uma empresa net zero na emissão de carbono até 2030

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberta Scalabrini
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A Capgemini anunciou seu compromisso de alcançar a neutralidade de carbono em suas operações até 2025 e sua ambição de ser net zero até 2030. A ambição da Capgemini baseia-se em seu forte progresso no cumprimento de sua meta de redução de 30% no carbono por empregado, em janeiro de 2020, uma década antes do previsto [1].

Para alcançar sua nova ambição net zero de dez anos, a Capgemini vai acelerar seu programa de redução de carbono em suas maiores áreas de impacto operacional, como viagens de negócios, transporte e energia de escritório, em conformidade com os requisitos do target científico de 1,5 ° C [2 ]. Sua estratégia também inclui elementos como a expansão de suas novas formas de trabalhar, reduzindo a necessidade de viagens de negócios e deslocamento, introduzindo novos programas como a inclusão da implantação de uma frota de carros híbridos e elétricos, e o envolvimento de fornecedores para reduzir o impacto de carbono de seu supply chain. A Capgemini também mudará para 100% de eletricidade renovável em todo o Grupo.

Enquanto a prioridade inicial da Capgemini permanece focada em reduzir suas emissões para alcançar a neutralidade de carbono até 2025 [3], quaisquer emissões residuais serão compensadas por meio de um esquema de compensação de carbono de alta qualidade, como o reflorestamento. O foco da redução de carbono também está sendo estendido para incluir toda a cadeia de suprimentos da Capgemini com a ambição de se tornar um negócio net zero até 2030 [4].

Falando sobre a necessidade de agir sobre as mudanças climáticas, o CEO da Capgemini, Aiman ​​Ezzat, disse: "A atual situação global com a pandemia do COVID-19 ampliou a importância da necessidade de viver em equilíbrio com o nosso planeta. A Capgemini teve uma década de foco na redução de impactos ambientais e, embora muito tenha sido alcançado até o momento, estamos agora anunciando nosso objetivo crescente. Coloquei a atuação em mudança climática no centro das prioridades do nosso grupo, com um ponto focal da nossa ambiciosa meta de net zero até 2030. Um forte conjunto de ações foi implementado, que abrange a expansão de nossas iniciativas digitais no local de trabalho e no home office, aproveitando a tecnologia para ajudar nossos clientes a reduzir suas próprias emissões".

Meta de 2030 chegou uma década antes do previsto

A meta científica anterior da Capgemini para 2030 de reduzir as emissões de carbono em 30% por funcionário foi alcançada em janeiro de 2020, uma década antes do previsto, e antes dos lockdowns relacionados ao COVID-19. Esse marco foi possível graças a programas focados em viagens de negócios e consumo de energia. A redução das emissões de viagens de negócios por meio da colaboração virtual foi sustentada pelo treinamento dos funcionários e pela implementação de ferramentas de colaboração em todo o Grupo, além de iniciativas específicas de cada país para incentivar viagens mais sustentáveis. A Capgemini também quase dobrou a proporção de sua eletricidade proveniente de fontes renováveis, de 23,7% em 2018 para 46,2% em 2019, concentrando-se simultaneamente em melhorar a eficiência energética em suas propriedades, o que resultou na redução do consumo de energia por metro quadrado em mais de 18% desde 2015.

Ações ousadas para avançar ainda mais contra a mudança climática

Como uma das primeiras em seu setor a estabelecer metas baseadas na ciência, a Capgemini tem um histórico de ações ousadas em relação às mudanças climáticas e foi nomeada na prestigiada Lista A do CDP no início deste ano em reconhecimento a sua abordagem e impacto.

Também está aproveitando a tecnologia para ajudar seus clientes a reduzir suas emissões de carbono e estabeleceu uma meta para ajudar os clientes a economizar 10 milhões de toneladas de carbono até 2030.

Além disso, a Capgemini assinou recentemente a declaração de ambição de negócios do Pacto Global das Nações Unidas para 1,5o C e é membro fundador da campanha "RacetoZero" das Nações Unidas. A Capgemini também está liderando programas de advocacia para promover o papel dos negócios na condução da transição de negócios críticos sustentáveis necessários e destaca o papel principal que a tecnologia e a inovação podem desempenhar.

Apoiando a Cúpula Mundial do Clima durante a COP25, a Capgemini compartilhou seus pensamentos sobre a necessária Revolução Empresarial Sustentável. Desde então, também publicou relatórios sobre a transição para as energias renováveis ​​e sobre a tecnologia para a sustentabilidade nos principais setores, incluindo a indústria automotiva e o varejo.

Clique aqui para saber mais sobre os programas de Sustentabilidade Ambiental da Capgemini e sobre liderança de pensamento.

[1] Essa meta fazia parte do compromisso da Capgemini de estabelecer fortes metas de redução de carbono baseadas na ciência, que foram validadas pelo SBTi em 2017 e estavam alinhadas com o caminho da mudança climática de 2o C. No final de 2019, a Capgemini reduziu as emissões absolutas de carbono em 14,6%, enquanto o número de funcionários da Capgemini aumentou 22,6%. Isso equivale a uma redução de emissões por funcionário em 29,8%. No final de janeiro, as emissões de carbono por funcionário eram 30,2% menores que no ano de referência de 2015.

[2] Um caminho-alvo com base científica de 1,5o C significa que os objetivos da Capgemini serão alinhados com o nível de redução de carbono necessário para manter o aumento da temperatura global em não mais de 1,5o C acima dos níveis pré-industriais. 1,5o C é amplamente aceito como o limite superior que devemos buscar para evitar os impactos mais catastróficos e irreversíveis das mudanças climáticas.

[3] A compensação de emissões residuais da Capgemini incluirá: todas as emissões do escopo 1 e 2 (incluindo consumo de energia, consumo de combustível e emissões do sistema de ar condicionado), bem como as emissões do escopo 3 de viagens de negócios, transporte, resíduos, água e eletricidade perdas de transmissão e distribuição.

[4] O CDP e o SBTi definem net zero como alcançar um estado em que as atividades na cadeia de valor de uma empresa não resultam em impacto líquido no clima devido às emissões de gases de efeito estufa. Isso é alcançado reduzindo as emissões de gases de efeito estufa da cadeia de valor, alinhadas às vias de 1,5o C e equilibrando o impacto de quaisquer emissões de gases de efeito estufa restantes com uma quantidade adequada de remoções de carbono.

Sobre a Capgemini

A Capgemini é líder global em serviços de consultoria, transformação digital, tecnologia e engenharia. O Grupo está na vanguarda da inovação para abordar toda a gama de oportunidades dos clientes no mundo em evolução de nuvem, digital e plataformas. Com base em nosso sólido patrimônio de mais de 50 anos e profundo conhecimento específico do setor, a Capgemini permite que as organizações realizem suas ambições de negócios por meio de uma variedade de serviços e de sua estratégia às operações. A Capgemini é motivada pela convicção de que o valor comercial da tecnologia vem de e através das pessoas. Somos uma empresa multicultural de 270 mil profissionais em quase 50 países. Com a Altran, o Grupo reportou receitas combinadas em 2019 de € 17 bilhões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar