Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sensores IoT são peças fundamentais para o controle de fluxo de pessoas nos comércios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Lino
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Paulo José Spaccaquerche (Paulo Spacca), Presidente da ABINC*

Paulo Spacca: “Para dar mais segurança e transparência no controle de acesso de clientes, sensores instalados na entrada da loja fazem a contagem daqueles que permanecem dentro dos estabelecimentos. A tecnologia torna o processo mais rápido e preciso, controlando ao mesmo tempo todos os acessos”.

A realidade imposta pelo novo coronavírus trouxe inúmeros desafios para o varejo físico, que hoje precisa oferecer aos funcionários e clientes um ambiente seguro contra a disseminação do vírus. Nos locais onde a abertura das lojas foi permitida, o varejista precisa seguir uma série de normas de higiene para manter o ambiente livre do vírus. Nestes locais onde a aglomeração sempre foi algo tão comum, hoje é exigido o controle do fluxo de clientes.

Para aplicar a regra, as lojas utilizam a equipe de trabalho no controle de entrada e saída de clientes, sobrecarregando os profissionais e desviando-os de sua função. Esse controle é ainda mais importante nos grandes varejos, com capacidade para receber dezenas ou centenas de clientes. Somando os funcionários necessários para atender a demanda diária, o relaxamento no controle torna o ambiente mais propício para disseminação do vírus.

Para as micro e pequenas empresas o retorno às atividades é essencial para sobrevivência do negócio, e assim, também deve ser a preocupação com a saúde das pessoas. Enquanto estudos mais determinantes ainda são conduzidos por empresas e profissionais de saúde sobre a cura e o combate ao Covid-19, o fator “controle de higiene” é determinante para os consumidores se sentirem mais seguros na hora de escolher onde fazer as compras.

Como a IoT pode ajudar o varejo

Além das medidas de desinfecção do estabelecimento e disponibilidade de produtos para a higienização das mãos, o varejo pode utilizar a tecnologia como aliada. Para dar mais segurança e transparência no controle de acesso de clientes, sensores instalados na entrada da loja fazem a contagem daqueles que permanecem dentro dos estabelecimentos. A tecnologia torna o processo mais rápido e preciso, controlando ao mesmo tempo todos os acessos. Clientes podem acompanhar o fluxo através de painéis eletrônicos e a equipe de segurança recebe as informações em tempo real, por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Com um sistema de controle e informação integrado e autônomo o varejista ganha mais poder para as tomadas de decisões que tenham impacto na rotina diária. Os dados colhidos pelos sensores geram informações como: os dias e horários com maior número de visitas, o momento ideal para reforçar o atendimento ou o trabalho no estoque.

Sistemas diferentes que oferecem este tipo de solução estão sendo desenvolvidos ou já se encontram no mercado. Esta medida de segurança para o bom funcionamento do setor varejista – que no Brasil é composto por mais de quatro milhões de negócios – oferece aos consumidores maior segurança e evita grandes aglomerações, principalmente em shoppings.

Os dados também devem ajudar os governos que podem avaliar o comportamento das pessoas durante a pandemia e assim elaborar medidas de segurança que possam contribuir para o funcionamento do comércio.

Sobre Paulo José Spaccaquerche

Formação multidisciplinar em Engenharia e Administração. Mais de 25 anos de experiência profissional, atuando junto às empresas orientadas fortemente em tecnologias de vanguarda, tais como IBM e SAP. Responsável pela implantação no Brasil de empresas como Sybase, Netscape, Peoplesoft e Quest. Excelente relacionamento com os principais executivos de empresas nacionais e multinacionais nos vários segmentos do mercado.

Sobre a ABINC

A ABINC, Associação Brasileira de Internet das Coisas (http://www.abinc.org.br), foi fundada em dezembro de 2015 como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que permitisse a atuação em todas as frentes do setor de Internet das Coisas. A ABINC tem como objetivo incentivar a troca de informações e fomentar a atividade comercial entre associados; promover atividade de pesquisa e desenvolvimento; atuar junto às autoridades governamentais envolvidas no âmbito da Internet das Coisas e representar e fazer as parcerias internacionais com entidades do setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar